Páginas

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

O PAPIRO NASH

MANUSCRITO EXPOSTO EM NY


 Pergaminho de mais de 2.000 anos possui aproximadamente 45 cm de comprimento por 7 cm de largura.
O manuscrito mais antigo e conservado com as mensagens dos Dez  Mandamentos que, segundo a fé judaica, Moisés recebeu no Monte Sinai,  está exposto desde sexta-feira (16) no Museu Discovery de Nova York.
 Escrito em hebraico, o pergaminho de mais de 2.000 anos possui  aproximadamente 45 cm de comprimento por 7 cm de largura e faz parte da  mostra mais ampla sobre os manuscritos do Mar Morto, que inclui mais de  500 artefatos cedidos pela Autoridade de Antiguidades de Israel.
O documento foi descoberto em 1954 e, segundo o Museu Discovery, faz  parte de uma coleção de mais de 900 peças encontradas ao longo dos anos  40 e 50 em uma gruta de Qumran, região situada próxima ao Mar Morto.
 Os manuscritos, também escritos em aramaico e grego, além de hebraico,  são os documentos mais antigos encontrados sobre a vida na Judeia. 
Segundo o museu nova-iorquino, "os Dez Mandamentos são as regras que  constituem os pilares da moralidade e da lei do mundo ocidental",  destacando que o texto "reúne e define como os homens e as mulheres  devem trabalhar e viverem juntos sob sua fé em uma sociedade civil".
 
Essa é a primeira vez que esse pergaminho será exposto em Nova York. A  peça, que contém fragmentos do Deuteronômio, é datado entre os anos 50 e  1 a.C. e é um dos dois únicos manuscritos antigos com os Dez  Mandamentos que existem atualmente.  
Apesar do tempo de existência, o Museu Discovery confirmou que o estado  de conservação do manuscrito é "excepcional", apesar de ser feito com um  material tão frágil como a pele de um animal, ou seja, muito vulnerável  à umidade, a luz e as variações na temperatura.
 
O outro manuscrito, conhecido como o Papiro Nash, está armazenado na  Universidade de Cambridge. Apesar de estar fragmentado, a peça é datada  entre o ano 150 e 100 a.C.  
A identidade do autor das escritas é desconhecida, embora a instituição  nova-iorquina tenha afirmado que muitos especialistas acreditam que  todos os manuscritos do Mar Morto foram escritos por integrantes de uma  seita que se distanciou do Judaísmo e viveu no deserto de Israel do  século 3 a.C. até o ano 68 d.C.
 
O pergaminho dos Dez Mandamentos poderá ser visto até o próximo dia 2 de  janeiro, enquanto o resto da exposição, que foi inaugurada 28 de  outubro, permanecerá aberta até o dia 15 de abril de 2012.

JORNADA NAS ESTRELAS

Um comentário: