Páginas

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

CONSERVATÓRIO CARLOS GOMES


MENINOS CANTORES DE CAMPINAS
 Apresentação Centro de Convivência -Teatro Interno Conservatório CARLOS GOMES - Campinas
 Coral Meninos Cantores de Campinas Orquestra PEAPA(professores, ex alunos, alunos, pais e amigos ) do Conservatório -Orquestra Experimental Bandinha Cênica dos Cursos de Musicalização Infantil
Dia 30 de outubro - 19 horas

DO PROGRAMA - Uma Cantata que ficou na história

Com uma orquestra formada por professores, ex-alunos, alunos, pais e amigos(ORQUESTRA PEAPA), o Conservatório retoma sua tradição de trabalhar obras instrumentais com os grupos infantis que integram a Bandinha e o Coral de Meninos Cantores de Campinas.
Desta vez, revivendo a Cantata da Primavera de Orlando Fagnani(música) e Léa  Ziggiatti(letra)a Cantata da Primavera, composta para coral,cordas , solo de flauta transversal e oboe. Composta em 1970, foi levada pela primeira vez na Catedral de Campinas, com a Orquestra de Luiz di Tullio , coral do Conservatório CARLOS GOMES e da Escola Americana de Campinas, sob a regência do próprio compositor.Esta cantata foi remontada novamente em 1987 e levada para a TV Cultura, no programa “Ligue para uma Clássico”,com apresentação do  maestro Walter Lourenção.
Evocando os  84 anos que o Conservatório completa agora ,em 2011, a Cantata foi revitalizada, com uma orquestra formada por  professores e antigos alunos , hoje músicos profissionais ou amadores convictos, que guardam das montagens em que dela participaram como coralistas ou como iniciantes na orquestra, e que hoje revivem emoções vividas há tantos anos atrás.
         A Cantata da Primavera, elaborada em 10 movimentos, começa com um Prelúdio instrumental, onde os dois instrumentos solistas(Flauta e oboé) anunciam os principais temas melódicos desta romântica composição de Orlando Fagnani. Seguem-se os outros movimentos ,todos entoados pelo coral, com exceção da Pastoral em que, tradicionalmente, um pequeno grupo de meninas, oferecem guirlandas de flores, numa pequena coreografia, inspirada na Primavera de Boticcelli.
Quando foi apresentada, pela primeira vez, na Catedral, em 1970, esse movimento trouxe, pela primeira vez, a dança para a  nossa igreja central... A voz solista, do primeiro recitativo, foi da atriz Maitê Proença (participante do coral na época.

CARNAVAL DOS ANIMAIS E BANDINHA CÊNICA

Utilizado nos cursos de Iniciação Musical do Conservatório CARLOS GOMES , o Carnaval dos Animais, de Camille Saint Säens(1835-1921), é um material precioso para que a criança se envolva com a música clássica e participe ativamente de todo um trabalho corporal, visual e gráfico... O Carnaval dos Animais,já foi vivido pelas crianças através da dança, do desenho ao som da música, de desenho animado, de teatro de fantoches de espuma. Nesta leitura de 2011,é utilizada, pela primeira vez, por uma Bandinha, que se torna cênica, na medida que envolve a criança em gestos, e em pesquisas de efeitos sonoros diferenciados . Nessa Bandinha, em vez de utilizar em  instrumentos ritmicos tradicionais,as crianças vivem os "vários animais" através de“sons aleatórios", pesquisados na sala de aula. Assim, leões rugem através de recos-recos, galos e galinhas cacarejam através de copos plásticos perfurados com barbante, asas dos pássaros se movimentam através de leques de papel sulfite, abanados furiosamente pelas crianças , pianistas se apresentam e se movimentam através de mãozinhas enluvadas de branco e o cisne desliza sobre um lago sonorizado com folhas de papel amassado. O Carnaval final é uma festa e ali se misturam todos os sons dos  animais , culminando com o zurrar de burros, feito com flautas de êmbolo e linguas de sogra.Temos certeza de que o compositor , com seu senso de humor bastante acentuado, iria se surpreender com a interpretação inovadora dos nossos pequenos alunos.
A experiência com o Carnaval dos Animais, que se espalhou nas aulas durante todo este ano, trouxe para as crianças a alegria de reconhecer, qualquer que seja a ordem apresentada dos seus trechos musicais, os vários animais que desfilam neste zoológico magistral de Camille Saint Saens que é, sem dúvida alguma,uma verdadeira obra prima da música de concerto.
Além disso , rendeu ao Conservatório um mural feito pelas crianças no páteo da escola na Nova Campinas,representando os animais desse Carnaval que foram pintados, pelas crianças, ao som da música.

DO EVENTO

O evento será apresentado uma única vez pela Orquestra PEAPA(Professores, Ex-alunos,Alunos, Pais e Amigos) do Conservatorio, alguns atuando como solistas, acompanhados pelos pequenos alunos da Bandinha Cênica.
 A data é no dia 30, domingo, ‘as 19 horas, no Teatro do Centro de Convivência Cultural, com entrada gratuita, mediante convite, que poderá ser retirado no Conservatório CARLOS GOMES e na bilheteria do teatro, na véspera do espetáculo.Informações:fone - (19)32530375 , pelo
                                                      
  PROGRAMA
1A. Parte -
Orlando Fagnani (música) e Léa Ziggiatti(letra)
         Movimentos - 1- Prelúdio
                                2- Chega o Sol...
                                3- Recitativo -
                                4- Ária
                                5- Roda, roda...
                                6- Pastoral
                                7 Nina, nana
                                8-Recitativo
                            ....9 Exaltação final
Meninos Cantores de Campinas e Orquestra PEAPA do Conservatório
solistas - flauta transversal - Rogério  Perucchi
               oboe - Silvia Pinotti
regência: Clayton Junior Dias

2a. Parte -
Orquestra Experimental do Conservatório
regente - Akira Washimoto

3a. Parte -
Camille Saint Saens  Suite Carnaval dos Animais
                  1- Marcha Real do Leão
                  2- Galos e Galinhas - Asnos Selvagens
                  3- Tartarugas
                  4- Elefantes
                  5- Cangurus
                  6- Aquário
                  7- Personagens de longas orelhas(Burros)
                  8- O Cuco
                  9- Os Pássaros
                  10- Os Pianistas
                  11- Os fósseis
                  12- O Cisne
                  13- Grande Carnaval Final
Bandinha Cênica dos cursos de Música Infantil
Orquestra PEAPA do Conservatório: violinos: Samuel Pires de Lima(ex regente da Camerata do Conservatório); Glaucia Pinotti(apoio)
Dani Tsui Claudia Saporito, Ricardo Campane,(ex-alunos)Eicke Bucholz(pai e avô), Edmundo (avô); Barbara dos Santos, Débora
Barbosa(ex- alunas) violas: José Eduardo de Almeida, Ivana Paris Orsi(ex-aluna) e Germano Lobato Fonseca(ex-participante da Camerata) violoncellos: Lara Ziggiatti ,Lourdes Vasques(ex alunas, ); Elinton (aluno);contrabaixo: Guigui Pfafenbach(ex participante da Camerata e ex-mãe de alunos);

Solistas:

pianistas - Elizabeth Rezze Bartelson e Lucila Guimarães Junqueira(professoras)
 Elefante -Guigui Pfaffenbach(contrabaixo)  Aquário e fósseis-Wagner Barbosa percussão (- glockenspiel e xilofone,ex-aluno, prof.);Cuco  Reinaldo dos Anjos (clarinete- prof.); Cisne Lara Ziggiatti(violoncello)
Regência  - prof. Luiz Eugenio Gorni
preparação Orquestra - Samuel Pires de Lima
apresentador cênico: Daniel Faria

FICHA TÉCNICA

Meninos Cantores de Campinas
regente- ClaytonDias Junior
pianista - co-repetidor- Mauricio Ferold Valler, Chiquinho Costa
Grupo de Dança - Infantil 2
preparadora - Aline
Orquestra Experimental
regência- Akira Washimoto

Iniciação Musical - Luiz Eugenio Gorni, Patricia Carla dos Santos, Liliam Ferezin,
Coral de apoio - Chiquinho Costa e Caroline
Arranjos Bandinha - Léa Ziggiatti, Luiz Eugenio Gorni
produção visual - Depto de marketing - Willi Roosevelt
Iluminação  e maquilagem - Amadeu Tilli
Direção Geral Executiva - Marilange Ziggiatti

 INTERVALO DE ALMOÇO

Um comentário: