Páginas

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

ORIGEM DO PERFUME


 O AROMA DOS DEUSES
Perfume é uma mistura de óleos essenciais aromáticos, álcool e água, utilizado para proporcionar um agradável e duradouro aroma a diferentes objetos, principalmente, ao corpo humano. Seu nome deriva do latim per fumun ou pro fumun, e significa "através da fumaça".
No Egito nasceu a arte da elaboração do perfume. Por volta de 2000 a.C., os primeiros clientes foram os faraós e os membros importantes da corte, logo, o uso do perfume se difundiu, trazendo um agradável toque de frescor ao clima quente e árido do Egito.
A necessidade de contar com essências refrescantes tornou-se tão fundamental que a primeira greve da história da humanidade foi protagonizada em 1330 a.C. pelos soldados do faraó Seti I, que pararam de fornecer unguentos aromáticos. Pouco depois (1300 a.C.), coube ao faraó Ramsés II enfrentar uma revolta de peões em Tebas, que estavam indignados com a escassez de rações, de comida e de unguentos.
 Em fragmento da decoração de um túmulo egípcio, observa-se a fabricação de perfume de lírio.

O químico árabe, Al-Kindi (Alkindus), escreveu no século IX um livro sobre perfumes chamado Livro da Química de Perfumes e Destilados. Ele continha centenas de receitas de óleos de fragrâncias, salves, águas aromáticas e substitutos ou imitações para droga caras. O livro também descrevia cento e sete métodos e receitas para a perfumaria, inclusive alguns dos instrumentos usados na produção de perfumes ainda levam nomes árabe, como alambique, por exemplo.
 O médico e o químico persas Muslim e Avicenna (também conhecido como Ibn Sina) introduziram o processo de extração de óleos de flores através da destilação, o processo mais comumente utilizado hoje em dia. Seus primeiros experimentos foram com as rosas. Até eles descobrirem perfumes líquidos, feitos de mistura de óleo e ervas ou pétalas amassadas que resultavam numa mistura forte. A água de rosas era mais delicada, e logo tornou-se popular. Ambos os ingredientes experimentais e a tecnologia da destilação influenciaram a perfumaria ocidental e desenvolvimentos científicos, principalmente na química.
A partir da Espanha foi introduzido em toda a Europa durante o Renascimento. Foi na França, a partir do século XIV, onde se cultivavam flores, que ocorreu o grande desenvolvimento da perfumaria, permanecendo desde então como o centro europeu de pesquisas e comércio de perfumes.

Principais Famílias Olfativas

 As fragrâncias classificam-se em:


Cítricos Florais:  
 quando utilizam matérias-primas extraídas de cascas de frutas tais como lima, limão, laranja, pomelo, tangerina, mandarina, entre outras. Também denominam-se "frutados".

Florais Aldeídos: 
 a matéria prima é extraída das flores naturais ou desenvolvida sinteticamente em laboratórios. As notas tem caráter delicado, sutil e discreto. 

Fougère: 
 
elaborado a partir de matérias-primas leves e frescas, normalmente extraídas de madeira, por isso são conhecidos como amadeirados, e a elas se juntam a mistura de álcoois, tubérculos e raízes. São muito utilizados em fragrâncias masculinas. 

Chipre Florais: 
fabricados com matérias-primas advindas de musgos, normalmente do carvalho. São os perfumes mais clássicos e sofisticados. 

Orientais Florais: 
suas misturas são constituídas normalmente das tuberosas, baunilha, patchouly, ylang ylang. Inspiram sofisticação, são marcantes, misteriosos e super sensuais. 

Couros Secos: 
fragrâncias extremamente secas, com características dominantes. Suas matérias primas são extraídas do tabaco, de madeiras, couros, musgos etc. 

 Aldeídos Florais:
geralmente são misturas sintéticas, também usadas nos perfumes muito clássicos e sofisticados. Possuem um certo frescor inicial característico e picante. 

Aromáticos Secos e Frutados: 
 
são misturas de secos e frutados, que criam uma fragrância híbrida. Geralmente usam condimentos como cominho, estragão e manjericão, além de especiarias como o cravo, canela, noz-moscada e até mesmo a pimenta.

 Aplicação no corpo

Ao aplicar-se o perfume sobre a pele, o calor do corpo evapora o álcool rapidamente deixando as substâncias aromáticas, que se dissipam gradualmente durante várias horas. Por isso, o perfume é aplicado nas partes mais quentes do corpo como pulso, nuca e atrás das orelhas.

