ESCRITOR MARIO VARGAS LIOSA, QUE INTEGRAVA LISTA DOS ETERNOS FAVORITOS, LEVA O PRÊMIO
"A Academia Sueca surpreendeu ao conceder o Prêmio Nobel de Literatura ao peruano Mario Vargas Llosa, de 74 anos.
Um dos principais escritores e intelectuais da atualidade, de talento reconhecido em diversos países, Vargas integrava até então, a lista dos eternos favoritos ao prêmio, sempre preteridos na última hora.
IRREVERÊNCIA E IRONIA
O humor irreverente e irônico so tratar de temas políticos e contundentes, talvez seja a principal característica de Vargas, com certeza um merecedor do prêmio que ganhou.
Ao conhecer sua biografia, seu leitor talvez entenda um pouco melhor os sentimentos que tomam conta do autor, quando cria obras tão interessantes:
não conheceu o pai até os 10 anos, foi obrigado pelo mesmo a estudar em um colégio interno e militar por dois anos e, para ganhar a vida, trabalhou até mesmo como revisor de nomes de túmulos em cemitérios e integrou o Partido Comunista, mas hoje é defensor do neoliberalismo.
Enquanto isso, uma pontinha de inveja toma conta dos brasileiros, que ainda não conquistaram tal prêmio.
Em mais de um século de existência, o Nobel premiou só 11 escritores de língua espanhola e um português, José Saramago."
--------------
FRASE DA VEZ:
"SE PODES OLHAR, VÊ. SE PODES VER, REPARA." (José Saramago)
--------------
Parabéns à América Latina!
ResponderExcluirA propósito, no momento eleitoral que estamos vivendo no Brasil:
"Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias."
Mário Vargas Llosa