Páginas

terça-feira, 4 de outubro de 2011

GRANDES POETAS - GRANDES CANÇÕES


Projeto Grandes Poetas, Grandes Canções acontece em outubro
 na Biblioteca Mário de Andrade.

Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade e Guilherme de Almeida
Dia 8 de outubro, às 16h, o projeto Grandes Poetas, Grandes Canções apresenta o programa Manuel Bandeira, com canções sobre poemas do escritor. A palestra será da compositora Kilza Setti e a apresentação musical traz os cantores Adélia Issa e Luiz Tenaglia, a flautista Cássia Carrascosa e o pianista Ricardo Ballestero. O evento acontece no auditório da Biblioteca Mário de Andrade. Grátis!

No Dia 15 o foco será Cecília Meireles, no dia 22, Carlos Drummond de Andrade e no dia 29, Guilherme de Almeida. Cada encontro, abordando um escritor modernista, inclui uma palestra sobre a vida e a obra do homenageado, sob a curadoria literária da compositora Kilza Setti, e uma apresentação musical com canções compostas sobre poemas desse escritor, com curadoria musical da cantora lírica Adélia Issa.

Entre os músicos que participam do projeto estão os cantores Adélia Issa, Anna Maria Kieffer, Luiz Tenaglia, Martha Herr, Silvia Tessuto, Marília Vargas, Lenine Santos, Marco Antonio Jordão, Manuela Freua e Sandro Bodilon, e os instrumentistas Edelton Gloeden e Paulo Porto Alegre (violão), Cássia Carrascosa (flauta), Eliane Tokeshi (violino), Ricardo Ballestero e Rosana Civile (piano). Os palestrantes são Alcides Villaça, Flávia Toni, Kilza Setti, Leila Gouvêa, Marcelo Tapia.

Exclusivamente dedicado à canção brasileira, o ciclo Grandes Poetas, Grandes Canções apresenta obras de alguns dos mais importantes compositores de nosso país, que utilizaram em suas canções poemas de escritores modernistas brasileiros. “O Modernismo literário no Brasil foi um grande impulso para a criação da Canção de Câmara Brasileira, pois o convívio dos escritores com os músicos, desde as primeiras décadas do século XX, foi bastante intensificado.” diz Adélia Issa.

“Difícil resistir ao fascínio da obra poética. É provavelmente esse fascínio que move tanto dos nossos compositores na produção de imenso e importante repertório da canção brasileira de câmara. Reflexões sobre a relação texto/música têm ocupado expressivos espaços entre especialistas de Literatura, Poesia, Linguística, Musicologia e Epistemologia”, escreve Kilza Setti.
“A articulação das linguagens da literatura e das artes é uma das formas de integrar diferentes públicos e temas de diferentes coleções da Biblioteca,” comenta Maria Christina Barbosa de Almeida, diretora da Biblioteca Mário de Andrade.

Dia 08 - Manuel Bandeira
Palestra: Kilza Setti
Apresentação musical
Adélia Issa e Luiz Tenaglia - canto
Cássia Carrascosa - flauta
Ricardo Ballestero - piano

Dia 15 - Cecília Meireles
Palestra: Leila Gouvêa
Apresentação musical
Marília Vargas, Manuela Freua e Silvia Tessuto - canto
Cássia Carrascosa - flauta
Paulo Porto Alegre - violão
Rosana Civile - piano

Dia 22 - Carlos Drummond de Andrade
Palestra: Alcides Villaça
Apresentação musical
Lenine Santos, Marco Antonio Jordão e Sandro Bodilon - canto
Ricardo Ballestero - piano

Dia 29 - Guilherme de Almeida
Palestra: Marcelo Tapia
Apresentação musical
Martha Herr, Silvia Tessuto e Luiz Tenaglia - canto
Paulo Porto Alegre - violão
Rosana Civile e Ricardo Ballestero - piano 
 CONVERSA MUDA

Um comentário: