Páginas

sábado, 14 de janeiro de 2012

HOMEM VITRUVIANO NO ÁRTICO

 

Artista desenha “Homem Vitruviano” no gelo do Ártico

 Viajando a bordo do Arctic Sunrise, do Greenpeace, John Quigley se aproxima 800 km do Pólo Norte para desenhar a sua versão da obra de Leonardo da Vinci, o “Homem Vitruviano derretendo”.
  
Giant melting da Vinci artwork recreated on Arctic sea ice 

A giant version of Leonardo da Vinci's famous sketch 'Vitruvian Man' depicted melting from the sea ice into the Arctic Ocean has been constructed just 800 kilometres from the North Pole, as a call for urgent action on climate change.

Uma versão gigantesca do famoso desnho - 'Homem Vitruviano' - de Leonardo da Vinci, retratado derretendo no gelo do Oceano Ártico foi construído a apenas 800 kms do Pólo Norte, como um alerta para a mudança climática.

 

 
O homem vitruviano (ou homem de Vitrúvio) é um conceito apresentado na obra Os dez livros da Arquitetura, escrita pelo arquiteto romano Marco Vitruvio Polião, do qual o conceito herda no nome. Tal conceito é considerado um cânone das proporções do corpo humano, segundo um determinado raciocínio matemático e baseando-se, em parte, na divina proporção. Desta forma, o homem descrito por Vitrúvio apresenta-se como um modelo ideal para o ser humano, cujas proporções são perfeitas, segundo o ideal clássico de beleza.
 Homem Vitruviano - é um desenho famoso que acompanhava as notas que Leonardo da Vinci fez ao redor do ano 1490 num dos seus diários. Descreve uma figura masculina desnuda separadamente e simultaneamente em duas posições sobrepostas com os braços inscritos num círculo e num quadrado. A cabeça é calculada como sendo um oitavo da altura total. Às vezes, o desenho e o texto são chamados de Cânone das Proporções.

O desenho atualmente faz parte da colecção/coleção da Gallerie dell'Accademia (Galeria da Academia) em Veneza, Itália.

Examinando o desenho, pode ser notado que a combinação das posições dos braços e pernas formam quatro posturas diferentes. As posições com os braços em cruz e os pés são inscritas juntas no quadrado. Por outro lado, a posição superior dos braços e das pernas é inscrita no círculo. Isto ilustra o princípio que na mudança entre as duas posições, o centro aparente da figura parece se mover, mas de fato o umbigo da figura, que é o verdadeiro centro de gravidade, permanece imóvel.

PERITO MORENO - PATAGÔNIA ARGENTINA
 

Um comentário:

  1. Só entendo que deveria tê-lo feito
    num local mas acessível.
    Um belo trabalho, sem dúvidas.
    A causa é justa: Greenpeace presente.

    ResponderExcluir