Páginas

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

INICIA-SE O MES DE CARLOS GOMES



DA GRANDE OBRA DE CARLOS GOMES

ALVORADA - da Ópera "LO SCHIAVO":
(Uma das mais lindas aberturas de Ópera que eu já ouvi)

"Alvorada", música brasileira no alvorecer do séc.XX de CARLOS GOMES, abertura da ópera LO SCHIAVO (O ESCRAVO), baseada numa história do Visconde de Taunay, com libreto de Rodolfo Paravicini.
A ópera estreou no Rio de Janeiro em 1889, um ano após a abolição da escravatura e às vésperas da proclamação da república.
Nesta ópera destaca-se a ALVORADA da ópera, uma das composições mais elaboradas de CARLOS GOMES na qual, descreve um amanhecer.
Podemos ouvir os primeiros cantos dos pássaros e sentir, através da música, o paulatino nascer do dia até a explosão final com a chegada do sol.
A obra começa com poucos instrumentos, outros vão se agregando num crescendo que termina em fortíssimo com a orquestra completa.
Há muita profundidade nessa música. LO SCHIAVO é um canto de liberdade.

Ouçam e encantem-se !

CURIOSIDADES DO MES CARLOS GOMES:


TEATRO CARLOS GOMES DE VITÓRIA - ES

O TEATRO CARLOS GOMES, com sua fachada principal voltada para a praça Costa Pereira, ocupa todo o terreno, estando envolvido por um calçadão. O edifício com dois andares tem planta retangular e na fachada, coroando o edifício,o busto do músico brasileiro CARLOS GOMES ladeado por estátuas.
O prédio em cimento armado é exemplo da arquitetura eclética e foi inaugurado em 1927.
Em 1925, André Carloni obteve concessões da prefeitura e do estado para a construção do teatro. Ao terminar a obra, André Carloni não tinha recursos para organizar uma programação cultural. O governo do estado adquiriu o teatro em 1933 e até hoje o administra.
Apresenta em seu interior colunas de ferro fundido, reaproveitadas do antigo teatro Melpomene, que sustentam os balcões e galerias. Em seu interior destacam-se a escadaria de acesso ao segundo pavimento, o lustre da platéia e a pintura do forro, executada em 1969 por Homero Massena.
O prédio foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1983.
FRASE DA VEZ:

"A EXPRESSÃO NÃO SE ESCREVE." (Antonio CARLOS GOMES)

Um comentário: