Páginas

terça-feira, 26 de outubro de 2010

RECITAL - GRUPO AUM


relojes web gratis
SEMANA HALLOWEEN 

 
GRUPO  AUM  FAZ  RECITAL

                      Dia 7 de novembro, domingo, às 11h30, o Grupo AUM faz o recital Cortesia em homenagem aos 80 anos do compositor Edmundo Villani-Côrtes e aos 10 anos de parceria na série Clássicos do Domingo no Centro Cultural São Paulo. No repertório obras do compositor, algumas feitas especialmente para o grupo.Grátis!

             O Grupo AUM desenvolve há 13 anos o projeto “Música brasileira de compositores vivos” e é formado por: Arlete Tironi Gordilho (piano), Liliana Bertolini (flauta), Hélcio de Latorre (flauta e flautim),  Gilson Barbosa (oboé e corne inglês), Clóvis Camargo (contrabaixo) e Nath Calan (percussão e vibrafone). Site: http://www.grupoaum.com.br/

Repertório:

Todas as peças de Edmundo Villani-Côrtes (1930):

- Poema Brasileiro (4:10 minutos)

- Os Borulóides (8:42 minutos)

- O Passarinho da Praça da Matriz (4:30 minutos)

- Pequena Fantasia “Os Escravos de Jó” (4 minutos)

- O Orelha (3:26)

- Casulo (3:50)

- Fonte Eterna (3:42 minutos)

- Sakura (5 minutos)

- São Paulo (5:35 minutos)

- Frevo Paulista (2:42 minutos)

- Baião (3 minutos)

               A apresentação do dia 7 de novembro, intitulada Cortesia, celebra os 10 anos de parceria com o compositor Edmundo Villani-Côrtes, e seu aniversário de 80 anos, completados no dia seguinte, 8 de novembro.

                    A parceria com Edmundo Villani-Côrtes começou no ano 2000, durante uma homenagem aos seus 70 anos. Nesses 10 anos o grupo consagrou-se como o principal representante das obras desse compositor, contando com composições feitas especialmente para a formação do Aum, com sua companhia em viagens e apresentações, conversando e encantando o público, e como diretor musical dos 3 CDs.

                Nesses 10 anos foram inúmeras apresentações por todo o Brasil, arranjos feitos especialmente para a formação do grupo e 3 CDs lançados:
- Grupo AUM interpreta Villani-Côrtes (2001)
- Os Borulóides (2003)
- Postais Paulistanos (2007)

Música Brasileira de Compositores Vivos 

Em 1997 a pianista Arlete Tironi Gordilho e a flautista Liliana Bertolini uniram-se com o objetivo de apresentar um repertório variado de música erudita, desde o barroco até a música contemporânea. 


               Nos anos seguintes, Arlete e Liliana começaram a pesquisar músicas brasileiras e incluíram em seu repertório obras de compositores vivos, que além de fornecer a partitura orientavam na interpretação. Trabalharam com Celso Mojola, Lina Pires de Campos, Maria Apparecida Côrtes, Osvaldo Lacerda, Paulo Maron; e continuaram se apresentando com diversas formações. O contato com os autores foi tão gratificante que o grupo criou o projeto "Música Brasileira de Compositores Vivos".

Primeiro CD: “Grupo AUM interpreta Villani-Côrtes”

                                      Em 2000, conheceram Edmundo Villani-Côrtes durante uma homenagem aos seus 70 anos, havendo uma identificação imediata de ambas as partes. O grupo passou a trabalhar na divulgação de suas obras, culminando com a gravação do CD: "Grupo AUM interpreta Villani-Côrtes", lançado em outubro de 2001. Além de ser a estréia do grupo em CD, é o primeiro registro dedicado inteiramente às obras deste compositor. Edmundo Villani-Côrtes compõe há mais de 50 anos, seu acervo composicional conta com mais de 400 obras para diferentes formações, incluindo óperas. Seu talento é reconhecido por todos os profissionais da área, além de ser uma pessoa extremamente iluminada e querida por todos que tem a oportunidade de conhecê-lo. Ele acompanha as apresentações do Grupo AUM explicando as obras e conversando com o público.

