Páginas

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O RIO MAIS COLORIDO DO MUNDO !!

relojes web gratis
CAÑO CRISTALES
                    O Cristales Caño é um rio da Colômbia , que está localizado na Sierra de la Macarena , no município de mesmo nome , no departamento de Meta .
O rio foi denominado El río de los cinco colores e também El río mas hermoso del mundo, pois, no fundo do mesmo se produzem algas de cores como o vermelho, o amarelo, o verde e o azul principalmente, dando uma aparência multicor ao rio. 
              DESCRIÇÃO
                 Como um fluxo de menor comprimento e largura, Caño Cristales não atinge 100 km. de comprimento nem ultrapassa os 20 m. de largura. As águas de Caño Cristales correm ao  sul da Serranía de la Macarena.  Seu nascimento se encontra atrás dos mais antigos "tepuys" da Serra, em uma zona escarpada onde se encontram numerosas pinturas rupestres ainda inexploradas. 
                    A cor vermelha característica das plantas endêmicas que existem lá, correspondem à clavigera macarenias, planta identificadas pelo biólogo Jesus Idroibo. 
                  O apelido do tubo deve-se a uma tradição lingüística de caráter regional e rural da Amazônia, assim chamado para distinguir os fluxos de grandes rios.
                    As águas de Caño Cristales correm para o rio Guayabero, reunindo em sua trajetória inúmeros braços da savana rochosa da Serra. Desemboca en el río sin sus colores característicos pues estos se han perdido en la vereda La Cachivera a la altura del camino real (hoy día carretera) que le atraviesa. 
                        Deságua no rio sem suas cores características, pois, essas foram perdidas na aldeia de La Cachivera na altura do caminho real que lhe atravessa. Durante el verano las aguas se secan y las plantas rojas encuentran allí su oportunidad para multiplicarse. Durante o verão, as águas secam e as plantas vermelhas encontram ali a oportunidade para se multiplicar.
                       As rochas da Macarena atingem 1.200 milhões de anos e são um prolongamento para o chamado Escudo Guiano da Venezuela e do Brasil, cujas pedras são consideradas as mais antigas do mundo.  Por ser um  leito rochoso, em Caño Cristales, basta uma chuva de intensidade moderada, para que o rio cresça de forma impressionante, deixando o viajante isolado em suas margens.  
                       No entanto, o rio tende a diminuir com a mesma velocidade. Caño Cristales é uma sucessão de corredeiras, cachoeiras e piscinas naturais.  As águas são tão puras que exibem o fundo e toda a magia em torno deste belo rio.

FONTE GEOLÓGICA
                     As rochas da região pertencem à cobertura sedimentar do Escudo das Guianas e pequenas fossas circulares foram abertas pelos minerais de alta dureza (lembre-se que os diamantes são os mais duros minerais que existem na Terra (dureza = 10 na escala de Mohs ). Quando um desses fragmentos de minerais ou rochas duras caem em uma das fossas que existem nestes locais, começam a girar e aumentam a profundidade e tamanho do pequeno poço.

FAUNA E FLORA

                           A Serrania de la Macarena tem, entre outros animais, 420 espécies de aves, 10 anfíbios, 43 répteis e oito primatas. O bioma é representativo da floresta subhidrofítica de piso térmico quente, temperado e frio. De la misma manera, carecen por completo de peces, debido a su escasez de materiales de arrastre y sedimentación. Da mesma forma, é desprovida de peixes devido à falta de materiais orgânicos e sedimentos. Outros tubos da Macarena, também podem ter plantas vermelhas no inverno, como o Caño Sete Machos.
                   Estas plantas vermelhas são fortemente ligadas às rochas, onde o rio tem mais corrente. Mas o rio mais bonito é, sem dúvida, Caño Cristales.
               O rio, que está dentro do Parque Nacional Sierra de La Macarena , é patrimônio biológico da humanidade.
                 Se você tiver sorte o suficiente, você pode apenas estar no lugar certo na hora certa para dar testemunho de algo que só pode ocorrer quando todos os elementos envolvidos estão em perfeito equilíbrio.  Essa é a maravilha e grandiosidade da Caño Cristales em um determinado momento do ano, porque é quando o rio Arco-Íris vem à vida.


                      O explorador Andres Hurtado nomeou-o, assim, na década de 1980, quando ele chamou a atenção do mundo para esta maravilha da natureza. Quase o ano todo, este canal se parece com a maioria dos outros rios, as águas cristalinas que caem sobre rochas cobertas com plantas verdes e cinza e algas, mas por um curto período de tempo a cada ano, acontece uma transformação incrível.
                      Em poucos dias entre os períodos chuvoso e seco, o nível da água cai bastante para o sol para aquecer o musgo e as algas no fundo do rio, e esse calor conduz a uma explosão de flores, como o vermelho, amarelo, verde, azul brilhante, preto, quando a flora explode em vida incrivelmente colorida, tudo acentuado por voluptuosas cachoeiras e preguiçosas piscinas naturais.
                    Também conhecido como "o rio que fugiu para o paraíso", "o rio mais bonito do mundo" e "o rio de cinco cores", o Rio Caño Cristales, encontrado perto da cidade de La Macarena, na Colômbia, é conhecida por suas cores gloriosas.  Chegar ao rio no momento crítico é uma arte. Algumas agências de turismo colombianas levam os visitantes para a cidade vizinha de La Macarena, e a partir daí eles podem alcançar o rio a cavalo. But, for now, many locals are still nervous about entering the area. Mas, atualmente, muitos moradores ainda estão temerosos sobre a entrada na área.
                          É muito difícil para acessar a área do rio onde o espetacular show de cores acontece, pois, não há nenhuma estrada nas imediações.  É possível, porém chegar a ela por outros meios. Uma viagem de avião para a cidade de La Macarena irá permitir-lhe manter contato com guias dispostos a levá-lo ao local a pé, mostrando-lhe os destaques. Atividades terroristas nesta área, afastaram os turistas durante alguns anos, juntamente com preocupações sobre o impacto ambiental do turismo, mas mais uma vez foi concedido o acesso a partir de 2009.  Estranhamente, o número de visitantes estrangeiros é ainda bastante pequeno, mas a esperança é que esses números logo aumentem.
                     Se você estiver indo para esta parte do mundo, pode muito bem reservar um  tempo, pois, vale a pena,nhapara que você tem a chance de ver esse rio maravilhoso e experimentar a glória em primeira mão. Isso tem que ser visto como uma das maravilhas da natureza e deve estar em qualquer lista de desejos de quem visita a área. The Rainbow River. O rio arco-íris. Uma jóia preciosa !
 --------------- 
O RIO
Olavo Bilac
 Da mata no seio umbroso,
No verde seio da serra,
Nasce o rio generoso,
Que é a providência da terra.

Nasce humilde, e, pequenino,

Foge ao sol abrasador;
É um fio d’água, tão fino,
Que desliza sem rumor.

Entre as pedras se insinua,

Ganha corpo, abre caminho,
Já canta, já tumultua,
Num alegre burburinho.

Agora o sol, que o prateia,

Todo se entrega, a sorrir;
Avança, as rochas ladeia,
Some-se, torna a surgir.

Recebe outras águas, desce

As encostas de uma em uma,
Engrossa as vagas, e cresce,
Galga os penedos, e espuma.

Agora, indômito e ousado,

Transpõe furnas e grotões,
Vence abismos, despenhado
Em saltos e cachoeirões.

E corre, galopa. cheio

De força; de vaga em vaga,
Chega ao vale, larga o seio,
Cava a terra, o campo alaga...

Expande-se, abre-se, ingente,

Por cem léguas, a cantar,
Até que cai, finalmente,
No seio vasto do mar...

Mas na triunfal majestade

Dessa marcha vitoriosa,
Quanto amor, quanta bondade
Na sua alma generosa!

A cada passo que dava

O nobre rio, feliz
Mais uma árvore criava,
Dando vida a uma raiz.

Quantas dádivas e quantas

Esmolas pelos caminhos!
Matava a sede das plantas
E a sede dos passarinhos...

Fonte de força e fartura,

Foi bem, foi saúde e pão:
Dava às cidades frescura,
Fecundidade ao sertão...

E um nobre exemplo sadio

Nas suas águas se encerra;
Devemos ser como o rio,
Que é providência da terra:

Bendito aquele que é forte,

E desconhece o rancor,
E, em vez de servir a morte,
Ama a Vida, e serve o Amor! 
----------
MUNDO DAS ÁGUAS
 -----------


Um comentário: