Páginas

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

CONHEÇA A ABADIA DE MELK

A ABADIA AUSTRÍACA
 0 local onde foi filmado “O Nome da Rosa”. 
Trata-se de mosteiro da ordem beneditina carregado de misticismo e provas de pesquisa em astronomia e astrologia na idade média. 
Também aí existe muito ouro sequestrado do México e possivelmente do Brasil. 
Encontra-se, neste mosteiro, uma das maiores bibliotecas ainda vivas da  idade média. 
O ouro é de tamanha pureza que ofusca as lentes das câmeras fotográficas. 
Quem tiver  condições de um dia visitá-la,  aproveite, pois é uma experiência singular e inesquecível.
 A Abadia de Melk é um centro espiritual e cultural de grande importância da Áustria, localizado na cidade de Melk, junto ao rio Danúbio. 
Faz parte da Paisagem Cultural de Wachau, um sítio classificado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Melk tem sido um centro importante desde as origens do estado austríaco. Já em 996 o primeiro margrave da região, Leopoldo I, ergueu um castelo em Melk para sua residência, e seus sucessores o encheram de relíquias e tesouros. 
O castelo foi dado aos monges Beneditinos de Lambach em 1089, e desde lá tem sido ocupado por eles e adaptado como um mosteiro. A época da fundação do mosteiro foi marcada pela Questão das Investiduras, e floresceu na época posterior à Concordata de Worms, quando foi criada uma escola. Com o declínio do papado a sorte do mosteiro também declinou.
No século XV o mosteiro foi o ponto de partida da Reforma de Melk, uma reforma religiosa de grande impacto inspirada por ideais humanistas e levando a uma adesão mais estrita à Regra de São Bento, que almejava à austeridade e à disciplina.
Durante o Barroco seu prestígio voltou a aumentar, tornando-se um modelo de disciplina beneditina. 
A importância do local e de seu abade Berthold Dietmayr neste período são evidenciados pela suntuosidade das reformas que mandou realizar entre 1702 e 1736.
Nesta época a abadia desenvolvia significativa atividade também na música e nas artes liberais.
 PAREDÃO
 

Um comentário: