Páginas

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

PROTESTO ABANDONO DE TÚMULO



CRÍTICA AO DESCASO MARCA HOMENAGEM A CARLOS GOMES
 by Eduardo Gregori




PARENTE ATACA FALTA DE ATENÇÃO COM MONUMENTO


"Crítica ao descaso. Este foi o tom da cerimônia que lembrou os 115 anos de morte do Maestro Carlos Gomes, homenageado anteontem com discursos e deposição de flores no Monumento-Túmulo na Praça Bento Quirino, no Centro de Campinas.
"A prefeitura precisa tomar vergonha e dar mais valor a Carlos Gomes. Isso não é problema de agora, mas de todos que já administraram esta cidade", criticou Denise Maricato, sobrinha-trineta do Maestro campineiro.


DIRETOR DO DPJ DIZ QUE AGORA DARÁ PRIORIDADE À MANUTENÇÃO NO LOCAL 

Banda Manoel Gomes

 A indignação de Denise é com a conservação do monumento, que tem lixo acumulado e aparenta não passar por limpeza regular.
"Na Europa é diferente. Lá eles endeusam seus tesouros. Aqui é este descaso.", reclama.
Procurado pela reportagem, o diretor do Departamento de Parques e Jardins (DPJ), Edson Roberto Navarrete, disse via assessoria de imprensa que a partir de hoje o DPJ iniciará um levantamento na região central para saber quais monumentos precisam de limpeza e reparos.

 O diretor afirmou ainda que, ao tomar conhecimento da reclamação de Denise pela reportagem, irá priorizar a limpeza no monumento de Carlos Gomes.
As críticas não ficaram apenas para quem cuida da manutenção, mas também para o novo dirigente da pasta de cultura da cidade, o jornalista Bruno Ribeiro.


A sobrinha-trineta de Carlos Gomes se irritou com a falta do secretário: "Se não quer vir, pelo menos mandasse um representante. Infelizmente, a Secretaria de Cultura não dá apoio a nenhum artista de Campinas", reclamou.
A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Cultura afirmou que o secretário não participou da cerimônia porque estava em outro evento agendado anteriormente.

Denise ainda falou do estado da Sala Carlos Gomes, que faz parte do Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes e que foi palco, na sexta-feira passada, de uma série de apresentações com cantores líricos.
"Aquele lugar parece um porão. Está cheio de umidade e mofo", reclama.


A Secretaria de Cultura também foi lembrada por não fornecer estrutura para a homenagem ao célebre campineiro.Sem microfone e caixas de som, o presidente da ABAL, Alcides Acosta, teve que ler seu discurso em voz alta.
"Esta cerimônia é uma pobreza diante da homenagem que Carlos Gomes merece", disse.


Apesar da falta de estrutura, Acosta diz que a mudança na administração da cidade é motivo de expectativa.

"Precisamos de gente mais comprometida com a nossa cultura. Tenho esperança, pois, a esperança é a última que morre", disse.


Ribeiro lamentou o ocorrido e disse que está empenhado em resgatar a capacidade de gerenciamento da secretaria de cultura, comprometida pela recente crise política."

COMENTÁRIO DA DENISE:

 Essa conversa mole do departamento de praças e jardins já vem de longa data e não convence a mais ninguém.
Faz UM ANO, ou seja, no mes de setembro DE 2010, tirei fotos do estado absurdo de abandono do Monumento-Túmulo de CARLOS GOMES e fiz uma postagem neste blog.
ONTEM, fui até lá novamente e tirei estas fotos que, UM ANO DEPOIS, comprovam que o Monumento-Túmulo continua na mesma situação, senão pior ! 
O diretor diz que "ao tomar conhecimento da reclamação..." ?

Alguém me esclareça, por gentileza: pra que serve o cargo de diretor ? Não é pra, no mínimo,circular pela cidade ou mandar que o façam, e SANAR os problemas da cidade ? Será que entendo mal ?
Vou cobrar esta "PRIORIDADE", sr. Edson !
Quanto ao secretário, se ele realmente "estava em outro evento anteriormente agendado", que evento foi este... não lí nada a respeito, não foram tiradas fotos deste evento e nem nada... foi evento público ? Estranho...além disso, este evento, que deveria ser O MAIS IMPORTANTE para Campinas, está marcado desde o dia 1 de setembro !
Mandasse assessores ! Há tantos !
 
Se não havia microfone, foi porque não quiseram ceder, pois, a sempre Secretária de Cultura - Renata Sunega - comprou microfones e caixas de som novos ! Estão lá na prefeitura! Será que vão servir apenas pra campanha eleitoral ?

Sr. Ribeiro, quando se quer, não há desculpa nenhuma que valha. Não existe crise política em Campinas, não !
Existe DESCASO à estrela maior desta cidade desmemoriada e sem sentimento patriótico.
As flores que são colocadas no Túmulo todo ano, nesta data, são colocadas lá pelo Rotary Club CARLOS GOMES de Campinas !!!
A prefeitura deve não ter dinheiro... não sobrou....

Alcides, estamos já, fartos de ter esperança !
Entra ano, sai ano e o absurdo continua !
Estão rindo de quem foi na praça sexta-feira, estão rindo da ABAL, que aceita fazer suas apresentações naquele lugar horroroso, com aquele palco nojento de feio, e com aquele mofo nas paredes, afetando inclusive, a saúde de quem frequenta a Sala CARLOS GOMES.

 A ABAL, sr, secretário, merecia atuar em um lugar pra lá de especial. São eles os heróis que engrandecem a memória de CARLOS GOMES.
Sou apenas um membro da ABAL, associada... mas se o presidente não 'põe a boca no trombone' e não exige o que tem por direito receber desta administração pública "desculturizada", ponho eu.

Gostaria muito de marcar uma conversa com o sr. em seu gabinete... vou ligar para agendar... espero que o sr. me receba. Não quero falar com assessores, quero falar com o sr. ou com o prefeito.


FOTOS ATUAIS DO MONUMENTO-TÚMULO DE CARLOS GOMES

As fotos falarão por si:

 O nome da ópera ficou: Il Guaran


"A Noite do Caste?o"



"Sa??a?or ?osa" ?


 "Joanna de ? ?andres" ?


 "C ?NDOR" ?


 "?ARIA TUDOR" ?






 IMENSIDÃO AZUL



3 comentários:

  1. Fico feliz!
    Sua pesquisa e campanha dão novo vigor ao Maestro.
    Rogoldoni

    ResponderExcluir
  2. estive no monumento em 1997 como premio por ter ganho um concurso municipal sobre Carlos Gomes.
    Olhei pelo google maps o estado atual do tumulo e fiquei muito decepcionado.
    Os Brasileiros nao dao valor aos seus tesouros nacionais. O Governo, pior ainda.
    Tenho certeza que se esse tumulo estivesse em algum pais europeu, iria ter muitas visitas e o governo iria cuidar muito bem...
    Muito triste, mas e a realidade do BRasil
    Edson Uemura

    ResponderExcluir
  3. agora chegou a vez vou cantar.

    ResponderExcluir