Páginas

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

ELES TAMBÉM PENAM !

  
OUTUBRO TEM HALLOWEEN !

 ENSINANDO A MATEMÁTICA

Está provado por a + b que a matemática é o problema. E não só para os alunos brasileiros. Nos Estados Unidos, o desempenho dos estudantes em testes nacionais e internacionais está em queda quando o tema são números. O assunto preocupa David Mumford, professor emérido do departamento de matemática da Universidade de Brown, em Massachusetts. "Quase ninguém vê razão em aprender matemática porque ela se tornou abstrata", diz o especialista.  

 "Foi por meio das aplicações do dia a dia que a disciplina surgiu, atravessou os séculos e se conectou com as culturas modernas. É preciso resgatar isso." Na percepção do americano, o ensino das demais ciências padece do mesmo mal – e carece da mesma solução. Mumford conversou com nossa reportagem sobre o assunto para a série de reportagens de VEJA sobre o impacto da educação e do ensino das ciências no desenvolvimento do país.

 FERA

4 comentários:

  1. Recebí por e-mail, de minha amiga Rogoldoni:

    Pois é, não tenho habilidades com números. Acredito que por falta de treinamento. Quando no antigo "admissão", eu a dominava com razoável destreza. Mas, a vida me levou para o lado da comunicação. E perdeu-se o raciocínio lógico. Resumindo: matemática tem que ser exercitada permanentemente!

    ResponderExcluir
  2. Meu caso é idêntico ao seu, minha amiga ! rsrsrs...
    Não sou boa nem para guardar números de telefones ou documentos pessoais...não gosto dos números... gosto das letras !...rsrs...

    ResponderExcluir
  3. Pois é, o que acontece é que o Imediatismo do mundo virtual em todas as situações das informações globalizadas, celulares, msn, e etc.., enfim toda a comunicação que gerou a concretização do outro a tempo e a hora levou, na minha opinião, o ser humano, principalmente os mais jovens, principalmente aqueles que não eram fãs da matemática e não tiveram um aprendizado profundo a fixá-lo no seu dia-a-dia, a deixar de lado, pelo uso das "maquininhas", a fazer contas de cabeça e outras abstrações. O processo de abstração prejudicado o raciocínio lógico vai "pro espaço" e tudo o mais que está ligado a ele. Pensando em tudo o que a informática tem feito de positivo para o ser humano, deixo aqui um questão a ser pensada: o que seria de nós se essas cabeças pensantes "maravilhosas" que inventaram o computador e tudo que é eletrônico também não gostassem da matemática? O mundo é matemático!!!

    ResponderExcluir
  4. Adoro matemática, pois adoro o que é lógico. Na matemática não tem erro: 2 mais 2 não pode ser outra coisa que não 4. Tem aquela piada que o dono da empresa queria saber quando é 2 mais dois. O advogado disse que podia ser 1, podia ser 3 e até mesmo ser 4. O contador perguntou de volta: quanto o senhor quer que dê?

    ResponderExcluir