 Classificação

A força de um perfume depende, basicamente da concentração de matérias-primas utilizadas em sua concepção. Do ponto de vista técnico, consiste na mistura de vários ingredientes voláteis dissolvidos em álcool, que se espalham no ar em temperaturas normais. Pela origem a palavra perfume aplica-se somente ao tipo de composição que contém a mais alta proporção de extrato aromático com o menor teor de álcool possível. As outras combinações quase sempre levam um pouco de água na fórmula. Essa concentração portanto é fator determinante na nomenclatura. É comum ouvir falar em fragrâncias com forte - ou fraco - poder de fixação, ou seja que persistem - ou não - por várias horas. Mas o efeito não é mérito de um agente fixador, como há quem acredite. Na verdade, a fixação se deve às notas de base - ou de fundo. Elas são ingredientes mais densos e persistentes, capazes de atuar na composição de modo a proporcionar uma difusão mais lenta.
 Notas de Saída (Cabeça)
A introdução. A impressão inicial, elaborada para despertar o interesse, são as notas mais leves aquelas que "escapam" do frasco.

Ingredientes ligeiros e voláteis que evaporam rapidamente, são sentidas logo após a sua aspersão, vão direto paras as narinas. São notas frescas como limão, bergamota, laranja, pinho, lavanda e eucalipto.

Notas de Coração (Corpo)
O centro, a alma, a personalidade do perfume, são notas que expressam o tema principal da fragrância. Menos voláteis, evaporam mais devagar, são sentidas assim que o perfume "desaparece" sobre a pele. São notas mais encorpadas como as de flores, folhas e especiarias.

 Notas de Fundo (Base)
Garante o poder de fixação de uma fragrância, são notas que definem o cheiro que se difunde na pele. Pouco voláteis, os ingredientes evaporam lentamente, é o último acorde a ser percebido e o que permanece por mais tempo. São notas densas, como as de resinas, de madeiras e as de origem animal.

O perfumista usa a fantasia e o nariz para criar fragrâncias marcantes, que podem reunir até 300 matérias-primas. É capaz de distinguir mais de 3 mil cheiros e consegue combiná-los em uma quantidade ilimitada de fórmulas. Como um maestro compõe as diferentes notas, sua mistura resulta no acorde ou na harmonia da fragrância, imaginando o papel que cada ingrediente terá em sua composição olfativa. A força de um perfume depende da concentração de extrato aromático e das matérias-primas usadas em sua composição. Transformar esse mix em sucesso está nas mãos dessa categoria restrita e valiosa de profissionais, que ganha salários astronômicos para desenvolver essências sob encomenda. O "bom nariz" se desenvolve desde a infância. Existe uma ligação muito forte entre as coisas que acontecem durante a vida e os cheiros que as acompanham.

 Ingredientes:
 
As flores são efetivamente, as principais fontes de inspiração para os perfumistas. No entanto, os óleos essenciais usados na elaboração de um perfume pode vir também das raízes, caules, folhas, sementes, frutos, resinas, cascas de árvores, entre outros, o que proporciona um leque ilimitado de combinações. A laranjeira por exemplo oferece o neroli (extraído das flores), óleo cítrico (obtido da casca da fruta), e petitgrain (oriundo de folhas e galhos). 
 Ylang-ylang

Em meio a tantas possibilidades, cabe ao perfumista decifrar harmoniosas composições e interpretar o mistério da metamorfose que cada nota - ou tom - irá gerar em um novo acorde. Essa não é fácil. Há um século existiam cerca de 150 ingredientes que poderiam ser usados na fórmula de uma fragrância. Atualmente esse número saltou para mil extratos naturais e, graças aos avanços da química, há mais de 3.000 opções em sintéticos, que são a base de muitos perfumes modernos.

 Matérias-Primas Naturais

Flores

 
Flor-de-Laranjeira

Não é por acaso que fragrância é praticamente um sinônimo de flor. É com seu aroma que a maioria dos perfumistas compões as suas criações.Rosa e jasmim, por exemplo, são consideradas os pilares da perfumaria. Tuberosa, Ylang-ylang e Flor de laranjeira, ou neroli, também tem seu lugar de destaque. Outras espécies se juntam nessa valiosa fonte de inspiração: calêndula, champaca, frangipani, gardênia, gerânio, íris, jacinto, lavanda, lilás, frésia, lírio, lírios do vale (ou muguet), madressilva, narciso, mimosa, osmanthus e violeta.

