Páginas

terça-feira, 18 de outubro de 2011

RESGATE DE HERÓI


RESGATANDO UM VERDADEIRO HERÓI NACIONAL -
EDITORIAL
 Campinas tem no maestro Carlos Gomes a maior referência de um filho que se inscreveu com louvor na lista das personalidades brasileiras

 Um dos melhores e mais verdadeiros textos sobre Carlos Gomes e sua cidade natal - Campinas -  que eu já lí !
Publicado pelo jornal Correio Popular de Campinas, no dia de hoje - 18 de outubro de 2011:
 TRANSCRIÇÃO:

O Brasil é um país que não tem uma alta tradição em história e cultura, dando espaço a estereótipos construídos na margem dos interesses.
A educação ainda é um privilégio e a formação dos jovens não passa da construção de um ferramental pragmático e voltado à tecnologia de ocupação profissional.
Raros são os exemplos de interesse explícito pela cultura e pela defesa da história como patrimônio de uma nação.
Os heróis da pátria foram construídos através dos livros escolares, onde a noção de relevância e importância para a construção do Brasil de hoje foi distorcida ao longo dos tempos de exceção que marcaram a história recente.
Nem mesmo Tiradentes escapou da sanha dos interessados em forjar um herói nacional, ganhando longos cabelos e barba que remetiam à figura sacra de um  Cristo tupiniquim.
A consequência da alienação e do desinteresse da maioria é o déficit de reconhecimento ao verdadeiro valor das pessoas que construíram sua própria história e influenciaram gerações sem que se possa dar os créditos devidos.
Campinas tem em Carlos Gomes a maior referência de um filho que se inscreveu com louvor na lista das personalidades brasileiras que obtiveram reconhecimento no Brasil e no Exterior, ainda mais entre o público externodo que de seus compatriotas.
Nem assim a cidade se preparou para cultuar seu gênio, relegando sua obra e sua vida a um inconveniente limbo cultural.
A iniciativa de inscrever o nome do maestro no Livro dos Heróis da Pátria, no Panteão da Pátria e da Liberdade, em Brasília, é um gesto altamente representativo para resgatar a memória e o culto a um dos maiores músicos brasileiros.
 O projeto de lei foi aprovado pelo relator Tiririca, da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal e deve seguir o protocolo que provavelmente resultará em aprovação (Correio Popular, 16/10, C8).
A ironia de matéria de justo e profundo interesse cultural receber suporte do deputado Tiririca não minimiza a importância de se restaurar a imagem de um personagem de incontestável envergadura e importância.
É a ocasião de se fazer justiça a um músico de extremo talento e colocar em destaque um patrimônio que Campinas insiste em deixar em segundo plano, perdendo a oportunidade de ter uma referência que poderia render frutos de cultura, de história, de turismo e de respeito à memória.
CACHOEIRA BRANCA

2 comentários:

  1. Bravo!! Bravíssimo!! E sem querer fazer analogias, mas já fazendo, também Cristo não foi aceito em seu própria terra, pelo seu povo. Parece que desde lá, um estigma foi criado, mas que precisa ser "descriado".

    ResponderExcluir
  2. Pois é, amiga, colhendo frutos de sementes bem plantadas.
    Parabéns!

    ResponderExcluir