Páginas

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

MUDANÇAS AFETAM CÉREBRO

CÉREBRO É AFETADO
Um  estudo realizado pelo Instituto de Mudanças Climáticas da Universidade  Nacional Australiana mostra que mudanças climáticas podem afetar a saúde  mental das pessoas. Resultado: stress nos adultos e angústia nas  crianças. 
 "Os  danos causados pelas mudanças climáticas não são só físicos. O passado  recente mostra que os eventos climáticos extremos trazem também sérios  riscos para a saúde pública, inclusive a saúde mental e o bem-estar das  comunidades", destacou o estudo.
 Ao  comparar fenômenos climáticos, como secas e inundações observadas nos  últimos anos em algumas regiões da Austrália, o estudo constata que "a  comoção e o sofrimento provocados por um evento extremo pode persistir  durante anos". Segundo estimativas dos pesquisadores, uma em cada cinco  pessoas seria afetada em comunidades atingidas pelas mudanças  climáticas. 
 Segundo  o instituto, o abuso de álcool pode ocorrer após eventos climáticos  extremos. Alguns estudos inclusive estabelecem um vínculo entre ondas de  calor, secas e taxas de suicídio mais elevadas. As crianças parecem  particularmente vulneráveis à ansiedade e à insegurança geradas pela  incapacidade dos adultos de lutar contra o desequilíbrio climático.
 Embora  haja vários estudos sobre os efeitos das mudanças climáticas em termos  econômicos, existe uma lacuna sobre as "consequências das mudanças  climáticas para o bem-estar e a saúde humana", constatou Tony McMichael,  professor de saúde pública da Universidade Nacional Australiana. "Este é  um ponto cego sério, limita nossa visão de futuros possíveis e da  necessidade de uma ação eficaz e urgente."

 PILOTU TOMÁTICU



2 comentários:

  1. Tenho uma amiga brasileira que se casou com um canadense.
    Atualmente mora na Região dos Lagos Canadenses, dos ursos polares, extremamente frio.
    A osteoporose se fez presente de forma galopante e teve que passar um período no Brasil para tratamento e sol.

    ResponderExcluir
  2. Às vezes penso se eu sobreviveria em um país em que há pouco sol. Nesses da Europa, bem ao norte, perto do Polo Norte. Acho que não sairia da cama. Eu que sou uma pessoa diurna, creio que morreria cedo.

    ResponderExcluir