Páginas

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

OVOS DE CROCODILO

OVOS RAROS

Atualmente,  estimativas apontam a existência de apenas trezentos crocodilos  siameses no mundo. Apesar de chegarem a três metros de comprimento, não  são hostis como outros crocodilos
A  organização ambiental Wildlife Conservation Society (WCS) e o governo  do Laos conseguiram fazer vinte ovos de crocodilos siameses (Crocodylus siamensis)  eclodirem com sucesso. A espécie, nativa da Indonésia, Laos, Camboja,  Malásia, Tailândia, Vietnã, Mianmar e Brunei, está ameaçada em função da  caça e do desequilíbrio ambiental. 
Os  ovos foram encontrados em um lago no sul do Laos e levados a uma  incubadora no zoológico nacional. A iniciativa faz parte de um programa  que tem como objetivo salvar a espécie e os ecossistemas úmidos  associados à biodiversidade da província Savannakhet, no Laos. 
"Estamos  entusiasmados com a perspectiva de aumentar a população selvagem de  crocodilos siameses com uma nova ninhada de jovens saudáveis", diz Chris  Hallam, assessor de planejamento em conservação no Laos do Wildlife  Conservation Society e coordenador do trabalho. "É um pequeno, mas  importante, passo para ajudar a conservar uma parte valiosa do  patrimônio natural do Laos para o benefício das futuras gerações."
A  incubação dos ovos em cativeiro, retirados de ninhos selvagens, faz  parte de uma série de medidas que a organização tem tomado para proteger  a fauna local. Os animais só serão reintroduzidos na natureza depois de  completarem dois anos. Dessa maneira, terão tamanho suficiente para  sobreviver mais facilmente na selva. 
Na  década de 1990, especialistas declararam que o crocodilo siamês estava  extinto fora dos zoológicos. Em 2008, contudo, um exemplar foi  encontrado. Atualmente, estimativas apontam a existência de apenas  trezentos crocodilos siameses no mundo. Apesar de chegarem a três metros  de comprimento, não são hostis como outros crocodilos – o que faz deles  boas presas. Muitas pessoas no sudeste asiático se alimentam de sua  carne.

SOMOS TODOS IGUAIS... 




 

Um comentário: