Páginas

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

BILL GATES E A EDUCAÇÃO

relojes web gratis

Bill Gates vai ensinar as escolas americanas a contornar seus problemas com o baixo orçamento público

Fundador da Microsoft participa de conselho de educadores, nesta sexta  

The New York Times


                        "Ele está propondo mudar uma das coisas com a qual os pais contam – turmas pequenas para ensino diferenciado. Há uma montanha de pesquisas sólidas e o senso comum mostra que classes menores beneficiam os alunos.

                         Bill Gates, fundador e ex-presidente da Microsoft, fez da filantropia voltada à educação seu foco principal desde que deixou o dia a dia da companhia, em 2008. Sua nova área de interesse: ajudar escolas a resolver seus problemas financeiros. 
                         Em discurso preparado para ser divulgado nesta sexta-feira, Gates – que vem ganhando influência considerável nos círculos de educação – pretende exortar os 50 superintendentes estaduais de educação americanos a tomar medidas difíceis para reestruturar os orçamentos da educação pública, sob forte pressão com a crise econômica.

                        Gates defende o fim dos aumentos a professores com base no tempo de serviço e conclusão de mestrado, alegando que eles não estão relacionados à capacidade dos educadores em aumentar o desempenho dos alunos. No lugar disso, sugere premiar os professores mais eficazes que dão aulas para classes com muitos alunos ou ensinam em escolas carentes.
                     "É claro que a reestruturação dos sistemas de remuneração equivale a chutar uma colmeia", – mas é uma tarefa necessária, dirá Gates durante seu discurso ao Conselho de Diretores de Escolas Estaduais, na convenção em Louisville, no Kentucky, nesta sexta-feira. "É preciso reconstruir o orçamento com base na excelência".
                      Os sindicatos dos professores defendem aumentos aos professores à medida em que ganhem experiência e estudem mais. "Sabemos que a experiência faz a diferença no desempenho dos alunos – os professores ficam melhores”, disse Bill Raabe, diretor de negociação coletiva da Associação Nacional de Educação, o maior sindicato dos professores. "E uma formação complementar também. Caso um mestrado melhore seu conhecimento do conteúdo, pensamos que ele deve ser recompensado."
                     Randi Weingarten, presidente da Federação Americana de Professores, falou sobre o discurso de Gates. "Ele está propondo mudar uma das coisas com a qual os pais contam – turmas pequenas para ensino diferenciado. Há uma montanha de pesquisas sólidas e o senso comum mostra que classes menores beneficiam os alunos."
                     Estados e distritos de educação caminham para decisões dolorosas sobre o orçamento, porque dois anos de recessão castigaram as receitas fiscais e municipais, e os 100 bilhões de dólares destinados a estimular a educação pública desde 2009 estão acabando.
                    Alguns especialistas preveem que muitos dos 15.000 distritos escolares do país podem, pela primeira vez em décadas, ter menos dinheiro para gastar no próximo ano fiscal. Nova Jersey, por exemplo, enfrenta um déficit de 10 bilhões de dólares. Em vários outros estados, governadores recém-eleitos estão examinando os gastos escolares, como parte de uma ampla revisão.
                    O secretário de Educação Arne Duncan fez seu próprio discurso em Washington esta semana, com argumentos similares aos de Gates. Autoridades da educação deveriam estar usando a crise para "alavancar a transformação do sistema educativo" em vez de procurar equilibrar orçamentos reduzindo linhas de ônibus escolares ou outras soluções de curto prazo, disse Duncan.
                 "A questão que enfrentamos é como usar a crise como oportunidade par corrigir coisas que precisam de conserto há muito tempo", disse Michael Petrilli, do Instituto Thomas B. Fordham, um grupo de pesquisa conservador de Washington.
Gates aceitou o convite para falar ao conselho, disse ele, porque muitas decisões-chave no sistema educacional descentralizado dos Estados Unidos são tomadas por superintendentes estaduais e conselhos escolares locais. "Estes são os líderes", disse Gates.
                Steven Paine, presidente do conselho, disse que o grupo convidou Gates porque "ele tem uma perspectiva que devemos considerar". Depois de ler uma cópia do discurso do fundador da Microsoft, Paine afirmou: "Todos queremos transformar nosso sistema de educação, mas isso é difícil quando o financiamento está despencando do penhasco". No discurso, Gates afirma que a melhoria do desempenho do aluno é o principal desafio, e que as crises de orçamento tornam as mudanças necessárias. "Você não pode financiar reformas sem dinheiro", disse ele. "E não há mais dinheiro."
               A única saída, segundo Gates, é repensar a forma como os 500 bilhões de dólares em despesas escolares do país são alocados. Cerca de 50 bilhões de dólares são gastos com aumentos salariais para professores com base em tempo de serviço. Outros 9 bilhões de dólares pagam os aumentos salariais para professores com mestrado, diz ele."
---------- 
FRASE DA VEZ:

 "Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo." (Paulo Freire)
-------- 
 ROMANCE À MODA ANTIGA...
 
----------

Nenhum comentário:

Postar um comentário