Páginas

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

BALÉ KIROV


PARA CHEGAR À PERFEIÇÃO

Esqueça o horror psicológico do filme “Cisne Negro”, que deu o Oscar de melhor   atriz a Natalie Portman. Para levar aos palcos uma perfeita coreografia de “O Lago dos Cisnes”, o mais famoso espetáculo de dança  clássica da história, o que se precisa é de muito treinamento, disciplina e trabalho de equipe. 

Coisa que o Balé Kirov, de São Petersburgo, na Rússia, tira de letra. A trupe está em turnê por São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e traz essa produção como carro-chefe. 

 A história da princesa condenada a viver como ave por causa de uma maldição é um patrimônio russo por excelência: além da bem-sucedida composição de Piotr Ilitch Tchaikovski, ela é embalada por um romantismo de gestos largos apropriado a dançarinos dispostos a todos os sacrifícios. E é esse o sentimento que se percebe nos bastidores do Kirov, que hoje prefere ser chamado de Balé do Teatro  Mariinsky.

Momentos após desembarcarem no Brasil, seus 100 bailarinos já estavam no palco  do Theatro Municipal de São Paulo. Eles ganharam apenas dois dias de folga na Rússia depois de cumprir uma concorrida agenda de um mês em Londres e nem tiveram oportunidade de passear pela capital paulista.  Foi  o tempo de tomar um café da manhã e enfrentar a pesada rotina. 
O cronograma é rigoroso. Das 11 horas da manhã ao meio-dia, aula e aquecimento com as professoras. Na sequência, ensaio geral até as 15   horas. Repassada toda a coreografia, os protagonistas treinam isoladamente mais quatro horas – com pausas, naturalmente.
Todo o elenco junto novamente, é hora de repassar o espetáculo na íntegra, com  luz, orquestra e parte do figurino. “Nossa prioridade é sempre o ensaio, mas, quando estamos em cidades grandes como São Paulo, Nova York e Tóquio,  tentamos achar um espaço na agenda para algum programa cultural”, diz a  primeira solista Ekaterina Kondaurova, 29 anos de idade e há dez na  companhia. 
 Ela fala como uma garota comum, mas seus pés não escondem a  condição sobre-humana: são arqueados e se habituaram  a uma posição em  que os dedos se comprimem – como se estivessem  tornando-se de aves,  digamos.
Great Chinese State Circus - Swan Lake


PRONTO PRA DECOLAR





2 comentários: