Páginas

terça-feira, 25 de outubro de 2011

HERÓI DA PÁTRIA

PROJETO QUASE APROVADO
Livro dos Heróis da Pátria poderá ter CARLOS GOMES

 DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

O  músico Antonio Carlos Gomes pode ter seu nome inscrito no Livro dos  Heróis da Pátria, que fica no Panteão da Liberdade e da Democracia  "Tancredo Neves", na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Essa é a  sugestão do Projeto de Lei 1407/03, do deputado Elimar Máximo Damasceno  (Prona-SP).

Caso  o projeto seja aprovado, será a primeira vez que o nome de um artista  figurará no Livro dos Heróis Nacionais, onde já estão Tiradentes, Marechal Deodoro da Fonseca, Zumbi dos Palmares, D. Pedro I, Plácido de  Castro e Duque de Caxias.

Para  o autor, a história de uma nação não é feita apenas pelos governantes,  líderes políticos e militares, mas também por artistas, cientistas e  intelectuais. "Eles também constróem o País, já que suas obras enaltecem  a identidade cultural da Nação", destaca Damasceno.

TRAMITAÇÃO

A  proposta já tem parecer favorável do deputado Luiz Bittencourt  (PMDB-GO), relator na Comissão de Educação e Cultura. Depois da votação  nessa comissão, ainda deverá ser apreciada pela Comissão de Constituição  e Justiça e de Redação.

Se  o projeto for aprovado pelas comissões e não houver recurso de  parlamentares para votação pelo Plenário da Câmara, seguirá para o  Senado Federal.

Comissão aprova CARLOS GOMES como Herói da Pátria
"A  Comissão de Educação e Cultura aprovou na quarta-feira (8) o Projeto de  Lei 1407/03, do deputado Elimar Máximo Damasceno (Prona-SP), que inclui  o maestro AntÃ?nio Carlos Gomes no Livro dos Heróis da Pátria. Segundo o  relator da proposta, deputado Luiz Bittencourt (PMDB-GO), o conceito de  heróis restrito a quem se sacrifica pela pátria é ultrapassado. "Herói  é isso, sim, mas também aquele que, com seus atos e sua obra, eleva o  homem, dignificando-o ao patamar da essência do que é verdadeiramente  humano", sustenta.

Para Bittencourt, Carlos Gomes fez muito bem esse papel. "Ele  não apenas projetou o Brasil no cenário internacional, especialmente no  fechado círculo operístico da época, mas também continua a nos enlevar  nas emoções estéticas de suas composições, muitas delas evocativas das  belezas e riquezas da Nação."

O  autor do projeto também ressalta que a história de uma nação não é  feita apenas pelos governantes, líderes políticos ou militares. "Artistas, cientistas e intelectuais constróem o País através de suas obras, que enaltecem a identidade nacional", afirma."
ROTAS DIFERENTES


 



 

2 comentários:

  1. Estamos torcendo para que o projeto seja aprovado logo. Será uma ótima chance de fazermos o maior "auê" na cidade.

    ResponderExcluir