Páginas

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

CONSERVATÓRIO DE PARIS

 100 ANOS DO 1º PRÊMIO

Sociedade Brasileira de Eubiose apresenta a Semana Guiomar Novaes - 100 anos do 1º. Prêmio do Conservatório de Paris
De 15 a 22 de outubro, acontece a Semana Guiomar Novaes - 100 anos do 1º. Prêmio do Conservatório de Paris pela Sociedade Brasileira de Eubiose. O evento terá exposição, palestras e dois recitais em homenagem a uma das mais importantes pianistas brasileiras. A abertura da exposição acontece no dia 15, às 14h30. Às 20:00 hs Ciro Gonçalves Dias Junior faz uma pequena introdução sobre como aconteceu o 1º Prêmio e em seguida acontece o Recital de Claudio de Britto. Na mostra documentos inéditos, fotos e objetos da pianista. A palestra do dia 22 será com Ciro Gonçalves Dias Jr., colecionador do material do acervo de Guiomar Novaes às 18hs, seguido de recital de Álvaro Siviero. A exposição e palestra são gratuitas.

Em 1909, Paris era a capital cultural do mundo e o Conservatório de Paris era a mais importante instituição musical do planeta. Naquele ano, 388 candidatos pleiteavam as doze vagas oferecidas aos novos talentos. Quando uma das candidatas, uma menina de 13 anos, terminou de tocar a 3ª Balada de Chopin para um júri presidido por Gabriel Fauré, um dos jurados contrariou todas as regras e solicitou à menina para tocar novamente a balada, tal a beleza da interpretação. A jovem era Guiomar Novaes e o jurado, Claude Debussy.
Todo esse material que será exposto representa apenas uma pequena parte do acervo de Guiomar Novaes mantido ao longo de décadas pela dedicação apaixonada de dois pianistas e colecionadores: Ciro Gonçalves Dias Jr. e João Antonio Parizoto Filho, que desde 1996 são convidados a apresentar anualmente palestras sobre a nossa pianista na The Juilliard School, a mais célebre universidade de música de Nova York.

A exposição contará com inúmeros documentos inéditos, dentre os quais a revista francesa da época que divulga o prêmio, correspondências e dedicatórias a Guiomar Novaes por compositores, artistas e personalidades notáveis da época; dois dos 34 rolos originais de música gravados em Piano Rolls por Guiomar, muitos dos quais comprados em leilões internacionais, objetos pessoais e farto material fotográfico original.

SERVIÇO:
De 15 a 22 de outubro
Semana Guiomar Novaes - 100 anos do 1º. Prêmio do Conservatório de Paris Sala Henrique José de Souza (206 lugares)
Av. Lacerda Franco, 1059
Aclimação
Tel: 3208-9914 / 3208-6699
Exposição e palestras – Grátis!
 HORA DO ALMOÇO

Um comentário:

  1. Recebí de minha amiga Rogoldoni, por e-mail, pois, ela não está conseguindo postar direto no blog:

    Sucesso à Exposição !

    ResponderExcluir