Segundo CD: “Os Borulóides”




Em novembro de 2003, o grupo lança seu segundo CD "Os Borulóides", com obras de Amaral Vieira, Villani-Côrtes e Julio Bellodi. Como no primeiro (ambos de produção independente e gravados no Estúdio Santa Marcelina), tudo é direcionado para levar os ouvintes o mais próximo do idealizado pelo compositor. O resultado é fruto do contato direto com os três compositores, que acompanharam ensaios, gravações e deram depoimentos para o CD (três faixas são dedicadas a explicações e pensamentos de Villani-Côrtes e Amaral Vieira). Outro registro inédito é a participação conjunta do casal Côrtes: Villani e Efigênia (piano e voz). As capas dos dois CDs são quadros do renomado artista plástico Martins de Porangaba, feitos especialmente para o Grupo AUM.


  Terceiro CD: “Postais Paulistanos”


                       Em 2007, comemorando os 10 anos de existência do grupo, lançaram o terceiro CD Postais Paulistanos (Fábrica Discos/Tratore), dessa vez gravado no Estúdio Cachuera!. Trata-se de uma suíte composta por Villani-Côrtes, que ganhou o Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) em 1995 como “melhor obra sinfônica”. O compositor preparou o arranjo para a formação do grupo e também primeiro registro oficial.

Projeto Didático


                 Postais Paulistanos, o 3º CD, foi a base dos shows que o Grupo AUM apresentou durante o ano de 2006 nas periferias de São Paulo, em parceria com a Prefeitura da cidade. Os espetáculos didáticos visavam formação de platéias, explicando os instrumentos e levando repertório erudito brasileiro para pessoas que não têm acesso a este tipo de música. Foram 42 apresentações, em todas as unidades dos CEUs (Centro Educacional Unificado), dentro do projeto “São Paulo É Uma Escola”. Uma iniciativa que leva arte e cultura para a rede municipal de educação.

Compositores





                          Os grandes gênios da música muitas vezes só recebem o reconhecimento merecido após sua morte. Na música brasileira, temos o exemplo do grande mestre Villa-Lobos que foi reconhecido antes na Europa que no Brasil. Imagine o privilégio de ouvir o "Trenzinho Caipira", logo após ouvir o próprio compositor explicar como compôs essa obra? É esse sentimento que o Grupo AUM procura resgatar com seu projeto. Os compositores não estão acostumados com esse tipo de retorno, isso é muito compensador para eles. Esse é o nosso principal incentivo, juntamente com a grande aceitação do público, que gosta muito de conhecer o que está sendo produzido no Brasil e ainda não é divulgado adequadamente pela mídia.

O que significa AUM?


                   O nome AUM foi escolhido durante a gravação do programa "In Concert" (Rede Vida), em novembro de 1997. Aum é o mantra mais poderoso, matriz de todos os demais, símbolo universal do yoga e do hinduísmo. Mantra é a combinação de sons que nos dá controle da mente e sensação de felicidade temporária, levando-nos para o campo espiritual.

Serviço:
Dia 7 de novembro, domingo, às 11h30
Recital Cortesia
Grupo AUM
Homenagem aos 80 anos do compositor Edmundo Villani-Côrtes e aos 10 anos de parceria
Clássicos do Domingo
Centro Cultural São Paulo
Sala Jardel Filho (324 lugares)
Rua Vergueiro, 1000
(entre as estações Paraíso e Vergueiro do Metrô)
Tel.: (11) 3383-3400
Entrada franca
Bilheteria: abre uma hora antes do evento
Tem acesso para cadeira de rodas
Duração: 60 minutos
Faixa etária: Livre
---------------------
FRASE DA VEZ:
"Jamais conseguiria fazer uma música por encomenda com temas pré-estabelecidos." (Lan Lan)
-----------------
FOTO FLAGRANTE
------------------

Um comentário: