Em Rajasthan, na Índia, uma escola extraordinária ensina mulheres e homens do meio rural - muitos deles analfabetos - a se tornarem engenheiros solares, artesãos, dentistas e médicos nas suas próprias aldeias. Chama-se Universidade dos Pés-Descalços, e o seu fundador, Bunker Roy, explica como funciona.
Com tantos relatórios de personalidades tão importantes com cursos tirados nas melhores Universidades, a solução está onde menos a queremos procurar, está no terreno, como diz o orador.
Bunker Roy: Aprendendo com um movimento de pés-descalços
A Barefoot College ou Universidade dos Pés Descalços não fornece diploma, não estabelece tempo para terminar os estudos e não é preciso saber ler ou escrever para se tornar aluno.
O objetivo da universidade é juntar a sabedoria tradicional das pessoas às novas tecnologias, como uma forma de educar e melhorar a vida dos cidadãos de uma determinada comunidade.
Seu criador, Sanjit Bunker Roy foi educado nos melhores colégios da Índia, mas preferiu aprender com o povo simples.
Ali, qualquer um pode aprender sobre informática, energia solar, mecânica, hidráulica, etc.
Ali, qualquer um pode aprender sobre informática, energia solar, mecânica, hidráulica, etc.
A universidade, projeto de um aldeão, é autossuficiente em energia e água, captada da chuva. Mulheres - geralmente avós - de vários países pobres vão à essa universidade para aprender com outras mulheres sobre como transformar a vida em suas aldeias.
SOUL SADNESS
E por que não no Brasil?
ResponderExcluirPorque faltam Bunker Roys e sobram Alckmins, Lulas, Dirceus,Hélios (Campinas) e por aí vai...
ResponderExcluir