Páginas

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

NEANDERTAL (ou NEANDERTHAL)

ELES COMIAM MARISCOS
"Muitos cientistas argumentam que a cata de mariscos é um dos comportamentos que definem os humanos modernos e, em certa medida, uma vantagem adaptativa que permitiu a sua expansão" — Francisco Jiménez Espejo, membro do Conselho Superior de Pesquisas Científicas.
Assim como o homem moderno (Homo sapiens), o homem de Neandertal (Homo neanderthalensis) também comia mariscos há 150 mil anos, segundo estudo feito por cientistas espanhóis a partir da descoberta de restos de conchas em uma caverna no sul da Espanha. O achado contradiz a teoria segundo a qual este hábito alimentar era exclusivo do Homo sapiens e teria lhe permitido um desenvolvimento cerebral mais rápido.
As ferramentas de pedra e os restos de conchas encontrados foram decisivos nesta descoberta, diz o estudo, publicado na edição online da Public Library of Science. Segundo os cientistas espanhóis, a descoberta de conchas durante escavações em uma caverna em Torremolinos é 100.000 anos anterior à última prova que se tinha de que o homem de Neandertal comia mariscos.
Um exame com carbono 14 permitiu determinar que os vestígios têm 150.000 anos. Sendo assim, são quase "contemporâneos" da prova mais antiga existente de que o Homo sapienscomia mariscos, que remonta há 164.000 anos e foi encontrada em Pinnacle Point, África do Sul, segundo o estudo espanhol, chefiado por Miguel Cortes Sánchez, da Universidade de Sevilha.
"Muitos cientistas argumentam que a cata de mariscos é um dos comportamentos que definem os humanos modernos e, em certa medida, uma vantagem adaptativa que permitiu a sua expansão", afirmou Francisco Jiménez Espejo, membro do Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC). "Mas esta pesquisa demonstra que, no mesmo momento, o Homo sapiens do sul da África e o Homo neanderthalensis estabelecido no sul da Península Ibérica aproveitavam os mesmos recursos", ressaltou.
FIRE EXPLOSION




4 comentários:

  1. Fragmentos de uma poesia escrita aos 17 anos:
    "Pobre homem que
    para tudo quer explicação.
    E pensa,
    e tenta, e a vida corre ...
    O pensamento se confunde
    O sono não vem...."
    Rogoldoni
    1970

    Hoje sei que a vida é movida a curiosidade!!

    ResponderExcluir
  2. Para entrar no universo neanderthal e viajar pela evolução do ser humano, de forma gostosa e cativante, eu sugiro que leiam os 6 livros da série Ayla, da escritora Jean M. Auel. É daquelas histórias que reforçam o que aprendemos na escola sobre Idade Antiga. IMPERDÍVEL. Liliana

    ResponderExcluir
  3. Dizem os cientistas que o primeiro homem e seus descendentes desapareceram da face da terra. Na segunda tentativa é que a humanidade foi prá frente. Só fico pensando se ele não está planejando da um sumiço nessa e tentar mais uma vez. Marisilda

    ResponderExcluir
  4. Tem tudo pra isso: arrogância, mania de brincar de ser Deus, agressividade, desamor, desrespeito aos mais velhos, falta de consideração com os inferiores, preconceito, desamor com este Planeta, maus tratos com animais... e tanto mais !
    Está na hora, não está ?

    ResponderExcluir