Páginas

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

DANÇAS DE ORIXÁS


OUTUBRO TEM HALLOWEEN !
Com Renata Oliveira e Fabiano Nogueira

A beleza dessa dança está na  força das mãos espalmadas, nos pés fincando-se no chão, no olhar  guerreiro do(a) dançarino(a). A beleza está na força do corpo que se faz  onipresente e sincero. Está no Ar, na Água,  na Terra e no Fogo. Está na alma dos escravos, no peneirar, no socar do  milho no pilão, no lavar a roupa no rio que passa tranqüilo. A beleza  dessa dança está nos mistérios dos deuses africanos com suas lendas, arquétipos e gestualidade. Força, energia e mistério!!

Os braços e mãos firmes e  definidos, expressam gestos e costumes antigos. Quadris e pernas mostram  no seu gingado, o ritmo das tumbadoras, agogôs e caxixis. Nos pés  descalços, o contato com a terra, com as nossas raízes... E na cabeça,  lembranças de uma terra distante. Lembranças que tornaram vivos os  costumes, a cultura, a fé...

Com essa oficina, pretende-se  levar aos participantes um pouco do universo da Cultura dos Orixás, através dos elementos da Natureza, de variados ritmos, movimentos e coreografias. Cada orixá e cada coreografia representa um universo específico, rico e belo em sua movimentação, significado, ritmo e expressões corporais. 

OBJETIVOS 
- Levar a prática e as técnicas das Danças de Orixás através de oficinas culturais e através de técnicas corporais específicas. 

- Resgatar e reelaborar os  valores da Arte Afro Brasileira levando aos participantes o conhecimento  e a prática destas manifestações, por meio de vivências práticas das  danças e de vivências orais (Tradição Oral) de informações sobre as  danças, lendas e arquétipos dos Deuses Africanos. 

- Desenvolver e trabalhar o  senso crítico e criativo para uma participação dinâmica e coletiva,  através de discussões acerca do tema e de um envolvimento espontâneo em  relação às danças.

- Promover um intercâmbio de vivência, informação e ação entre os participantes. 

- Integrar as pessoas através da  dança e da música, em um trabalho de grupo onde serão valorizados: o  indivíduo, sua grandeza e criatividade.

- Através das atividades  propostas serão trabalhados: auto-estima, coordenação motora,  sensibilidade de uma maneira geral e o despertar e respeito para com a  Cultura Brasileira.

Quanto: gratuito
Quando: 20/10/2011 das 12:00 às 14:00
Onde: Instituto de Artes, sala 35
Quem pode participar: Músicos e dançarinos (com ou sem formação) e demais interessados.
FOLCLÓRICO

Um comentário: