Páginas

terça-feira, 11 de outubro de 2011

HISTÓRIA DOS TULLIO 7


MAESTRO REALIZADOR ENCONTRA APOIO 

Publicação  do jornal Diário do Povo - 1964

 Em muitas oportunidades o maestro Luiz de Tullio, descendente de família de músicos, dirigiu orquestras, apreoveitando a arte de atuais e antigos alunos.
Até 1962 manteve, graças aos própriosesforços, a Orquestra Maestro João di Tullio no Conservatório Musical Carlos Gomes, onde leciona.
Regendo, Luiz de Tullio, reconhecia real valor em seus músicos e acalentava ardorosamente o sonho de possuir uma sinfônica.
Todavia, as dificuldades eram muitas, impossíveis de serem transpostas por uma só pessoa ou entidade.
Não desanimou, tão certo estava de que Campinas teria a sua orquestra completa.
Surgiu afinal, o dia tão desejado.

 Compreendendo que esta cidade de há muito se fazia credora de tal realização, a Universidade Católica e o Conservatório Musical Carlos Gomes, possibilitaram a formação de uma verdadeira orquestra sinfônica, aproveitando elementos da antiga sinfônica campineira e da Maestro João di Tullio.
O magnífico reitor Mons. Dr. Emílio José Sallin ea diretora Dra. Léa Mazelli Ziggiatti, foram os grandes incentivadores da obra, para cuja existência não conheceram barreiras.
 Dra.Léa Mazelli Zigiatti

O primeiro concerto público deu-se nas solenidades da abertura do ano letivo de 1963, na Universidade Católica, coroando-se de inteiro êxito.
A este seguiram-se dois outros, em agosto e setembro, muito bem recebidos pelo público.
Finalmente, em dezembro, com excepcional brilhantismoa novel orquestra encerrou suas atividades de 1963, com o Concerto em Lá Maior de Mozart, atuando como solista a irmã missionária Glaucia Beleeiro, aluna da professora Maria José Bicudo.

PRIMEIRA DIRETORIA TEM PLANOS

A efetiva e completa  constituição da Orquestra Sinfônica Universitária exigia a tomada de várias providências: fazê-la sociedade, com estatutos, personalidade jurídica e arregimentação de sócios.
Estes, além do apoio emprestado, teriam direitos.
As medidas não tardaram, tornando bem curto o período de estruturação.
Um ano depois, a mesma solenidade que ensejou a estreia da orquestra, propiciava a posse da primeira diretoria, nomeada pelo reitor da Universidade Católica.
A diretoria, empossada solenemente no dia 9 de março, por ocasião da abertura dos cursos universitários, está assim constituída: 

Presidente de honra - Reitor da Universidade Católica de Campinas, atualmente mons. Dr. Emílio José Sallin

Presidente - Dr. Saulo Barbosa

Primeiro Vice-Presidente - Diretor do Conservatório Musical Carlos Gomes, atualmente Dra. Léa Mazelli Zigiatti

Segundo Vice-Presidente - Dr. Lúcio Mazelli Zigiatti

Primeiro Secretário - Dr. Orestes Moraes Alves

Segundo Secretário -  Sr. Lívio AlfredoFancello

Primeiro Tesoureiro - Sr. Frank Eden

Segundo Tesoureiro - Sr. Francisco de Cílio

Diretor Artístico - Dr. Rodolfo Milla Bueno

Regente Titular - Maestro Luiz de Tullio

O quadro social, limitado, cresce animadoramente, existindo no momento cerca de  160 sócios, com direito a dois lugares reservados no Teatro Municipal, frequência à sede social provisória, instalada no Conservatório Musical Carlos Gomes.
Deseja a atual diretoria, construir brevemente a sede própria, quando poderá oferecer aos associados outras vantagens, tais como cursos e palestras.
Deseja a atual diretoria ver a parte de música de câmara, formando pequenos conjuntos, com elementos da própria orquestra.
Por outro lado,  a sinfônica propiciará campo de treinamento e experiência aos alunos do Conservatório Musical Carlos Gomes e da Faculdade de Música, criada agora na Universidade Católica, como sucedânea do Conservatório de Canto Orfeônico. 
Instituição de caráter cultural e técnico, a orquestra liga-se à vida e aos grandes objetivos da Universidade como  instituto complementar.


O ÚLTIMO CONCERTO


O programa levado a efeito por ocasião do último concerto da Orquestra Sinfônica Universitária foi o seguinte:


PARTE 1:
- Mozart - Pequena Serenata
- Luiz de Tullio - Canção de Ninar
- Kreutzer/Tullio - Capricho


PARTE 2:
-Beethoven - Concerto n. 2 em Si Bemol Maior para piano e orquestra


Foi solista a jovem Maria Antonia Novaes, aluna do Conservatório Musical Carlos Gomes, curso de aperfeiçoamento da prof. Menininha Lobo.
Demonstrando muita preparação, através de notável segurança na execução, a par de consideráveis dotes de técnica pianística, a jovem solista deixou bem claro, que o amadurecimento paulatino da capacidade interpretativa, virá demonstrar de vez o talento que já entremostra.
Mais uma vez, este concerto serviu de loas aos nobres desígnios que presidem a atuação do incansável maestro Luiz de Tullio, à frente da Orquestra Sinfônica Universitária.
A cada concerto, sente-se o vencer de uma nova etapa de concretização do papel preoponderante da cultura musical de nossa terra, que se propõe desempenhar esta orquestra.
Sem dúvida, estão de parabéns o maestro, as entidades incentivadoras da orquestra e, sobretudo, Campinas - por mais esta realização que vê, juntando-se às tantas outras que a enobrecem.


ANIMAIS ENSINAM

Um comentário: