Páginas

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

ESTUDANTES NÃO APRENDEM


PROVA ABC ADMITE

 Ao  fim do terceiro ano do ensino fundamental, números e letras ainda são  um mistério para cerca de metade das crianças brasileiras. É o que  revela pesquisa divulgada nesta quinta-feira: aqueles estudantes não  dominam as competências básicas de leitura, escrita e matemática. O  problema se concentra nas escolas públicas nacionais, em especial nas  unidades das regiões Norte e Nordeste.

A  pesquisa está baseada nos resultados da inédita Avaliação Brasileira do  Final do Ciclo da Alfabetização, batizada Prova ABC, parceria entre o  movimento independente Todos Pela Educação, o Instituto Paulo  Montenegro/Ibope, a Fundação Cesgranrio e o Instituto Nacional de  Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia do Ministério da  Educação (MEC). A avaliação foi feita no início deste ano letivo com  6.000 alunos do quarto ano de 250 escolas de todas as regiões do Brasil,  medindo, portanto, os conhecimentos adquiridos na série anterior.
Os  dados mostram que, em média, 43,9% desses estudantes deixam o ciclo de  alfabetização sem aprender o que deveriam em leitura.  Na lanterna,  estão as escolas públicas do Nordeste, onde a taxa chega a 63,5%. Em  matéria de escrita, 46,6% não têm o desempenho esperado, sendo que nas  unidades dos governos nordestinos apenas uma em cada quatro crianças  domina a competência. Em matemática, os números são ainda piores: 57,2%  dos estudantes do país não conseguem fazer contas elementares de soma e  subtração. Nas escolas públicas da região Norte, três em cada quatro  crianças falham na tarefa.
É assim que a especialista em  educação Elvira Souza e Lima classifica  os resultados da pesquisa. "Se a criança não aprende a ler e a escrever  apropriadamente nessa etapa da vida, seu desenvolvimento escolar fica  comprometido", afirma a especialista. E esse atraso acarretará prejuízos  também a outras disciplinas. "Ler e escrever são habilidades  essenciais: sem elas, a criança não consegue aprender outras matérias,  inclusive matemática."

CAMINHANDO CONTRA O VENTO

Um comentário: