"A tarde circense também será dada às palavras. Para tanto, Ermínia Silva lança Respeitável Público... O Circo em Cena.
O livro é fruto da dissertação de mestrado O Circo: suas artes e saberes, defendida pela historiadora em 1996 n Unicamp.
Ele reflete um pouco sobre a arte de seus familiares. Ela pertence à quarta geração de família de picadeiro no país.
Na primeira parte do título, o mestrado em questão, onde ela tenta compreender, junto ao leitor, a chegada e adaptação dos primeiros imigrantes circenses no país.
Soma-se a isso, os artistas tupiniquins que passaram a integrar as trupes sobre a lona.
Destaca-se na abordagem, o modo de organização circense e a consolidação, que perdurou até a década de 50, do artista múltiplo.
Devidamente ilustrado com fotos dos antepassados da autora, o título contempla o leigo com um importante e esclarecedor glossário.
O objetivo é único: sanar a dúvida do leitor de forma imediata.
Por outro viés, o livro dá os primeiros passos a um tema recorrente no estudo da historiadora: a transversalidade múltipla das artes no circo.
Na segunda parte, o leitor pode desfrutar da dramaturgia do espetáculo O Auto do Circo, assinado por Luís Alberto de Abreu.
Embevecido pela pesquisa de Ermínia, Abreu narra em forma de poesia as peripécias de uma legítima trupe circense, pautada por amores, sucesso e, porque não, dores.
O espetáculo, produzido pela paulistana Cia. Estável, estreou em 2007.
-----------------
FRASE DA VEZ:
"O artista tem que ser gênio para alguns e imbecil para outros. Se puder ser imbecil para todos, melhor ainda." (Nelson Rodrigues)
----------
ARTE NO CÉU
-----------
Nenhum comentário:
Postar um comentário