Páginas

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

CONVERSA COM SECRETÁRIO DA COMUNICAÇÃO


 CONVERSA COM OTÁVIO ANTUNES
Estive hoje pela manhã, na Prefeitura, para conversar com o Secretário de Comunicação - Otávio Antunes - a fim de reivindicar o acréscimo deste parágrafo que está abaixo no histórico do Programa Oficial da OSMC:

                                A  OSMC

O surgimento da Sinfônica de Campinas data do início do século XX, quando a cidade de Campinas se transformou em rota obrigatória de alguns dos principais programas sinfônicos e operísticos brasileiros.
A Sinfônica de Campinas, uma das mais dinâmicas orquestras do país, foi a primeira instituição de seu gênero a surgir em uma cidade brasileira que não é capital de seu estado.

'A história da OSMC começa com a Banda Ítalo-Brasileira, fundada por João di Tullio e Constantino Suriani em 1909.
Em 1929, foi criada a Sociedade Sinfônica de Campinas. Entre seus fundadores, seis membros da família Tullio e dois regentes: Salvador Bove e João di Tullio.
Em 1940, recebeu o nome de Banda Musical Carlos Gomes, ainda tendo à frente João di Tullio.
Em 1960, o grupo passou a se chamar Orquestra Universitária da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).
Oito anos depois, por meio de um convênio entre a Prefeitura e a PUC-Campinas, passou a se chamar Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Luiz de Tullio foi o regente até 1973, com decreto de Rui Novaes.
Assim começou nossa orquestra.'

Uma das propostas da orquestra é disseminar a boa música de grandes compositores, nacionais e internacionais, ao maior número possível de pessoas em toda a Região Metropolitana da Campinas, procurando sempre valorizar, além da obra de seu mais ilustre compositor, o Maestro Antonio Carlos Gomes, também o trabalho de novos compositores.
As Temporadas Anuais compreendem os Concertos Oficiais, os Concertos Didáticos e Concertos Especiais, que acontecem na Sala Luís Otávio Burnier do Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes e também os Concertos Populares, que ocorrem descentralizados em várias regiões da cidade, possibilitando a todo cidadão o acesso ao bem cultural que lhe pertence.
Uma característica marcante da Sinfônica de Campinas é sua diversidade e heterogeneidade musicais, apresentando em seu repertório obras populares e eruditas, executadas sempre com alta qualidade artística e técnica.
A Orquestra Sinfônica é mantida pela Prefeitura Municipal de Campinas, através da Secretaria de Cultura.

 Levei uma pasta repleta de cópias de recortes de jornais, crônicas da época, fotos, o decreto do prefeito da época - Rui Novaes -, depoimentos, enfim entreguei nas mãos do assessor do Otávio - Edmilson - inúmeros documentos, atestando a importância histórica desta família de músicos de Campinas.
Vamos ver o que acontece... como não sou muito paciente, estou exercitando esta virtude que não possuo.

 ARTE FRANCESA
 FRASE DA VEZ:
 "O caminho mais curto é sempre tentar mais uma vez." (Thomas Edison)

Nenhum comentário:

Postar um comentário