Páginas

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

ARTE ARQUITETÔNICA


A ARQUITETURA PELO MUNDO
(algumas... naturais !)
A arquitetura refere-se à arte ou a técnica de projetar e edificar o ambiente habitado pelo ser humano. 
Neste sentido, a arquitetura trata destacadamente da organização do espaço e de seus elementos: em última instância, a arquitetura lidaria com qualquer problema de agenciamento, organização, estética e ordenamento de componentes em qualquer situação de arranjo espacial. 
No entanto, normalmente a arquitetura associa-se diretamente ao problema da organização do homem no espaço (e principalmente no espaço urbano).

A arquitetura como atividade humana existe desde que o homem passou a se abrigar das intempéries. 
Uma definição mais precisa da área envolve todo o design (ou seja, o projeto) do ambiente construído pelo homem, o que engloba desde o desenho de mobiliário (desenho industrial) até o desenho da paisagem (paisagismo), da cidade (planejamento urbano e urbanismo) e da região (planejamento regional ou Ordenamento do território). 
Neste percurso, o trabalho de arquitetura passa necessariamente pelo desenho de edificações (considerada a atividade mais comum do arquiteto), como prédios, casas, igrejas, palácios, entre outros edifícios. 
Segundo este ponto de vista, o trabalho do arquiteto envolveria, portanto, toda a escala da vida do homem, desde a manual até a urbana.
Primeiramente, a arquitetura se manifesta de dois modos diferentes: a atividade (a arte, o campo de trabalho do arquiteto) e o resultado físico (o conjunto construído de um arquiteto, de um povo e da humanidade como um todo)
A arquitetura enquanto atividade é um campo multidisciplinar, incluindo em sua base a matemática, as ciências, as artes, a tecnologia, as ciências sociais, a política, a história, a filosofia, entre outros. 
Sendo uma atividade complexa, é difícil concebê-la de forma precisa, já que a palavra tem diversas acepções e a atividade tem diversos desdobramentos.
Atualmente, o mais antigo tratado arquitetônico de que se tem notícia, e que propõe uma definição de arquitetura, é o do arquiteto romano Marco Vitrúvio Polião. Em suas palavras:
"A arquitetura é uma ciência, surgindo de muitas outras, e adornada com muitos e variados ensinamentos: pela ajuda dos quais um julgamento é formado daqueles trabalhos que são o resultado das outras artes."
A definição de Vitrúvio, apesar de inserida em um contexto próprio, constitui a base para praticamente todo o estudo feito desta arte, e para todas as interpretações até a atualidade. 
Ainda que diversos teóricos, principalmente os da modernidade, tenham conduzido estudos que contrariam diversos aspectos do pensamento vitruviano, este ainda pode ser sintetizado e considerado universal para a arquitetura (principalmente quando interpretado, de formas diferentes, para cada época), seja a atividade, seja o patrimônio.
Vitrúvio declara que um arquiteto deveria ser bem versado em campos como a música, a astronomia, etc. 
A filosofia, em particular, destaca-se: de fato quando alguém se refere à "filosofia de determinado arquiteto" quer se referir à sua abordagem do problema arquitetônico.
O racionalismo, o empirismo, o estruturalismo, o pós-estruturalismo e a fenomenologia são algumas das direções da filosofia que influenciaram os arquitetos.
Na obra de Vitrúvio, definem-se quatro os elementos fundamentais da arquitetura: a firmitas (que se refere à estabilidade, ao caráter construtivo da arquitetura/resistência), a utilitas (que originalmente se refere à comodidade e ao longo da história foi associada à função e ao utilitarismo), a venustas (associada à beleza e à apreciação estética) e o decorum (associado à dignidade da arquitetura, à necessidade de rejeição dos elementos supérfluos e ao respeito das tradições/ordens arquitetônicas).
Desta forma, e segundo este ponto de vista, uma construção passa a ser chamada de arquitetura quando, além de ser firme e bem estruturada (firmitas), possui uma função (utilitas), respeita as ordem clássicas (decorum) e é, principalmente, bela (venustas).
Há que se notar que Vitrúvio contextualizava o conceito de beleza segundo os conceitos clássicos. 
Portanto, a venustas foi, ao longo da história, um dos elementos mais polêmicos das várias definições da arquitetura.
Uma definição precisa de arquitetura é impossível, como já foi ressaltado, dada a sua amplitude. 
 Santorini - Grécia

Como as demais artes e ciências, ela passa por mudanças constantes. No entanto, o parágrafo a seguir, escrito por Lúcio Costa, costuma gozar de certa unanimidade quanto à sua abrangência.
 Holanda
"Arquitetura é antes de mais nada construção, mas, construção concebida com o propósito primordial de ordenar e organizar o espaço para determinada finalidade e visando a determinada intenção. E nesse processo fundamental de ordenar e expressar-se ela se revela igualmente e não deve se confundir com arte plástica, porquanto nos inumeráveis problemas com que se defronta o arquiteto, desde a germinação do projeto, até a conclusão efetiva da obra, há sempre, para cada caso específico, certa margem final de opção entre os limites - máximo e mínimo - determinados pelo cálculo, preconizados pela técnica, condicionados pelo meio, reclamados pela função ou impostos pelo programa, - cabendo então ao sentimento individual do arquiteto, no que ele tem de artista, portanto, escolher na escala dos valores contidos entre dois valores extremos, a forma plástica apropriada a cada pormenor em função da unidade última da obra idealizada.
A intenção plástica que semelhante escolha subentende é precisamente o que distingue a arquitetura da simples construção.
Esta definição é entendida como um consenso pois ela resume praticamente toda uma metade de século de pensamento arquitetônico: a visão de Lúcio Costa sintetiza as várias teorias propostas por arquitetos pertencentes à arquitetura moderna. 
 Eslovênia

Dado que o moderno procurou se colocar não como mais um entre vários estilos, mas como efetivamente a arquitetura, e sua visão de mundo tornou-se predominante, ela tornou-se por fim um consenso. 
A teorização proposta pela arquitetura moderna engloba, no entanto, também toda a arquitetura produzida antes dela, já que ela manifesta claramente que a arquitetura surge de um programa, incorporando as variáveis sociais, culturais, econômicas e artísticas do momento histórico. 
 Noruega

Na medida em que os momentos históricos são heterogêneos, a definição moderna da arquitetura não ilegitima nenhuma outra manifestação histórica, mas ativamente combate a cópia de outros momentos históricos no momento contemporâneo.
Quando se pensa em algum tipo de classificação dos diferentes produtos arquitetônicos observados no tempo e no espaço, é muito comum, especialmente por parte de leigos, diferenciar os edifícios e sítios através da ideia de que eles possuem um estilo diverso um do outro.

 Catedral de Brasília - Brasil

Tradicionalmente, a noção de estilo envolve a apreensão de um certo conjunto de fatores e características formais dos edifícios: ou seja, a definição mais primordial de estilo é aquela que o associa à forma da arquitetura, e principalmente seus detalhes estético-construtivos. 
 Cinque-Terre - Itália

A partir desta noção, parte-se então, naturalmente, para a ideia de que diferentes estilos possuem diferentes regras
 Rotherdam - Holanda

E, portanto, estas regras poderiam ser usadas em casos específicos. A arquitetura, enquanto profissão, segundo este ponto de vista, estaria reduzida a uma simples reunião de regras compositivas e sua sistematização.
Esta é uma ideia que, após os vários movimentos modernos da arquitetura (e mesmo os pós-modernos, que voltaram a debater o estilo) tornou-se ultrapassada e apaixonadamente combatida
A arquitetura, pelo menos no plano teórico e acadêmico, passou a ser entendida através daquilo que efetivamente a define: o trabalho com o espaço habitável
Aquilo que era considerado estilo passou a ser chamado simplesmente de momento histórico ou de escola
 Riga - Repúblicas Bálticas

Apesar de ser uma ruptura aparentemente banal, ela se mostra extremamente profunda na medida em que coloca uma nova variável: se não valem mais as definições historicistas e estilísticas da arquitetura, o estilo deixa de ser um modelo amplamente copiado e passa a ser a expressão das interpretações individuais de cada arquiteto (ou grupo de arquitetos), daquilo que ele considera como arquitetura.
Portanto, se é possível falar em um estilo histórico (barroco, clássico, gótico, etc.), também torna-se possível falar em um estilo individual (arquitetura Wrightiana, Corbuseana, etc).
Museu de Arte Contemporânea em Niterói (RJ) - Oscar Niemeyer - BRASIL

 Oscar Niemeyer pilotando disco voador 
Começo de um documentário francês sobre niemeyer, onde ele pilota o MAC de Niterói como se fosse uma nave espacial.



 Como gosto muito de fotografia, aqui estão algumas fotos de viagens que fizemos:  prédios, casas, pontes e outros tipos de construções que chamaram minha atençao, de uma forma ou de outra: 

EM EL CALAFATE - PATAGÔNIA ARGENTINA 
 Centro da cidade de El Calafate

Fotos de Roma:
Em Paris:
  Interior da Galeria Lafayette
 Fiquei simplesmente fascinada com estaTorre.

Em Chamonix - França
Em Veneza:

Em Milão:
Visitando o interior e as torres do Duomo de Milão
Em Interlaken - Suíça
Ponte da Capela (uma das mais antigas da Europa - em madeira)
Centro de Lucerna


Em Liboa:


Em Brasília:
Igreja D. Bosco



Em Curitiba:

ESSA NOITADA ME MATOU !...
 





3 comentários:

  1. Lindíssimos lugares! Amei o urso kkkkkkkkkkk. tenho certeza da gratifiação, mas deve ter sido cansativo mesmo!
    Desde que o homem saiu das cavernas ele mostrou, ao longo dos séculos, criatividade, beleza e arte em suas construções.

    ResponderExcluir
  2. Belas construções.
    Mas, na arquitetura contemporânea, abro aspas para o Museu de Arte Contemporânea, projeto de Oscar Niemeyer, como um disco voador pousando sobre o mirange da Boa Viagem, em Niterói.

    ResponderExcluir
  3. Feliz em ver o MAC Niterói incluído.
    Aléfém de exposição permanente, há as itinerantes.
    Possui, no subsolo um Café/Bistro e um pequeno teatro, onde são realizados eventos diversos, inclusive "Um Brinde à Poesia".

    ResponderExcluir