Páginas

domingo, 17 de outubro de 2010

SEBASTIÃO TEIXEIRA - PAGLIACCI !


  SEBASTIÃO TEIXEIRA CANTA  E ENCANTA




ORQUESTRA EXPERIMENTAL DE REPERTÓRIO, EM PAGLIACCI

                                 A Orquestra Experimental de Repertório, cinco solistas e o Coral Lírico estam, em forma de concerto-cênico, a ópera "Pagliacci", de Ruggero Leoncavallo, sob a regência do Mto.Jamil Maluf, Regente-Titular da OER, como parte das comemorações do 20º aniversário de fundação da orquestra.

                                Estreada em 1892, "Pagliacci" é considerada uma obra prima do Verismo (em que os libretos de ópera se baseiam em fatos extraídos da vida real). Aliás, Leoncavallo inspirou-se num episódio que ele próprio viveu, quando menino. Em 1865, no feriado da Assunção, ele saiu de casa com um empregado de seu pai para ver uma trupe de atores ambulantes que se apresentava em sua cidadezinha. E foi durante o espetáculo que o empregado foi assassinado pelo chefe da trupe, que havia descoberto que ele era o amante de sua mulher.

                       Em sua ópera "Pagliacci", Leoncavallo conta a história de Canio, chefe de uma trupe de atores mambembes, cuja mulher mais jovem, Nedda, se apaixona por Silvio, com quem tenciona fugir. O corcunda Tonio, que também ama Nedda, mas que por ela é rejeitado, se vinga trazendo Canio da taverna para surpreender a mulher com o amante, que consegue fugir sem ser identificado.

                           Mesmo com o coração sangrando, Canio tem de pintar a cara e vestir sua roupa de palhaço, pois o espetáculo vai começar (momento da famosa ária de tenor "Vesti la giubba"). A peça que eles representam ecoa a situação que estão vivendo na vida real. E quando, em um determinado momento, a personagem de Nedda, Colombina, diz a Arlequim as mesmas palavras de amor que ela dissera a Silvio, Canio, o Pagliaccio, ao reconhecer essas palavras, se descontrola, sai do enredo da peça, e exige que ela diga o nome do amante. Nedda se recusa e é apunhalada. Silvio sobe ao palco para tentar ajudá-la e, finalmente identificado por Canio, também é morto por ele.

                             No magnífico Prólogo da ópera, o corcunda Tonio adverte a platéia que ela está prestes a assistir a uma "fatia de vida", que se encerrará tragicamente nas célebres palavras pronunciadas ao final da ópera: "La commedia è finita".
Rubens Medina (Canio), Lina Mendes (Nedda), Sebastião Teixeira (Tonio), Leonardo Pace (Silvio) e Miguel Geraldi (Beppe), compõem o elenco de destacados solistas da cena lírica brasileira, que atuarão nesse espetáculo.
Auditório Ibirapuera domingo 17/10 as 11horas 
 Dia: 17 de Outubro de 2010
Horários: Domingo, 11h
Duração: 90 minutos (aproximadamente).
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada).
Gênero: Ópera.
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos.

Programação:
Em "Pagliacci", ópera de Ruggero Leoncavallo. Com: Rubens Medina, Lina Mendes, Sebastião Teixeira, Leonardo Pace, Miguel Geraldi, Coral Lirico - regência: Mário Zaccaro, Coral Infanto-Juvenil da E.M.M - regência: Mara Campos. Direção cênica: João Malatian. Direção musical e regência: Jamil Maluf. Parceria: Theatro Municipal

3º Ato da Ópera Colombo de CARLOS GOMES
A TEMPESTADE
--------
FRASE DA VEZ: 

"Até os animais, os átomos e as estrelas fazem música." (Stockhausen)
------------------ 

Um comentário: