Páginas

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

VAMOS ATÉ GRAMADO ?


GRAMADO DAS HORTÊNSIAS
Gramado é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Localiza-se na Serra Gaúcha, mais precisamente na Região das Hortênsias, a uma latitude 29º 22' 44" sul e a uma longitude 50º 52' 26" oeste, estando a uma altitude de 830 metros. 
Sua população estimada em 2009 é de 33.706 habitantes. Possui uma área de 237,019 km². Seu principal acesso se dá através da RS-115 embora também seja atendida pelas rodovias RS-235 e RS-373.
Sua demografia é etnicamente variada, com forte influência alemã e italiana, o que se reflete especialmente na culinária e na arquitetura urbana e rural.
Gramado é uma cidade marcada por muitas belezas, possuidora de riquezas naturais exuberantes, sendo o maior pólo turístico do Rio Grande do Sul e um dos mais importantes do Brasil.
A cidade destaca-se como centro de grandes eventos (congressos, seminários e encontros) além de sediar anualmente um dos mais tradicionais festivais de cinema da América Latina: o Festival Brasileiro e Latino de Cinema, durante o qual são distribuídos os prêmios Kikito.
Outros eventos importantes, e que atraem milhares de turistas, são o festival natalino conhecido como Natal Luz e a Festa da Colônia, esta uma das festividades mais integradora dos grupos que colonizaram a região: açorianos, alemães e italianos
Entre as atrações mais visitadas pelos turistas estão o Mirante Vale do Quilombo, o lago Negro, o lago Joaquina Bier, o pórtico de entrada via Taquara, o pórtico de entrada via Nova Petrópolis, o Mini Mundo, a Cascata Véu de Noiva, a Aldeia do Papai Noel, no Parque Knorr, o Palácio dos Festivais, a Praça das Bandeiras, a rua Madre Verônica (rua coberta), a praça Major Nicoletti, a igreja São Pedro, o centro de cultura, o Museu dos Festivais de Cinema, igreja luterana, fábricas de chocolate, Museu de Cera Dreamland, inaugurado em dezembro de 2009, entre outros.
Outro local que merece uma visita é o Museu Medival, situado num castelo estilo medieval (o qual vem sendo construído durante os últimos 30 anos, exclusivamente por uma única pessoa, seu proprietário), além de exibir brasões e armas medievais, também abriga o único Museu de Cutelaria do Brasil, exibindo facas, espadas, adagas, etc..., de todas as partes do mundo.
Além do turismo familiar e de grupos, Gramado tem se tornado referência no turismo de negócios. Em virtude deste novo nicho, a cidade construiu uma estrutura para abrigar todos os tipos de atividade. O Gramado Sierra Park e a ExpoGramado são espaços que juntos somam 35.000 m² de área e possuem infra-estrutura suficiente para abrigar grandes feiras.
Hotéis como o Serra Azul e o Serrano apresentam centros de convenção com equipamentos adequados para a realização de painéis e debates. Além desses, o Palácio dos Festivais também pode servir de auditório e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul construiu seu próprio Centro de Eventos e Treinamentos no município.

PISCINA NATURAL 
 

4 comentários:

  1. Vale muito a pena conhecer! Além das belezas naturais há tanta coisa interessante nas mais diversas áreas, desde decoração, móveis, vinhos, alimentação e até moda!

    ResponderExcluir
  2. Estive em Gramado em novembro e fiquei encantada com a cidade.

    ResponderExcluir
  3. Gramado dos meus sonhos. Já estive lá 8 vezes e não me canso de querer voltar. Se eu pudesse escolher uma cidade onde morar, sem nada levar em consideração, é prá lá que eu queria ir. Liliana

    ResponderExcluir
  4. Carmen Lins de Carvalho13 de janeiro de 2012 às 06:47

    No ano que passou - 2011 - estive em Gramado, Canela e Nova Petrópolis. Passeio imperdível.Gramado só vendo, porque é um passeio que não dá para descrever. Bom demais, como bom é o chocolate da fábrica Lugano.

    ResponderExcluir