Raízes e Rizomas

 
Vetiver 

Resultam em essências notáveis, como a de gengibre, valeriana e vetiver. Este muito usado na perfumaria é um tipo de planta com raízes fortes e fibrosas que oferece um cheiro de terra com um toque amadeirado.
  
Perfumista
Perfumista é o profissional responsável por combinar diferentes cheiros, geralmente provenientes de óleos essenciais para criar perfumes para indústria de cosméticos.Ser perfumista exige do profissional olfato apurado, capaz de distinguir inúmeras fragrâncias, uma vez que pode ser necessário o uso de pelo menos 300 ingredientes em um único perfume. 
Estes especialistas necessitam, além da graduação em química ou em farmacêutica, ter em mente aproximadamente 2.000 elementos que integrarão as futuras essências.

Lista de perfumes famosos ordenados por ano de criação
Ano Nome Empresa Perfumista
1390 Fiori di Capri Carthusia
1709 Farina Eau de Cologne Johann Maria Farina Johann Maria Farina (1685-1766)
1714 Kölnisch Wasser Farina gegenüber Johann Maria Farina
1780 Royal English Leather Creed
1789 Number Six Caswell-Massey
1792 4711 Echt Kölnisch Wasser 4711 Wilhelm Muhlens
1798 Eau de Lubin Parfum Lubin Pierre François Lubin
1799 Gold Medal Atkinsons
1806 Jean Marie Farina Roger & Gallet
1815 Freshman Truefitt & Hill Francis Truefitt
1821 Lavender Floris
1828 Pot Pourri Santa Maria Novella
1853 Eau de Cologne Imperial Guerlain Pierre-François-Pascal Guerlain
1862 Fantasia de Fleurs Creed
1872 Hammam Bouquet Penhaligon's William Henry Penhaligon
1889 Jicky Guerlain Aimé Guerlain
c. 1900 Bouquet Nouveau Roger & Gallet
1901 Edwardian Bouquet Floris
1902 Blenheim Bouquet Penhaligon's William Henry Penhaligon
1904 Mouchoir de Monsieur Guerlain Jacques Guerlain
1908 Florida Water Murray & Lanman
c.1910 Astris L.T. Piver L.T. Piver
c.1912 Chypre D'Orsay
1911 English Fern Penhaligon's William Henry Penhaligon
c. 1911 Illusion Drake
c.1911 Narcise Noir Parfums Caron
1912 L'Heure Bleue Guerlain Jacques Guerlain
1912 Quelques Fleurs L'Original Houbigant
1913 April Violets Yardley
c. 1913 La Feuilleraie Gueldy
c.1913 Muguet Coty
1913 Violette Précieuse Parfums Caron Ernest Daltroff
1916 Acqua di Parma Colonia Acqua di Parma
1917 Chypre de Coty François Coty François Coty
1919 Mitsouko Guerlain Jacques Guerlain
1919 Tabac Blond Caron Ernest Daltroff
1921 N°5 Chanel Ernest Beaux
1922 June Roses Morny
1922 No. 22 Chanel Ernest Beaux
1922 Nuit de Noël Caron Ernest Daltroff
1924 Cuir de Russie Chanel Ernest Beaux
c.1925 Mon Studio Calliste
c.1925 My Sin Lanvin
1925 Shalimar Guerlain Jacques Guerlain
1926 Bois des Îles Chanel Ernest Beaux
1926 Paris Coty
1927 Arpège Lanvin André Fraysse
1927 Bellodgia Caron Ernest Daltroff
1927 L'Aimant Coty Francois Coty, Vincent Roubert
1928 Soir de Paris Bourjois Ernest Beaux
1929 Liu Guerlain Jacques Guerlain
1930 Acqua di Parma Profumo Acqua di Parma
1930 Joy Jean Patou Henri Alméras
1932 Je Reviens House of Worth Maurice Blanchet
1932 Tabu Dana Jean Carles
1933 Vol de Nuit Guerlain Jacques Guerlain
1933 Angélique Encens Creed
1934 Blue Grass Elizabeth Arden Fragonard
1934 Dunhill for Men Alfred Dunhill
1934 Pour Un Homme Caron Ernest Daltroff
1935 Nuit de Longchamp Parfum Lubin
1936 French Cancan Caron Ernest Daltroff
c.1936 Kobako Bourjois
1937 Colony Patou
1938 Dancing Time Durbarry
1939 It's You Arden
1940 Snuff Schiaparelli
1943 Arôme 3 D'Orsay
1944 Bandit Robert Piguet Germaine Cellier
1944 Femme Rochas Edmond Roudnitska
1945 White Shoulders Elizabeth Arden
1946 Coeur-Joie Nina Ricci Germaine Cellier
1946 Ma Griffe Carven Jean Carles
1947 Vent Vert Balmain Germaine Cellier
1948 Fracas Robert Piguet Germaine Cellier
1948 L'Air du Temps Nina Ricci Françis Fabron
1949 Rose Caron Michel Morsetti
1949 English Leather Dana
1950 Orange Spice Creed
1951 Eau d'Hermès Hermès Edmond Roudnitska
1951 Prince Douka Marquay
1952 Wind Song Prince Matchabelli Georges V. Matchabelli
1952 Quadrille Balenciaga
1953 Youth Dew[1][2] Estée Lauder Estée Lauder
1954 Electrique Max Factor
1954 Poivre Caron Michel Morsetti
1955 Chanel Pour Monsieur Chanel Henri Robert
1955 Pine Sylvestre Silvestre Lino Vidal
1956 Diorissimo Christian Dior Edmond Roudnitska
1957 Le De Givenchy
1957 L'Interdit (original) Givenchy Francis Fabron
1959 Monsieur de Givenchy Givenchy Michel Hy
1959 Cabochard Parfums Grès Bernard Chant
1960 Unforgettable Avon
1961 Eau d'Hadrien Annick Goutal Annick Goutal
1961 Vetiver Guerlain Jean-Paul Guerlain
1962 Bal a Versailles Jean Desprez Jean Desprez
1963 Diorling Christian Dior Paul Vacher
1964 Idole de Lubin Parfum Lubin
1965 Aramis Aramis
1966 Eau Sauvage Christian Dior Edmond Roudnitska
1967 Climat Lancôme
1968 Irisia Creed
1969 Ô Lancôme Robert Gonnon
1969 Chamade Guerlain Jean-Paul Guerlain
1970 Equipage Hermès Guy Robert
1970 Sélection Verte Creed
1971 No. 19 Chanel Henri Robert
1972 Diorella Christian Dior Edmond Roudnitska
1972 Fleurissimo Creed
1973 Charlie Revlon Harry A. Cuttler
1973 Ciara Revlon
1974 Baby Soft Love's
1974 Cristalle Chanel Henri Robert
1974 Eau de Guerlain Guerlain Jean-Paul Guerlain
1975 Zeste Mandarine Pamplemousse Creed
1976 Lily of the Valley Penhaligon's
1976 Violetta Penhaligon's
1976 Z-14 Halston Vincent Marsello
1977 Opium Yves Saint Laurent Jean-Louis Sieuzac
1978 Anaïs Anaïs Cacharel Raymond Chaillan/Roger Pellegrino
1978 Azzaro Pour Homme Azzaro Gérard Anthony, Martin Heiddenreich, Richard Wirtz
1978 Bluebell Penhaligon's Michael Pickthall
1978 Cinnabar Estée Lauder
1978 Magie Noire Lancôme G. Goupy / J-C Niel
1978 White Linen Estée Lauder Sophia Grojsman
1979 Nahéma Guerlain Jean-Paul Guerlain
1980 Ivoire Balmain Francis Camail
1980 Patou Pour Homme Jean Patou Jean Kerleo
1981 Kouros Yves Saint Laurent Pierre Bourdon
1981 Must de Cartier Cartier Jean-Jacques Diener
1981 Nombre Noir Shiseido Jean-Yves Leroy
1981 Giorgio Giorgio Beverly Hills Group Work: M.L. Quince, Francis Camail, Harry Cuttler
1982 Drakkar Noir Guy Laroche Pierre Wargnye
1982 Trussardi Trussardi
1982 Quorum Antonio Puig
1983 Paris Yves Saint Laurent Sophia Grojsman
1984 Coco Chanel Jacques Polge
1985 Obsession Calvin Klein Jean Guichard
1985 Poison Christian Dior Jean Guichard
1985 Green Irish Tweed Creed Oliver Creed
1986 Prescriptives Calyx Prescriptives Sophia Grojsman
1987 Lou Lou Cacharel Jean Guichard
1988 Cool Water Davidoff Pierre Bourdon
1988 Eternity Calvin Klein Sophia Grojsman
