Homenagem aos 80 anos do compositor Villani-Côrtes na TV Cultura
Dia 27 de novembro, sábado, às 16h, a TV Cultura apresenta o programa Especial Villani-Côrtes em homenagem aos 80 anos do compositor, com uma apresentação do Grupo AUM, de outros músicos e entrevistas. Reprise no dia 30 de novembro, terça-feira, à 1h da madrugada. Direção de Gilson Gaspodini, apresentação de Estela Ribeiro e produção de Maria Célia Sacramento e Sarah Moreira.
O programa traz imagens do arquivo da TV Cultura e uma entrevista inédita com o compositor gravada no Auditório Franco Zampari. Villani, ao piano, conta histórias de sua vida, mostra fotos de momentos e pessoas marcantes e ainda toca suas principais composições.
Com quase sessenta anos de carreira artística, Edmundo Villani Côrtes (1930) é considerado um dos mais importantes compositores do Brasil e já teve seu repertório interpretado em diversas partes do mundo. Transitou entre música erudita e popular, acompanhou grandes nomes da cultura brasileira e se dedicou à carreira acadêmica com considerável influência do estudo com Camargo Guarnieri.
O Grupo AUM desenvolve há 13 anos o projeto “Música brasileira de compositores vivos” e é formado por: Arlete Tironi Gordilho (piano), Liliana Bertolini (flauta), Hélcio de Latorre (flauta e flautim), Gilson Barbosa (oboé e corne inglês), Clóvis Camargo (contrabaixo) e Nath Calan (percussão e vibrafone).
No repertório que o Grupo AUM apresentará na TV Cultura estão as peças de Edmundo Villani-Côrtes:
Poema Brasileiro (4:10 minutos)
Os Borulóides (8:42 minutos)
Pequena Fantasia “Os Escravos de Jó” (4 minutos)
Fonte Eterna (3:42 minutos)
Sakura (5 minutos)
São Paulo (5:35 minutos)
Frevo Paulista (2:42 minutos)
Baião (3 minutos)
A parceria com Edmundo Villani-Côrtes começou no ano 2000, durante uma homenagem aos seus 70 anos. Nesses 10 anos o grupo consagrou-se como o principal representante das obras desse compositor, contando com composições feitas especialmente para a formação do Aum, com sua companhia em viagens e apresentações, conversando e encantando o público, e como diretor musical dos 3 CDs.
Nesses 10 anos foram inúmeras apresentações por todo o Brasil, arranjos feitos especialmente para a formação do grupo e 3 CDs lançados:
- Grupo AUM interpreta Villani-Côrtes (2001)
- Os Borulóides (2003)
- Postais Paulistanos (2007)
Primeiro CD: “Grupo AUM interpreta Villani-Côrtes”
Em 2000, conheceram Edmundo Villani-Côrtes durante uma homenagem aos seus 70 anos, havendo uma identificação imediata de ambas as partes. O grupo passou a trabalhar na divulgação de suas obras, culminando com a gravação do CD: "Grupo AUM interpreta Villani-Côrtes", lançado em outubro de 2001. Além de ser a estréia do grupo em CD, é o primeiro registro dedicado inteiramente às obras deste compositor. Edmundo Villani-Côrtes compõe há mais de 50 anos, seu acervo composicional conta com mais de 400 obras para diferentes formações, incluindo óperas. Seu talento é reconhecido por todos os profissionais da área, além de ser uma pessoa extremamente iluminada e querida por todos que tem a oportunidade de conhecê-lo. Ele acompanha as apresentações do Grupo AUM explicando as obras e conversando com o público.
Segundo CD: “Os Borulóides”
Em novembro de 2003, o grupo lança seu segundo CD "Os Borulóides", com obras de Amaral Vieira, Villani-Côrtes e Julio Bellodi. Como no primeiro (ambos de produção independente e gravados no Estúdio Santa Marcelina), tudo é direcionado para levar os ouvintes o mais próximo do idealizado pelo compositor. O resultado é fruto do contato direto com os três compositores, que acompanharam ensaios, gravações e deram depoimentos para o CD (três faixas são dedicadas a explicações e pensamentos de Villani-Côrtes e Amaral Vieira). Outro registro inédito é a participação conjunta do casal Côrtes: Villani e Efigênia (piano e voz). As capas dos dois CDs são quadros do renomado artista plástico Martins de Porangaba, feitos especialmente para o Grupo AUM.
Terceiro CD: “Postais Paulistanos”
Em 2007, comemorando os 10 anos de existência do grupo, lançaram o terceiro CD Postais Paulistanos (Fábrica Discos/Tratore), dessa vez gravado no Estúdio Cachuera!. Trata-se de uma suíte composta por Villani-Côrtes, que ganhou o Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) em 1995 como “melhor obra sinfônica”. O compositor preparou o arranjo para a formação do grupo e também primeiro registro oficial.
Projeto Didático
Postais Paulistanos, o 3º CD, foi a base dos shows que o Grupo AUM apresentou durante o ano de 2006 nas periferias de São Paulo, em parceria com a Prefeitura da cidade. Os espetáculos didáticos visavam formação de platéias, explicando os instrumentos e levando repertório erudito brasileiro para pessoas que não têm acesso a este tipo de música. Foram 42 apresentações, em todas as unidades dos CEUs (Centro Educacional Unificado), dentro do projeto “São Paulo É Uma Escola”. Uma iniciativa que leva arte e cultura para a rede municipal de educação.
Arlete Tironi Gordilho (piano)
Iniciou seus estudos musicais aos 6 anos. É formada pela Faculdade Superior de Música Santa Marcelina, na classe do Professor Alberto Salles. Participa ativamente do "Grupo de Pianistas de São Paulo" e dedica-se ao magistério. Realizou estudos de aperfeiçoamento com Lina Pires de Campos, Vera Del Nero Gomes, Magda Tagliaferro e Maria Curcio (Inglaterra). Entre seus prêmios destacam-se o 1º lugar obtido no II Concurso Nacional de Piano "Guiomar Novaes", realizado em Petrópolis, e no Concurso Clarisse Leite, em Bauru e São Paulo. Recebeu o prêmio de interpretação no V Concurso Nacional Lorenzo Fernandez, realizado em Juiz de Fora. Participou de master classes com os pianistas Flávio Varani e Gilberto Tinetti, com o qual continua fazendo curso de interpretação. Nos anos de 1995 e 1997 apresentou-se como solista da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina, sob a regência do Maestro José Nilo Valle. É integrante da Sociedade Duo Pianístico do Brasil, sob supervisão do Maestro Kenichi Yamakawa. Como recitalista tem se apresentado em espaços culturais em São Paulo e no interior, recebendo críticas elogiosas. Seu grande projeto é a idealização do Grupo AUM, para o qual se dedica desde 1997.
Em 2000, conheceram Edmundo Villani-Côrtes durante uma homenagem aos seus 70 anos, havendo uma identificação imediata de ambas as partes. O grupo passou a trabalhar na divulgação de suas obras, culminando com a gravação do CD: "Grupo AUM interpreta Villani-Côrtes", lançado em outubro de 2001. Além de ser a estréia do grupo em CD, é o primeiro registro dedicado inteiramente às obras deste compositor. Edmundo Villani-Côrtes compõe há mais de 50 anos, seu acervo composicional conta com mais de 400 obras para diferentes formações, incluindo óperas. Seu talento é reconhecido por todos os profissionais da área, além de ser uma pessoa extremamente iluminada e querida por todos que tem a oportunidade de conhecê-lo. Ele acompanha as apresentações do Grupo AUM explicando as obras e conversando com o público.
Segundo CD: “Os Borulóides”
Em novembro de 2003, o grupo lança seu segundo CD "Os Borulóides", com obras de Amaral Vieira, Villani-Côrtes e Julio Bellodi. Como no primeiro (ambos de produção independente e gravados no Estúdio Santa Marcelina), tudo é direcionado para levar os ouvintes o mais próximo do idealizado pelo compositor. O resultado é fruto do contato direto com os três compositores, que acompanharam ensaios, gravações e deram depoimentos para o CD (três faixas são dedicadas a explicações e pensamentos de Villani-Côrtes e Amaral Vieira). Outro registro inédito é a participação conjunta do casal Côrtes: Villani e Efigênia (piano e voz). As capas dos dois CDs são quadros do renomado artista plástico Martins de Porangaba, feitos especialmente para o Grupo AUM.
Terceiro CD: “Postais Paulistanos”
Em 2007, comemorando os 10 anos de existência do grupo, lançaram o terceiro CD Postais Paulistanos (Fábrica Discos/Tratore), dessa vez gravado no Estúdio Cachuera!. Trata-se de uma suíte composta por Villani-Côrtes, que ganhou o Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) em 1995 como “melhor obra sinfônica”. O compositor preparou o arranjo para a formação do grupo e também primeiro registro oficial.
Projeto Didático
Postais Paulistanos, o 3º CD, foi a base dos shows que o Grupo AUM apresentou durante o ano de 2006 nas periferias de São Paulo, em parceria com a Prefeitura da cidade. Os espetáculos didáticos visavam formação de platéias, explicando os instrumentos e levando repertório erudito brasileiro para pessoas que não têm acesso a este tipo de música. Foram 42 apresentações, em todas as unidades dos CEUs (Centro Educacional Unificado), dentro do projeto “São Paulo É Uma Escola”. Uma iniciativa que leva arte e cultura para a rede municipal de educação.
Arlete Tironi Gordilho (piano)
Iniciou seus estudos musicais aos 6 anos. É formada pela Faculdade Superior de Música Santa Marcelina, na classe do Professor Alberto Salles. Participa ativamente do "Grupo de Pianistas de São Paulo" e dedica-se ao magistério. Realizou estudos de aperfeiçoamento com Lina Pires de Campos, Vera Del Nero Gomes, Magda Tagliaferro e Maria Curcio (Inglaterra). Entre seus prêmios destacam-se o 1º lugar obtido no II Concurso Nacional de Piano "Guiomar Novaes", realizado em Petrópolis, e no Concurso Clarisse Leite, em Bauru e São Paulo. Recebeu o prêmio de interpretação no V Concurso Nacional Lorenzo Fernandez, realizado em Juiz de Fora. Participou de master classes com os pianistas Flávio Varani e Gilberto Tinetti, com o qual continua fazendo curso de interpretação. Nos anos de 1995 e 1997 apresentou-se como solista da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina, sob a regência do Maestro José Nilo Valle. É integrante da Sociedade Duo Pianístico do Brasil, sob supervisão do Maestro Kenichi Yamakawa. Como recitalista tem se apresentado em espaços culturais em São Paulo e no interior, recebendo críticas elogiosas. Seu grande projeto é a idealização do Grupo AUM, para o qual se dedica desde 1997.
Liliana Bertolini (flauta)
Pianista de formação, estudou no Conservatório Musical da PUCC sob a direção da Profª. Olga Normanha e orientação da Profª. Nelly de Oliveira. Iniciou seus estudos de flauta transversal com a Profª. Grace Lorraine Henderson (primeira flauta do Teatro Municipal de São Paulo) e prosseguiu com o Prof. Wilson Rezende no Conservatório Musical Brooklin Paulista. Complementou sua formação participando de festivais de Música: Londrina, Brasília, Campos do Jordão e Curitiba. É Bacharel em Comunicação Social pela FAAP com especialização em Publicidade. Concluiu sua pós-graduação em flauta transversal em 1999 na Faculdade de Música Carlos Gomes sob a orientação do Prof. Marcos Kiehl. Atua como flautista do Grupo AUM. Atualmente é professora de Musicalização para crianças de 5 e 6 anos, e ensina pífaro, flauta transversal e piano na EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística). Participa como educadora musical do projeto “A rede em rede”, oferecido a educadores do Ensino Infantil da rede municipal de São Paulo, pela Secretaria Municipal de Educação. Como compositora atua na criação de trilha sonora para peças de teatro infantil e contação de histórias no Grupo “Mil Folhas de Contos e Canções”.
Pianista de formação, estudou no Conservatório Musical da PUCC sob a direção da Profª. Olga Normanha e orientação da Profª. Nelly de Oliveira. Iniciou seus estudos de flauta transversal com a Profª. Grace Lorraine Henderson (primeira flauta do Teatro Municipal de São Paulo) e prosseguiu com o Prof. Wilson Rezende no Conservatório Musical Brooklin Paulista. Complementou sua formação participando de festivais de Música: Londrina, Brasília, Campos do Jordão e Curitiba. É Bacharel em Comunicação Social pela FAAP com especialização em Publicidade. Concluiu sua pós-graduação em flauta transversal em 1999 na Faculdade de Música Carlos Gomes sob a orientação do Prof. Marcos Kiehl. Atua como flautista do Grupo AUM. Atualmente é professora de Musicalização para crianças de 5 e 6 anos, e ensina pífaro, flauta transversal e piano na EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística). Participa como educadora musical do projeto “A rede em rede”, oferecido a educadores do Ensino Infantil da rede municipal de São Paulo, pela Secretaria Municipal de Educação. Como compositora atua na criação de trilha sonora para peças de teatro infantil e contação de histórias no Grupo “Mil Folhas de Contos e Canções”.
