Páginas

domingo, 10 de outubro de 2010

VICENTE MONTERO

   

                 Canção italiana em concerto na 
Sala CARLOSGOMES

                    Mantendo notável atividade artística, como intérprete dos mais solicitados para eventos de música italiana, o tenor Vicente Montero é o destaque da ABAL Campinas no recital que integra a série Encontros Musicais, sexta-feira, 15 de outubro, às 20 horas, na Sala CARLOS GOMES (Centro de Convivência Cultural CARLOS GOMES Praça Imprensa Fluminense, S/N, Cambuí, tel. 3232-4168, acesso pela Rua Conceição), com acompanhamento ao piano de Junior Gongra. 
                 No elaborado dedicado à cançoneta italiana de ontem e de hoje, a voz de Vicente Montero poderá ser apreciada em páginas bastante conhecidas e sempre de sucesso como IO CHE AMO SOLO TE, AMORE SCUSAMI, UNA LACRIMA SUL VISO, CHAMPAGNE, SAPORE DI SALE, ao lado de modernas como CON TE PARTIRÒ, e clássicas como NEL BLU DI PINTO DI BLU, SANTA LUCIA, O SOLE MIO, encerrando o repertório com a operística VA PENSIERO, de Giuseppe Verdi, coro da opera "Nabucco", para ao qual o público será convidado a participar. Este será o recital de número 1026 que a ABAL Campinas oferece em 28 anos de apresentações e que, em 17 de dezembro, atingirão a trajetória de 29 anos.

                O tenor Vicente Montero nasceu em Campinas, SP, onde exerce atividades profissionais e artísticas. Membro do Conselho Municipal de Cultura de Campinas e do Conselho de Programação da Rádio Educativa de Campinas, há vários anos pertence à Diretoria Executiva da Associação Brasileira CARLOS GOMES de Artistas Líricos – ABAL-Campinas. 
                    Como membro do Coral Pio XI por mais de 40 anos, participou de inúmeros eventos. Iniciou seus estudos de canto com o Professor Sylvio Bueno Teixeira, prosseguindo seus estudou com a contralto Gledys Pierri e Técnica Musical com Kátia Regina Cavaggioni e atualmente estuda técnica musical com o pianista e professor Chiquinho Costa. Como tenor realiza apresentações e recitais, inclusive pela ABAL – Associação Brasileira “CARLOS GOMES de Artistas Líricos. 
                 É inscrito na Ordem dos Músicos do Brasil, sob o nº 44181. Tem vários CDs gravados, destacando-se “RAÍZES DE MINHA TERRA”, lançado em maio do ano 2000, gravado nos estúdios da  “Banda do Brejo”, em Valinhos, SP. O projeto de gravação de CD foi aprovado pelo Ministério da Cultura. Homenageia os 500 anos de descobrimento do Brasil; “Canções Inéditas”, lançado em 19/08/2001, com quatro músicas do compositor campineiro Wilmar Pimentel; “Canções Românticas da Itália”, lançado em 24/02/2002 – com a tecladista Marilene Reinoso; “CARLOS GOMES NA VOZ DE VICENTE MONTERO – MODINHAS E CANÇÕES”, lançado em 3 de setembro de 2004. São 11 canções de Câmera com destaque para o Hino Oficial da cidade de Campinas denominado “PROGRESSO”, em primeira gravação mundial para tenor.

                      Ao piano, o professor Chiquinho Costa, em solenidade na “ACI – Associação Campineira de Imprensa”; e “IL TEMPO DELL´AMORE”, lançado em julho de 2005, com o tecladista professor Luiz Fortunato, contendo treze canções românticas da Itália.
Vicente Montero apresenta-se em recitais, como em outros eventos nos shows intitulados: “Noite Romântica”, “Noite Italianíssima”, “O Melhor da MPB- Música Popular Brasileira”, “Noite de Seresta”, além de solenidades especiais e em casamentos.

                 Já o pianista Junior Gongra, atualmente, é professor do curso de musica, (piano, teclado), do Clube da Musica em Campinas. Acompanha diversos cantores em apresentações musicais, audições, casamentos e recepções. Integra a orquestra Del Chiaro e trabalha como free-lance em diversos estúdios e grupos de casamento. Estudou piano clássico no Conservatório Musical Prelúdio e prosseguiu seus estudos com a Profa. Ordália Menezes. Integrou diversos grupos musicais, como a Banda Sexto Sentido e Banda Real. Integrou o Coral da Sé da Catedral Metropolitana de Campinas durante 10 anos, como organista. Atua como professor de música há 14 anos ininterruptos, ajudando na formação musical de mais de 1000 alunos. 
                  Auxiliou o pianista Fausto Massaini durante seus últimos anos de vida, estudando e praticando piano ao seu lado, quando este, acometido pelo mal de Parkinson, se afastou do piano.
 Entrada franca
--------------
 FRASE DA VEZ:

"Quem ouve música, sente a sua solidão de repente povoada." (Robert Browning)
------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário