Páginas

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

NA PRESENÇA DE ANIMAIS

NEURÔNIOS SÃO ATIVADOS

 Pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), nos Estados Unidos, descobriram que uma parte específica da amígdala –  região do cérebro envolvida com a memória e respostas emocionais de  estímulos externos – é ativada nas pessoas pela presença de algum  animal. A explicação estaria na necessidade de humanos responderem  rapidamente à ameaça ou à comida em tempos remotos. Um artigo sobre o  trabalho foi publicado no periódico científico especializado Nature Neuroscience

A  equipe avaliou 41 pessoas que viviam episódios frequentes de epilepsia.  Elas não respondiam ao tratamento com remédios e a cirurgia era a única  intervenção capaz de atenuar seus sintomas. Antes que a operação fosse  realizada, no entanto, os médicos implantaram eletrodos para mapear as  diferentes áreas de atividade neural – uma maneira de saber quais eram  as partes do cérebro que precisavam de correção. 
 
Neurônios  da amígdala, que está situada no hemisfério direito, foram ativados  quando imagens de animais foram mostradas. O mesmo não ocorreu durante a  exposição de fotos de pessoas ou outros objetos. Além disso, a resposta  não variou de acordo com o tamanho ou suposta agressividade do animal.  Em outras palavras: tanto um pequeno coelho peludo quanto uma onça  desencadeiam um mesmo processo no cérebro humano. Com a ajuda de  ressonâncias magnéticas, os resultados foram confirmados em pessoas sem  epilepsia.
Os  pesquisadores, liderados pelo neurocientista Florian Mormann, acreditam  que o mecanismo tenha ajudado humanos há muitos anos, quando a  sobrevivência dependia de respostas muito rápidas ao meio hostil. Dessa  forma, uma região específica do cérebro teria evoluído para lidar com  situações perigosas – ou extremamente importantes – independentemente,  deixando o resto do órgão 'livre' para processar as demais informações.
 ABRAÇO DE TIGRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário