Páginas

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

PARQUE DE BARÃO


BARÃO GERALDO TERÁ UM  GRANDE PARQUE !
Ipê Roxo na entrada de Barão


MOVIMENTO LUTA POR PARQUE EM BARÃO GERALDO
 Entrada da fazenda Rio das Pedras, em Barão Geraldo: moradores querem transformá-la em parque
(Foto: Cesar Rodrigues/AAN )

"Barão Geraldo acolherá o maior parque de Campinas em breve. Essa é a esperança do Movimento Pró Parque de Barão, encabeçado pelo arquiteto Manuel Bueno.
Desde outubro, por meio da página no Facebook - Vamos criar o Parque de Barão- e do site do movimento (parquedebarão.com), o grupo divulga a ideia de ter um parque de acesso público, na Fazenda Rio das Pedras, cujas dimensões serão maiores do que as do Parque Portugal em pelo menos quatro vezes.
"Será um presente de Barão Geraldo para Campinas", justifica Bueno.
A ideia de criar um parque no local acompanha Bueno há 20 anos. Ele sempre buscou novos adeptos, que atingem hoje um número democrático sem precedentes. A página da rede social conta com mais de 2.400 membros, entre professores universitários, intelectuais, artistas e quaisquer pessoas que se interessam pela causa.
Vários estabelecimentos comerciais baroneses também demonstram seu apoio, por meio dos adesivos alusivos ao parque, disponíveis na Banca Central da Av. Sta Isabel, 20.
Um dos responsáveis pela área cultural é Inácio Azevedo (Inácio Berra Vaca), músico do bloco carnavalesco Berra Vaca, já tradicional em Barão Geraldo. (...)
(...) Para Bueno, a Fazenda Rio das Pedras possui atributos únicos à construção de um parque em Campinas: o maior lago da cidade, edificações históricas e vegetação peculiar, tombadas como patrimônio público.
Tudo isso dentro de uma malha urbana, que terá fácil acesso ao local. (...)
(...) As terras pertencem a um descendente de argentinos que costuma arrendá-las a criadores de gado, mas mora no Guarujá. (...)
(...) Bueno explica que o grupo luta, em um primeiro momento, para impedir que o novo Plano Diretor permita o loteamento de parte da fazenda para a construção de mais condomínios...(...)
(...) Os membros tentam obter o apoio total da Câmara Municipal.
Da página do facebook consta a presença de 23 vereadores, dos 33 que existem na cidade. (...)
(...) O próximo objetivo é enviar um abaixo-assinado, que já conta com 5.400 assinaturas e deverá ser ainda mais expressivo, uma vez que os produtos de divulgação existentes deverão se expandir para o restante de Campinas, já que, como destaca Bueno, o parque será uma nova atração para toda a população campineira. "Nossa meta é chegar às 30.000 assinaturas e estabelecer um projeto de lei." (...)"
 
 Moradores de Barão Geraldo fazem campanha por parque  
Movimento quer que Prefeitura desaproprie a fazenda Rio das Pedras
Moradores de Barão Geraldo entraram em ação e prometem fazer oposição a qualquer proposta que permita o loteamento da Fazenda Rio das Pedras. A campanha para transformar a fazenda no Parque de Barão Geraldo já está nas ruas e a organização do movimento quer que a Prefeitura desaproprie o local. Se isso ocorrer, Campinas ganhará uma área com importantes atributos ambientais e um lago duas vezes maior que a Lagoa do Taquaral. 
O temor dos moradores é que, na revisão da Macrozona 3, que está em curso, os critérios atuais sejam mudados para atender a pressão imobiliária. “Será um crime se isso ocorrer”, disse o coordenador da campanha em defesa do parque, Manoel Rosa Bueno. Hoje, na Cooperativa Brasil, os organizadores do movimento se reúnem às 16h, para fazer a divisão e distribuição das tarefas para que a campanha seja uma força para convencer a Prefeitura a desapropriar a fazenda e transformá-la em parque. 
A legislação atual, formada pelo plano local de gestão (PLG) da Macrozona 3, editado em 1996, prevê que, por sua localização estratégica no entorno da malha urbana, seu sistema hídrico e paisagístico ambiental, a implantação de qualquer forma de uso e ocupação do solo para fins urbanos na fazenda só será examinada dentro de um projeto global, seguindo uma série de condicionantes ambientais. 

A área tem uma beleza que impressiona. O conjunto arquitetônico tombado compreende a Casa Grande, a Casa das Máquinas e as Casas de Colonos. A fazenda tem grande valor histórico-cultural. Fundada inicialmente para a produção de açúcar, em 1885 já abrigava cerca de 150 mil pés de café. 


 Em 1885

A sede foi edificada como presente para Camila Barbosa de Oliveira, neta do desembargador Albino José Barbosa de Oliveira. A Casa das Máquinas, usada como depósito e oficina da fazenda, testemunha a produção açucareira, devido à existência de uma roda d’água. As Casas de Colonos constituem uma pequena vila, formando um importante conjunto arquitetônico. A área brejosa foi tombada pela necessidade de preservar nascentes e afluentes do Ribeirão da Pedras. Além disso, possui características paisagísticas e ambientais importantes. Local de refúgio e nidificação de vida silvestre, faz parte de um corredor ecológico com as demais áreas tombadas nessa região (área brejosa, dois maciços arbóreos no Recanto Yara, matas e lagoas da Fazenda Rio das Pedras), proporcionando fluxo de material genético das espécies vegetais e animais, aumentando a sustentabilidade natural dos bens. 
As matas e lagoas configuram-se de grande importância ambiental e hídrica, pois fazem parte da microbacia do Rio das Pedras e do corredor migratório da Reserva Florestal Mata Santa Genebra. Esses bens são fundamentais na conservação da biodiversidade e dos mananciais hídricos que abastecem a cidade de Campinas e região.

VOCÊ JÁ ASSINOU ? NÃO ? ENTÃO, ASSINE, POR GENTILEZA:
http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=



SOBRE AS ÁGUAS 
 

5 comentários:

  1. OI DENISE,TD BEM? TÁ DEMAIS,ADOREI,E COM CERTEZA IREI ASSINAR A FAVOR DO PARQUE.ABRAÇOS,CLAUDIA.

    ResponderExcluir
  2. Parques são sempre bem vindos!
    Oxigenam os pulmões e lubrificam os olhos.

    ResponderExcluir
  3. SUCESSO!!!!!!não sei aonde.Passei por lá e não tinha quase ninguem se tinha 20 pessoas às 10 horas era muito .O pouco que tinha às 10 horas ,foram embora por causa da polícia.Eu e mais 3 conversamos e estamos fora ,pois voces estão mechendo com gente grauda e consultei a lei ISTO é INVASÂO DE PROPRIEDADE.Pensei ,e se a FAZENDA fosse minha não gostaria que fissezem isto e se FOSSE SUA a FAZENDA!!!!!Isto não está correto com DEUS,pois se DEUS deu esta fazenda para esta família não temos o direito de tirá-la.Só DEUS pode tirar,o que DEUS dá ninguém tira.Adeus........

    ResponderExcluir
  4. Quanto ódio no coração, anônimo ou anônima ! Calmaaaaaaaaaaaa....

    ResponderExcluir