1988 Fahrenheit Christian Dior Jean-Louis Sieuzac, Maurice Roger
1989 Red Door Elizabeth Arden Carlos Benaim, Olivier Gillotin
1989 Samsara Guerlain Jean-Paul Guerlain
1990 Trésor Lancôme Sophia Grojsman
1991 Gendarme Gendarme
1992 Angel Thierry Mugler Olvier Cresp
1992 Bois de Violette Serge Lutens Christopher Sheldrake
1992 L'eau d'Issey Issey Miyake Jacques Cavallier
1992 Feminitè du Bois Shiseido Christopher Sheldrake
1993 Jean-Paul Gaultier Classique Jean-Paul Gaultier Jacques Cavallier
1994 CK One Calvin Klein Harry Fremont and Alberto Morillas
1995 24, Faubourg Hermès Maurice Roucel
1995 Hugo Hugo Boss Francis Kurkdjian/Creations Aromatiques
1995 Le Mâle Jean-Paul Gaultier Francis Kurkdjian
1995 Millésime Impérial Creed
1996 Acqua di Gió Pour Homme Giorgio Armani Alberto Morillas and Jacques Cavallier
1996 Angel Men/A*Men Thierry Mugler
1996 Dolce Vita Christian Dior Pierre Bourdon and Maurice Roger
1996 Spring Flower Creed Olivier Creed
1996 Tommy Girl Tommy Hilfiger
1996 Organza Givenchy Sophie Labbé
1997 Envy Gucci Maurice Roucel
1997 Lolita Lempicka Lolita Lempicka Annick Menardo
1998 Hypnotic Poison Christian Dior Annick Menardo
1998 Bulgari Black Bulgari Annick Menardo
1998 Noa Cacharel Olivier Cresp
1999 Dzing! L'Artisan Olivia Giacobetti
1999 J’Adore Christian Dior Calice Becker
2000 En Passant Frederic Malle Olivia Giacobetti
2000 Tea for Two L'Artisan Olivia Giacobetti
2001 1872 Clive Christian
2001 Chergui Serge Lutens Christopher Sheldrake
2001 Coco Mademoiselle Chanel Jacques Polge
2001 Light Blue Dolce & Gabbana Olivier Cresp
2001 Mugler Cologne Thierry Mugler Alberto Morillas
2001 No. 1 Clive Christian
2001 Nu Yves Saint Laurent Jacques Cavallier
2001 X Clive Christian
2002 Addict Christian Dior Thierry Wasser
2002 Black Cashmere Donna Karan
2002 2 Comme des Garçons
2002 Chance Chanel Jacques Polge
2002 M7 Yves Saint Laurent Alberto Morillas, Jacques Cavallier
2003 Malbec Boticario
2003 100% Love Shaping Room Sophia Grojsman
2003 Amor Amor Cacharel Laurent Bruyere, Dominque Ropion
2003 Beyond Paradise Estée Lauder
2003 Brit Burberry
2003 Narciso Rodriguez For Her Narciso Rodriguez Francis Kurkdjian & Christine Nagel
2004 Eau des Merveilles Hermès Ralf Schwieger / Nathalie Feisthauer
2004 Flowerbomb Viktor & Rolf Olivier Polge / Carlos Benaim / Domitille Bertier
2004 Pure Poison Christian Dior
2005 Alien Theirry Mugler Dominique Ropion / Laurent Bruyere
2005 Chinatown Bond No. 9 Aurelien Guichard
2005 Euphoria Calvin Klein
2005 Un Jardin sur le Nil Hermès Jean-Claude Ellena
2006 Black Orchid Tom Ford
2006 Terre d'Hermès Hermès Jean-Claude Ellena
2006 Rose 31 Le Labo Daphne Bugey
2006 Lily & Spice Penhaligon's
2006 Insolence Guerlain Maurice Roucel
2006 L'Homme Yves Saint Laurent
2007 Fleur du Mâle Jean-Paul Gaultier Francis Kurkdjian
2007 Prada Infusion d'Iris Prada
2007 Gucci by Gucci Gucci
2007 Black Roberto Cavalli
2008 8 88 Comme des Garçons
2008 Gucci by Gucci - Pour Homme Gucci
2008 Diamonds Emporio Armani
2009 Versense Versace

CASA DE BONECA 

Um comentário:

  1. A sua compilação está mais completa e bem feita. E o livro é muito bom. Vale a pena. Liliana

    ResponderExcluir