Páginas

domingo, 1 de janeiro de 2012

A ARTE DA ESCALADA


Montanhismo ou Alpinismo é a prática de subir montanhas através de caminhada ou escalada.

É considerado um esporte de aventura e se encontra ligado ao turismo ecológico. 
O berço do montanhismo, como é conhecido, é a cordilheira dos Alpes, na Europa, pelo que o termo alpinismo se popularizou como sinônimo de montanhismo, mas, a rigor, aplica-se apenas ao montanhismo praticado nos Alpes.
As montanhas sempre fizeram parte da história humana por se tratarem de obstáculos a serem transpostos por nossos antepassados em suas viagens exploratórias e migratórias. 
Em 1492, Antoine de Ville escalou o Monte Aiguille, na França, apesar das inúmeras superstições existentes a respeito de seu cume. 
Em 1744 ocorre a chegada ao cume, que é chamada pelos montanhistas de conquista, do Monte Titlis, em 1770 a do Monte Buet e em 1779 o Monte Velan também é conquistado. 
Entretanto, é considerado como o marco do alpinismo moderno a data de 8 de agosto de 1786, quando dois franceses, o médico Michel Paccard e o garimpeiro Jacques Balmat venceram os 4810 metros do Mont Blanc (Monte Branco), na Europa, motivados por um prêmio oferecido por Horace-Bénédict de Saussure - considerado o fundador do Alpinismo.

No fim do século XIX e início do século XX ocorreu uma verdadeira corrida a conquistas de montanhas até então inexploradas. 
Assim, em 1868, os ingleses conquistaram os principais picos do Cáucaso. 
O Chimborazo (6.267) foi vencido em 1880, o Aconcágua (6959m) em 1897, ambos nos Andes. 
Em 1889 foi conquistado o Kilimanjaro (5895 m), na África e o Monte McKinley (6194 m) no Alasca em 1913. 
O Monte Everest, ponto culminante do planeta, com 8848 metros, situado na Cordilheira do Himalaia na Ásia, foi finalmente conquistado pelo neozelandês Edmund Hillary e pelo sherpa Tenzing Norgay em 1953.
 Alguns dos maiores desafios para montanhistas são escaladas às Montanhas com mais de 8000 metros de altitude (todas no Himalaia), às montanhas mais altas dos Alpes, Pireneus, Andes e Montanhas Rochosas, bem como a extensas paredes verticais (ex.: Torres Trango ou Eiger).

Datas do montanhismo


Cume Localização Primeira
Ascensão
Monte Branco Alpes ( França/ Itália) 1786
Monte Rosa Alpes ( Itália/ Suíça) 1855
Eiger Alpes ( Suíça) 1858
Matterhorn Alpes ( Itália/ Suíça) 1865
Kilimanjaro Tanzânia 1889
Aconcágua Andes ( Argentina) 1897
Dedo de Deus Rio de Janeiro ( Brasil) 1912
Monte McKinley (Denali) Alasca ( Estados Unidos) 1913
Maciço Logan  Canadá 1925
Annapurna Himalaia ( Nepal) 1950
Cerro Fitzroy Andes ( Argentina/ Chile) 1952
Monte Everest Himalaia ( Nepal/ China) 1953
Gasherbrum I (K5) Himalaia ( Paquistão/ China) 1954
Kanchenjunga Himalaia ( Índia/ Nepal) 1955

As técnicas de progressão são em princípio mais utilizadas na escalada mas podem ser utilizadas em zonas menos abruptas:

- O primeiro alpinista, o que abre a via, sobe a parede e a cada ponto estratégico coloca um ponto de segurança (mosquetão + argola) para fazer passas a sua própria corda, operação a que se chama mosquetagem. Le premier de cordée continua essas operações até atingir o ponte "relais" onde muda de posição. Este posto é delicado porque o "primeiro" ao subir deve prever o melhor, o mais fácil percurso para a continuação da ascensão, mas se caí fará uma queda ligeiramente superior a duas vezes a distância do último ponto de "mosquetagem" (devido à elasticidade da corda).
 - O primeiro prende-se e assegura a ascensão do segundo que deve recuperar o material posto pelo primeiro. 
Chegado ao ponto de encontro, mudam de posição, unicamente se o segundo tem capacidade para ser "o primeiro".
  
Moulinette - Top-rope
 Estes termos, respectivamente em Francês e em Inglês, referem-se a uma técnica que consiste em assegurar a sua ascensão por uma corda que passa por um mosquetão deixado pelo que abriu a via e tornou a descer.
  A 'Escalada' é uma técnica desportiva, por vezes empregue no alpinismo, cujo fim é atingir o cume de uma parede rochosa, de um bloco ou de um muro de escalada. 
O terreno vai de alguns metros para o bloco ou o muro de escalada, até a centenas de metros para as paredes rochosas.
Na origem, a escalada aparece como uma atividade derivada do montanhismo e utilizada como treino para corridas de alpinismo. 
 A escalada como pratica desportiva aparece no século XIX em Dresden na Alemanha de Leste, e no "Lake District" na Inglaterra.
O mais importante é que a escalada é um esporte considerado de risco, portanto o conhecimento das técnicas de escalada é obrigatório a todos que desejam praticá-lo, dando preferência para cursos homologados pelas associações ou federações de escalada.
PINGOS

4 comentários:

  1. O meu medo de altura é tal, que nem gosto de divulgar nada sobre esse esporte para o qual tantas vidas já se perderam. Nem vejo muito sentido no tremendo esforço despendido em sua prática. Não gosto, não estimulo e não consigo ver o prazer que os alpinistas dizem sentir. A eles digo: pratiquem um esporte terrestre menos perigoso, por favor. Liliana

    ResponderExcluir
  2. kkkk... mas que as fotos são lindas, são hein, amiga ?

    ResponderExcluir
  3. Compactuo da opinião da Liliana, porém acho que o homem, em sua finitude, desenvolveu a necessidade de desafiar o perigo e sobreviver a ele. Muitos tem um forte senso da necessidade de sobrevivência e outros um estímulo de onipotência quando vencem uma situação de possível morte!
    Faz parte! Com os pés no chão ou nas alturas, que encontramos todos a felicidade e pessoas que nos propiciem dias melhores!!!

    ResponderExcluir