Páginas

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

PEDIDO SOBRE OS TULLIO ENCAMINHADO


 Na conversa que tive com o atual Secretário de Cultura - Bruno Ribeiro - no Gabinete do Prefeito anteontem, pedi a ele que encaminhasse meu pedido para que se inclua o nome dos Tullio no histórico da OSMC, que consta no Programa Oficial da mesma.
Ele garantiu-me que iria tomar providências sobre este assunto.
Então, ontem, enviei a ele o texto do Programa, com o que considero importante a ser acrescentado a este texto: (o que está em 'rosa' é o acréscimo)
                    A  OSMC

O surgimento da Sinfônica de Campinas data do início do século XX, quando a cidade de Campinas se transformou em rota obrigatória de alguns dos principais programas sinfônicos e operísticos brasileiros.
A Sinfônica de Campinas, uma das mais dinâmicas orquestras do país, foi a primeira instituição de seu gênero a surgir em uma cidade brasileira que não é capital de seu estado.

A história da OSMC começa com a Banda Ítalo-Brasileira, fundada por João di Tullio e Constantino Suriani em 1909.
Em 1929, foi criada a Sociedade Sinfônica de Campinas. Entre seus fundadores, seis membros da família Tullio e dois regentes: Salvador Bove e João di Tullio.
Em 1940, recebeu o nome de Banda Musical Carlos Gomes, ainda tendo à frente João di Tullio.
Em 1960, o grupo passou a se chamar Orquestra Universitária da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).
Oito anos depois, por meio de um convênio entre a Prefeitura e a PUC-Campinas, passou a se chamar Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Luiz de Tullio foi o regente até 1973, com decreto de Rui Novaes.
Assim começou nossa orquestra.

Uma das propostas da orquestra é disseminar a boa música de grandes compositores, nacionais e internacionais, ao maior número possível de pessoas em toda a Região Metropolitana da Campinas, procurando sempre valorizar, além da obra de seu mais ilustre compositor, o Maestro Antonio Carlos Gomes, também o trabalho de novos compositores.
As Temporadas Anuais compreendem os Concertos Oficiais, os Concertos Didáticos e Concertos Especiais, que acontecem na Sala Luís Otávio Burnier do Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes e também os Concertos Populares, que ocorrem descentralizados em várias regiões da cidade, possibilitando a todo cidadão o acesso ao bem cultural que lhe pertence.
Uma característica marcante da Sinfônica de Campinas é sua diversidade e heterogeneidade musicais, apresentando em seu repertório obras populares e eruditas, executadas sempre com alta qualidade artística e técnica.
A Orquestra Sinfônica é mantida pela Prefeitura Municipal de Campinas, através da Secretaria de Cultura.


 Bruno disse-me que iria fazer o pedido para o Secretário de Comunicação - Otávio Antunes, pois, este assunto é da Secretaria de Comunicação. 
Por esta razão, marquei uma conversa com o Otávio: terça-feira, dia 4, às 16:00.

Espero ser atendida nesta minha mais que justa reivindicação. Mesmo porque, não sou de desistir muito fácil, não.
Dei meu voto de confiança, tanto para o Prefeito como para o Secretário e espero não me decepcionar.

A expressão 'Dinastia Tullio' foi criada pelo Prof. Alexandre Ribeiro dos Santos, quando conversávamos num almoço do Rotary.
 Ironicamente, Alexandre era o Secretário de Cultura na época em que traíram Luíz de Tullio e o afastaram da OSMC. E isto matou o maestro.
 Coisas de Campinas...
 SOLITUDINE

2 comentários:

  1. É isso mesmo. Não se pode arrefecer, no aguardo de que providências, das mais justas, sejam tomadas. Hai que cobrar-las! Liliana

    ResponderExcluir
  2. Recebí de minha amiga Rogoldoni:

    Que seja atendido o pleito...

    ResponderExcluir