Páginas

domingo, 2 de outubro de 2011

O ENCANTADO FOSSO !

Entrega da reforma do Castro Mendes é adiada novamente

A entrega do Teatro José de Castro Mendes, em Campinas — fechado há quatro anos e em reforma há 1 ano e 3 meses — foi adiada mais uma vez, para janeiro de 2012.

O principal motivo, segundo a Secretaria de Cultura, é a troca do governo municipal em razão da crise política que culminou com a cassação do prefeito Hélio de Oliveira Santos.

A entrega do Teatro José de Castro Mendes, em Campinas — fechado há quatro anos e em reforma há 1 ano e 3 meses — foi adiada mais uma vez, para janeiro de 2012.





Operário no local do espaço que abrigará a plateia com capacidade para 186 pessoas















 O principal motivo, segundo a Secretaria de Cultura, é a troca do governo municipal em razão da crise política que culminou com a cassação do prefeito Hélio de Oliveira Santos.
Ao assumir a Prefeitura, Demétrio Vilagra afirmou, em discurso durante visita ao canteiro de obras do teatro, que a cidade “merece ter um teatro bonito e moderno”. O secretário de Cultura, Bruno Ribeiro, por sua vez, colocou a entrega do espaço reformado como prioridade deste mandato.
A transição política resultou no atraso de pagamentos à empresa MVG Engenharia e Construção e Construção Ltda, responsável pela reforma. A construtora acabou reduzindo seu quadro de funcionários quase pela metade.
Atualmente, 25 homens trabalham no local. Nesta segunda-feira (03), está prevista uma reunião com o prefeito, o secretário e a empresa para traçarem os rumos finais da obra.
Segundo o engenheiro e coordenador da reforma, Cláudio Natal Orlandi, faltam, essencialmente, a iluminação cênica e da plateia, a conclusão da instalação elétrica, término da fachada, revestimento acústico e assoalhamento de madeira.
“O final do ano é um pouco ingrato, pois algumas empresas param ou fazem recesso, mas acredito que em janeiro o teatro esteja recebendo as peças. Antes da abertura, estão previstas duas apresentações para teste, verificar a técnica, acústica, entre outras”, diz.
Em setembro, Orlandi solicitou mais R$ 2,5 milhões para serviços não previstos no projeto inicial — que estimava o custo total em R$ 7,4 milhões. “Tivemos alguns problemas no solo, a fundação teve que ser alterada e houve também um incremento na qualidade de iluminação”, afirmou.
O equipamento antigo de iluminação foi substituído pelo de cátodo frio (tipo de lâmpada fluorescente), mais caro, mas de consumo menor e maior durabilidade. “Os gastos serão diluídos ao longo do tempo. Esse tipo de luz tem vida de 10 a 11 anos, em média”, afirma o engenheiro. 

 COMENTÁRIO DA DENISE:
 Será possível que nem esta 'encantada reforma' termina ?
 Aquele sr. Arthur Achilles prometeu ao sr. Sérgio Capone, que o fosso iria continuar: Capone pediu o tombamento do fosso e só não o fez, porque acreditou na palavra deste sr. Achilles, de que o fosso continuaria.
Palavra é o que menos vemos nesta cidade.
Será possível que a prefeitura limpou os bolsos da cidade e não teve a decência de pagar a reforma deste arremedo de teatro ?
Sim, porque há muitos anos esta cidade não tem um Teatro.
Demoliram  nosso Teatro Municipal CARLOS GOMES, ao invés de restaurá-lo e instalou-se neste momento uma espécie de maldição.
Até o maestro Victor Hugo Toro está entrando nesta contenda. 
É claro que agora dizem que o 'teatro' não tem estrutura, profundidade, etc... Castro Mendes era um cinema... que agora forçosamente vira um 'teatro'.

Meu pai costumava dizer que 'economia na base da porcaria não presta'.

Parece-me que, desde que este sr. Achilles entrou para a Secretaria de Cultura, como diretor de orquestra, a coisa toda empacou !
Terá sido coincidência ?
Eu não acho isto.

Bruno Ribeiro, se você me disse que, para haver fosso, teria que adiar a entrega do 'Teatro', está aí uma fantástica oportunidade pra você  fazer seu nome aqui em Campinas.
Tome coragem, conte conosco - campineiros -  para o que você quiser e precisar, e não permita que o fosso do único teatro de Campinas, sabe-se lá até quando, se transforme numa fossa.
Contamos com você AGORA... e com atos, não com promessas... cansamos disto.
Queremos AÇÃO !!!!  E queremos JÁ !!

Veja bem: nada acontece por acaso. Estamos esperando este famigerado teatro há 4 anos, podemos esperar mais, o tempo que levar... COM O FOSSO !
Senão, não teremos nada !
Apenas um teatro com cara de cinema ou seria um ex-cinema com cara de teatro ?
Tanto faz, não é ?
ÁGUAS REVOLTAS



3 comentários:

  1. Denise,
    Pena que nossos administradores não fazem pesquisa no lugar e com pessoas adequadas para saber o que se pensa dos principais embróglios da cidade. Essa história de que "primeiro os que mais precisam" não emplacou, como desculpa, nem no primeiro mandato. Leve-se em conta que se precisa desde um saco de arroz de 5 kg por mes até o trem bala, fica difícil acertar. Que tal fazer um pouco de tudo! Ou tudo de tudo! Com vontade política, em 8 anos dá para fazer demais. Principalmente se não roubar.... Liliana

    ResponderExcluir
  2. Deixe-me te corrigir, Lilis: Só se não roubar, porque o que se rouba é muito dinheiro, não é pouco.
    É imperativo que os políticos deixem de olhar pro próprio umbigo e olhem para o futuro, onde estarão seus filhos e netos !

    ResponderExcluir
  3. Recebí por e-mail da minha amiga Rogoldoni:

    Prefiro não opinar...

    ResponderExcluir