Páginas

sábado, 1 de outubro de 2011

'A NOITE DO CASTELO' É REPETIDA!!

TEREMOS BIS DE 'A NOITE DO CASTELO'!

Desta vez é pra não perder !!!!
Tem gente que acha que ópera não é coisa de povo. É coisa de elite.
Crianças, adultos, senhores. Todos amaram a música de CARLOS GOMES.
Pena que muitos que fazem parte da elite da cidade, seja cultural, social, política ou educacional... não prestigiem quem faz esse tipo de espetáculo. Não sabem o que estão perdendo.
MAIS UMA BRILHANTE APRESENTAÇÃO, mesmo com tantos problemas e contratempos, principalmente da falta de dinheiro para se fazer uma apresentação mais grandiosa !
Esperamos que, desta vez, as autoridades estejam presentes, porque para 'feijoadas regadas a chopp e articulações políticas'... a presença é maciça ! 
 Próxima apresentação será na concha acústica do Taquaral dia 9 de outubro (domingo), 16:30 horas). 
Se perdeu a 1ª apresentação, não perca esta 2º.


Prezados diretores e conselheiros da ABAL Campinas;
 Levamos a bom termo, após imenso esforço imenso e após superar enormes dificuldades, entraves, burocracia, exigências, etc. a cortina lírica da primeira ópera de ANTONIO CARLOS GOMES, nos seus 150 anos de estreia dessa obra. Como muitos se lembram, fomos os primeiros a levantar essa bandeira em Campinas, a qual entendemos desde o princípio, deveria produzir esse trabalho de homenagem ao imortal Tonico de Campinas neste 2011.
 Não fizéssemos, pelo menos, essa cortina lírica, teríamos mais uma vez que aceitar a vergonha de dar as costas a CARLOS GOMES em sua terra natal. Estamos a enorme distância do que fazem os países cultos em louvor aos seus grandes compositores líricos, como na Itália, com Verdi e muitos outros compositores italianos; a Áustria com Mozart e a Alemanha, com Richard Wagner, para somente citarmos os  mais “badalados”. Não é aceitável para nós, brasileiros, relegar CARLOS GOMES a um injusto esquecimento no ano de suas conquistas, que honram e glorificam Campinas. Em 2013 serão os 150 anos da “Joanna de Flandres”, sua segunda ópera.
 Haverá uma segunda récita do trabalho no dia 9 de outubro, às 16h30min, no Auditório Beethoven do Parque Portugal (Lagoa do Taquaral), Concha Acústica, para a qual devemos convidar os que ainda não assistiram esse trabalho.
 Gostaria, também, de solicitar a colaboração de vocês enviando, caso tenham recebido, comentários e opiniões sobre o espetáculo apresentado. Fiz uma compilação do que encontrei ou recebi. É importante guardar este registro do evento. Evidentemente muitos nos cumprimentaram ou fizeram comentários verbais, elogiosos, mas precisamos tê-los por escrito. À medida em que for recebendo, irei acrescentando no final desta coletânea, a qual compartilharei oportunamente.

OPINIÕESE COMENTÁRIOS SOBRE “A NOITE DO CASTELLO”
 Comentários de quem assistiu “A Noite do Castello”, apresentada pela ABAL Campinas, Orquestra Cia. de Opera CARLOS GOMES, Collegium Vocale, Ars Musicalis, Regência do Maestro Hermes Coelho e Preparador do Coro, Regente Sergio Akira, e os solistas: Pergy Grassi, Sebastião Teixeira, Christian Dayner, Nunno Dellalio, José Luiz Águedo Silva e Karine Martimbianco (direção cênica, Jonas Lemos). 

PRODUÇÃO: 
 
Alcides Acosta, pela ABAL Campinas. Co-repetidor e preparador, pianista – Carlos Wiik. Apoio – Secretaria Municipal de Cultura, Banda CARLOS GOMES, Conservatório Pro-Música e Conservatório CARLOS GOMES.

CARO ALCIDES: 
PARABÉNS PELA INICIATIVA. A APRESENTAÇÃO OUSADA DE ONTEM - ACIMA DE QUALQUER EXPECTATIVA - SERVIU-NOS, DE FATO, PARA AVISTARMOS AQUELA GRANDE LUZ NO FIM DO TÚNEL DE UM SETOR CULTURAL OPACO E INEXISTENTE HÁ VÁRIOS ANOS NA CIDADE. E NÃO É DO TREM!
É DE ESPERANÇA E CERTEZA DE QUE PODEMOS PROPORCIONAR, NESTA CIDADE CULTURAL, VERDADEIROS ESPETÁCULOS E COM GRANDE CATEGORIA. OS APLAUSOS DE ONTEM (28/9/2011) FORAM VERDADEIRAMENTE SINCEROS E TRADUZIRAM ESTE NOVO SENTIMENTO DE CAMPINAS.
PARABÉNS UMA VEZ MAIS A TODOS OS COMPONENTES DE SUA DIRETORIA.
JOSÉ CÉLIO DE ANDRADE (Advogado)

DENISE MARICATO publicou em seu Blog CARLOS GOMES:
 “Apesar dos inúmeros contratempos e do pouquíssimo tempo que tiveram para os ensaios, a Cortina Lírica de 'A NOITE DO CASTELO', a primeira ópera de CARLOS GOMES teve sua noite de glória ontem. Os campineiros presentes, experts e leigos como eu, aplaudiram entusiasticamente, o hercúleo esforço do Maestro Coelho e sua turma. Parabéns a todos, sem exceção, pelo trabalho sério e responsável, executado com o coração. Se CARLOS GOMES pôde estar presente de alguma forma, exultou de felicidade, com esta homenagem tão bonita que os artistas de Campinas e também de outras cidades fizeram a ele. Obrigada, maestro Hermes Coelho, por seu trabalho incansável com as partituras desta ópera!
Sabemos de perto, porque acompanhamos, que há 6 meses você se debruça sobre estas partituras, num esforço insano para que pudesse fechar o mês de CARLOS GOMES.
E você conseguiu, maestro ! Com chave de ouro !! Bravo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!”

Também no Blog CARLOS GOMES, Marisilda Tescaroli escreveu:
 “A equipe toda foi fantástica. Embora havia os que não acreditassem que o maestro Hermes Coelho iria conseguir, ele chegou lá e provou que é realmente muito bom. Senti falta de gente da Secretaria de Cultura, como sempre. Só vi o Gabriel Rapassi que não sei se ficou até o fim. Perderam um espetáculo sensacional dado por esses músicos maravilhosos. Marisilda”.

Outro depoimento no Blog CARLOS GOMES, de Denise Maricato, é do Sebastião Teixeira:
 “Então, Denise, foi importante a iniciativa de fazer esta homenagem ao CARLOS GOMES... Mas pela estatura desse nosso magnífico compositor, creio que as próximas homenagens devem ser melhor pensadas, estruturadas, e com total apoio das autoridades municipais, seja o Poder Legislativo, Poder Executivo, os clubes, todos aqueles que querem ver o nome de CARLOS GOMES divulgado não só em Campinas, mas pelo Brasil. Ele é o maior compositor de óperas das Américas e não podemos nos contentar com uma homenagem só...e muito menos contar só com a iniciativa da ABAL...que por motivos óbvios, não tem recursos e portanto não pode trazer os melhores artistas, sejam cantores , instrumentistas para uma justa homenagem. Acho muito e mais do que louvável a campanha da ABAL...nesses trinta anos, em manter a chama de CARLOS GOMES viva, assim como você vem fazendo com o seu livro, divulgando, dando a chance de apresentar novos talentos, mas Campinas realmente tem que pensar melhor nosso herói. Abraço e obrigado, sempre, pelo carinho. Sebastião”

Ainda no Blog CARLOS GOMES há o depoimento da amiga da Denise - Liliana:
 “Pude ter a oportunidade de assistir ao trabalho hercúleo desse grupo, que desejava prestar uma homenagem a CARLOS GOMES! Com certeza conseguiram. E a plateia como pode ver nas fotos estava lotada, para aplaudir essa homenagem. Faltou a presença de alguns ilustres da cidade. Mas não diminuiu-lhe o brilho. A noite se fez plena com os músicos, maestro, coral e os cantores. Valeu o esforço. Bravíssimo! Liliana”

Do tenor Wilson de Martini enviado através do Facebook:
 “Amigo Alcides, Assisti a opera ontem. Grande realização! Teatro cheio! Parabéns! Espero que a ABAL possa promover outros eventos da mesma qualidade e com mais frequência!!!”

Walter Gabetta, rotariano respeitável, enviou fotos e declarou:
 "Queridos amigos, na distância que eu estava não deu para fazer fotos melhores.
Parabéns a todos vocês pela espetacular "Cortina Lírica". Abraços – Walter”
 EXPOSIÇÃO DE ARTE

5 comentários:

  1. Recebi este e-mail,do meu amigo Guy Machado, do Rio:

    Querida Denise

    CARLOS GOMES, foi festivamente lembrado em Campinas. Parabéns a todos que compareceram e prestigiarasm o evento. Infelizmente, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, despreza o nosso grande maestro. Gastou-se fortuna no Rock-Rio, o Governo e Prefeitura investiram bastante nas músicas estrangeiras inebriantes e sem melodia. É o quadro da música no Brasil. Aqui, nada se fez,nada se falou. Pelo contrário, a polêmica Diretora do Theatro mandou retirar a estátua de CARLOS GOMES, para o lado direito. Um lugar seco e pouco iluminado. Nem um ramalhete de flores foi colocado. Memória e Gratidão são coisas do passado. Uma legião de burros ocupam cargos sem nenhum preparo cívico ou intelectual. Coristas e músicos lamentaram o fato.

    Beijo

    Guy Machado

    ResponderExcluir
  2. Esta 'diretora', mandou colocar a estátua de CARLOS GOMES, porque deve ignorar sua história, sua trajetória e sua grandiosa obra.
    Coitada...

    ResponderExcluir
  3. E tem mais uma: essa 'diretora', daqui uns anos morre e ninguém nunca mais sequer se lembrará do nome dela !
    O Maestro é IMORTAL !

    ResponderExcluir
  4. Recebí de minha amiga Rogoldoni:

    Parabéns ! Arte não tem classe social !

    ResponderExcluir
  5. Recebí por e-mail da minha amiga Rogoldoni:

    Parabéns a todos !!

    ResponderExcluir