Hélcio de Latorre (flauta)
Iniciou seus estudos de flauta transversal sob a orientação de João Dias Carrasqueira, em São Paulo. Formou-se pela Faculdade de Música Santa Marcelina, e aperfeiçoou-se na França, orientado pelo flautista Francis Gabin. Foi monitor das Flautas da Orquestra Experimental de Repertório. Gravou com o Quinteto de Flautas de São Paulo a integral dos Concertos para Quinteto de Flautas de Boismortier, e com o Grupo AUM os CDs Os Borulóides e Postais Paulistanos. Dedica-se ao repertório de música de câmara, fazendo parte de diversas formações. É professor de flauta transversal na Escola Espaço Musical, Escola Britânica de São Paulo e Universidade Livre de Música. É membro da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo desde 1990.
Iniciou seus estudos de flauta transversal sob a orientação de João Dias Carrasqueira, em São Paulo. Formou-se pela Faculdade de Música Santa Marcelina, e aperfeiçoou-se na França, orientado pelo flautista Francis Gabin. Foi monitor das Flautas da Orquestra Experimental de Repertório. Gravou com o Quinteto de Flautas de São Paulo a integral dos Concertos para Quinteto de Flautas de Boismortier, e com o Grupo AUM os CDs Os Borulóides e Postais Paulistanos. Dedica-se ao repertório de música de câmara, fazendo parte de diversas formações. É professor de flauta transversal na Escola Espaço Musical, Escola Britânica de São Paulo e Universidade Livre de Música. É membro da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo desde 1990.
Gilson Barbosa (oboé e corne inglês)
Estudou com Sebastião Gomes (Brasília), Salvador Masano (São Paulo), Manfred Clement, Ingo Goritski e Henry Schuman em diversos cursos de férias. De 1975 a 1995 foi primeiro oboísta e corne inglês solista das Orquestras Sinfônicas Municipal de Campinas, Minas Gerais e Municipal de São Paulo. De 1995 a 2002 foi monitor da Orquestra Experimental de Repertório. Já se apresentou como solista à frente das Orquestras de Campinas, Municipal de São Paulo e da USP, sob regência dos Maestros Carlos Veiga, Benito Juarez, Issac Karabtchevsky, Gerard Devos, Henrique Gregori, Barros Garbogini e Ronaldo Bologna. Lecionou oboé na Escola de Música de Piracicaba, no Conservatório Musical do Brooklin Paulista e na Universidade Livre de Música do Estado de São Paulo. É professor do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí. Músico atuante em diversas formações camerísticas (recitais com piano, cravo e órgão), atua também ao lado de artistas populares. Participa de diversas gravações de música de câmara, sinfônica e operística e gravações para rádio e TV.
Estudou com Sebastião Gomes (Brasília), Salvador Masano (São Paulo), Manfred Clement, Ingo Goritski e Henry Schuman em diversos cursos de férias. De 1975 a 1995 foi primeiro oboísta e corne inglês solista das Orquestras Sinfônicas Municipal de Campinas, Minas Gerais e Municipal de São Paulo. De 1995 a 2002 foi monitor da Orquestra Experimental de Repertório. Já se apresentou como solista à frente das Orquestras de Campinas, Municipal de São Paulo e da USP, sob regência dos Maestros Carlos Veiga, Benito Juarez, Issac Karabtchevsky, Gerard Devos, Henrique Gregori, Barros Garbogini e Ronaldo Bologna. Lecionou oboé na Escola de Música de Piracicaba, no Conservatório Musical do Brooklin Paulista e na Universidade Livre de Música do Estado de São Paulo. É professor do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí. Músico atuante em diversas formações camerísticas (recitais com piano, cravo e órgão), atua também ao lado de artistas populares. Participa de diversas gravações de música de câmara, sinfônica e operística e gravações para rádio e TV.
Clóvis Camargo (contrabaixo)
Iniciou seus estudos no Centro Instrumental de Americana e Conservatório de Tatuí com o Professor Nikolaus Schevistschenko em 1983. Graduou-se na UNICAMP em 1986 e na Schola Cantorum de Paris (1987). Ganhou o primeiro prêmio do Conservatoire National d'Angers (França - 1993) onde estudou com os professores Michelle Remaud e Jean-Marc Rollez. Participou do 5º Festival "Musique du XX ème siècle d'Angers", tocou na Sinfonietta de Vendée e Ensemble Orchestral du Val de Loire. Com o grupo Le petit pan de mur jaune participou dos festivais: Europa Jazz Festival du Mans, Rencontres internationales d'Jazz de Nevers e Jazz sur Loire. Participou da turnê européia do saxofonista brasileiro Cacau de Queiroz e também com a cantora brasileira Márcia Maria. Atualmente é integrante da OSUSP (Orquestra Sinfônica da USP) e da Orquestra de Contrabaixos Tropical.
Iniciou seus estudos no Centro Instrumental de Americana e Conservatório de Tatuí com o Professor Nikolaus Schevistschenko em 1983. Graduou-se na UNICAMP em 1986 e na Schola Cantorum de Paris (1987). Ganhou o primeiro prêmio do Conservatoire National d'Angers (França - 1993) onde estudou com os professores Michelle Remaud e Jean-Marc Rollez. Participou do 5º Festival "Musique du XX ème siècle d'Angers", tocou na Sinfonietta de Vendée e Ensemble Orchestral du Val de Loire. Com o grupo Le petit pan de mur jaune participou dos festivais: Europa Jazz Festival du Mans, Rencontres internationales d'Jazz de Nevers e Jazz sur Loire. Participou da turnê européia do saxofonista brasileiro Cacau de Queiroz e também com a cantora brasileira Márcia Maria. Atualmente é integrante da OSUSP (Orquestra Sinfônica da USP) e da Orquestra de Contrabaixos Tropical.
Nath Calan (percussão)
Graduada em Nutrição pela USP e Bacharel em Música – Habilitação em Instrumento (Percussão) pela UNESP, Natali Calandrin Martins estudou com Ricardo Bologna, Elizabeth Del Grande (Escola Municipal de Música), John Boudler, Carlos Stasi e Eduardo Gianesella. Percussão popular estudou com Dinho Gonçalves (Souza Lima) e Guello (ULM). É ex-integrante do Grupo PIAP, realizando concertos pelo Brasil e gravações para TV e Rádio. É musicista convidada por diversas orquestras entre as quais OSUSP, Orquestra Sinfônica de São José dos Campos, Orquestra da UNITAU (Taubaté) e Sinfônica de Rio Claro. Como camerista atua como convidada pelo Percorso Ensemble e Grupo Durum Percussão Brasil, realizando concertos no Brasil e no exterior. Participou de importantes festivais de música e encontros de percussão pelo país, gravando o CD Orquestra Acadêmica do Festival de Campos do Jordão, sob regência de Roberto Minczuk. É responsável por estréias e primeiras audições no Brasil de obras de compositores como Vinko Globokar e Artur Rinaldi. Atualmente é percussionista da Orquestra Sinfônica de Santos e professora do Guri Santa Marcelina.
Graduada em Nutrição pela USP e Bacharel em Música – Habilitação em Instrumento (Percussão) pela UNESP, Natali Calandrin Martins estudou com Ricardo Bologna, Elizabeth Del Grande (Escola Municipal de Música), John Boudler, Carlos Stasi e Eduardo Gianesella. Percussão popular estudou com Dinho Gonçalves (Souza Lima) e Guello (ULM). É ex-integrante do Grupo PIAP, realizando concertos pelo Brasil e gravações para TV e Rádio. É musicista convidada por diversas orquestras entre as quais OSUSP, Orquestra Sinfônica de São José dos Campos, Orquestra da UNITAU (Taubaté) e Sinfônica de Rio Claro. Como camerista atua como convidada pelo Percorso Ensemble e Grupo Durum Percussão Brasil, realizando concertos no Brasil e no exterior. Participou de importantes festivais de música e encontros de percussão pelo país, gravando o CD Orquestra Acadêmica do Festival de Campos do Jordão, sob regência de Roberto Minczuk. É responsável por estréias e primeiras audições no Brasil de obras de compositores como Vinko Globokar e Artur Rinaldi. Atualmente é percussionista da Orquestra Sinfônica de Santos e professora do Guri Santa Marcelina.
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ResponderExcluirmatter to be actually something which I feel I might by no means understand.
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