Páginas

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

CONVITE DOS BONS !



RECITAL DE CANÇÕES GOMESIANAS COM CANTORES DA ABAL CAMPINAS


Integrando a programação do Mês de CARLOS GOMES, a ABAL Campinas realiza na sexta-feira, dia 17, às 20 horas, uma recital com cantores de seu elenco estável na Sala CARLOS GOMES (Centro de Convivência Cultural CARLOS GOMES, Praça Imprensa Fluminense, S/N, Cambui, tel. 3232-4168). Participará dessa realização a Camerata Cordas In Cor,em seu primeiro recital no Mês de CARLOS GOMES, com arranjos e adaptação de Ingvor Hjelmstrom, direção artística de Maria de Lourdes Vasques Leite, e o tenor Vicente Montero (solista), apresentando as canções Suspiro d’ alma, Pensa (primeira versão de Sempre Teco) e Quem sabe!?, e também Regina Márcia Tavares, soprano; Vera Pessagno Bréscia, mezzosoprano; Alcides Acosta, tenor; André Minutti, tenor; Kohdo Tanaka, tenor e José Luiz Águedo-Silva, barítono. Ao piano, Ana Carolina Sacco.

ENTRADA FRANCA
------------

CARLOS GOMES ficou reconhecido internacionalmente como compositor de óperas. Entretanto, há outras composições do Maestro campineiro que cobrem universo bastante diversificado, bem próprio de seu estilo, e que refletem influências e o contexto histórico em que viveu. Neste repertório, encontram-se música sacra, modinhas, cantatas e operetas. Suas modinhas lembram a origem interiorana, festas de salões em volta do piano, os saraus lítero-musicais tão freqüentes no Rio e São Paulo do século XIX. Nas modinhas e canções de CARLOS GOMES vamos achar um pouco do lirismo francês e muito dos tons humorísticos das canções italianas, sobretudo, a forte presença do estilo verdiano, em voga no ensino musical da época.

Da primeira fase, ainda estudante de música, destacamos os títulos mais famosos: Hino Acadêmico e Quem Sabe!?, ambas de 1859. A grande parte dos textos musicados por CARLOS GOMES eram de caráter romântico, realçando o estilo melodramático, típico das árias de salão. CARLOS GOMES compôs cerca de 50 canções, entre românticas e humorísticas, melodias e temas com acentuada influência italiana, mas que conservam sua origem de brasileiro oriundo do interior paulista. CARLOS GOMES é o retrato do Brasil no século XIX, época de dramas, paixões, alegrias e revoluções para a qual a sua música, segundo a leitura de seus biógrafos, “compõe uma trilha sonora perfeita”.
----------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário