O GRANDE MECENAS DA CULTURA DE CAMPINAS
Tive vontade de prestar uma homenagem a este meu amigo, gentil e educado, sem dúvida nenhuma, o maior divulgador de CARLOS GOMES e sua obra e o maior defensor da cultura de Campinas.
José Eduardo é um batalhador desta cidade, então, está mais do que na hora de se fazer uma justa homenagem a ele.
Um homem sempre presente em todos os eventos culturais de Campinas, com sua câmera que não perde nada e nem ninguém.
É muito bom ser sua amiga, Gagliardi !
Campinas te deve muito.
José Eduardo Gagliardi Florence Teixeira, trineto de Hercules Florence, nasceu em Campinas-SP, em 1 de Novembro, na Casa de Saúde de Campinas, pelas mãos do médico, Dr. Lito Marcondes. Seu pai é José Florence Teixeira, bisneto de Hercules Florence, nascido na cidade de Mogi-Guaçú, em 05/03/1913, falecido em Campinas, em 1 de maio de 1973. A mãe de José Eduardo chamava-se Benedita Gagliardi Florence Teixeira, natural de Campinas, nascida em 20 de setembro de 1918 e falecida em 14 de abril de 1978. Os pais casaram-se no dia 28 de setembro de 1938. José Eduardo tem duas irmãs, Ana Maria Gagliardi Florence Teixeira e Maria Regina Florence Teixeira Hunziker. Seus avós são Luciano Bicudo Teixeira, natural de Campinas, onde nasceu em 18 de novembro de 1865, cidade em que faleceu no dia 20 de novembro de 1931; e Anna Cândida Florence Teixeira, também de Campinas, nascida em 05 de abril de 1872 e falecida em 26 de julho de 1939.
A sra. Anna era neta de Hércules Florence. O pai dela, Amador Bueno Machado Florence, foi o primeiro filho de Hércules Florence, tendo sido um dos fundadores do Colégio Culto à Ciência. Foi também professor do Colégio Culto à Ciência, do Colégio Florence e exerceu a presidência da Câmara Municipal de Campinas. O bisavô materno, Vicente Gagliardi, imigrante italiano, tornou-se proprietário das fazendas São Francisco, Barra e Cascata, posteriormente compradas pela Rhodia e, também, Replan, a Refinaria do Planalto da Petrobrás. Boa parte do município de Paulínia encampa as três fazendas de Vicente Gagliardi. Esse bisavô de José Eduardo doou dinheiro para a compra do primeiro avião do aero clube de Campinas, cujo presidente na época era o médico Dr. Lito Marcondes.
José Eduardo Gagliardi Florence Teixeira estudou nos Colégios Ave Maria, Dom Barreto, Diocesano Santa Maria, Academia São Luis e cursou o ensino superior na Universidade Católica de Campinas. Na Academia São Luiz, José Eduardo concluiu o curso de Técnico em Contabilidade e na PUC-C, a Faculdade de Administração de Empresas. Começou a trabalhar aos 15 anos de idade, quando durante o dia era funcionário da Auto Agrícola Campineira (Concessionária Mercedes Benz) e estudava no período noturno. Permaneceu dois anos na Auto-Agrícola, passando depois para a Equipesca, onde permaneceu um ano até ser contratado pela multinacional Equipamentos Clark, localizada em Valinhos, em fevereiro de 1965, ali trabalhando 18 anos até fevereiro de 1983. Ingressou posteriormente na Hunziker Contabilidade e Advogados, por oito anos, e atualmente presta serviços ao Grupo Santaterra, isso desde outubro de 1991.
José Eduardo destaca que foi devido à sua prima, Floripes Gagliardi, que realizava recitais de acordeão, e à sua irmã, Regina, que fazia conservatório de canto, como cantora lírica, no registro de contralto, além de primas que estudavam piano, que cresceu escutando música clássica, vindo daí o gosto pelos concertos da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, que acompanha ao longo dos anos e também por espetáculos de Ópera, da qual tem uma coleção, especialmente as obras do grande Maestro Antonio CARLOS GOMES.
A partir de 1971, tendo assistido o soprano Niza de Castro Tank cantar a ópera La Traviata, em Campinas, sob a regência do maestro Diogo Pacheco, no Teatro Municipal José de Castro Mendes, onde também atuou seu amigo e colega da Clark, Alcides Acosta, José Eduardo passou a apreciar muito a voz e arte de Niza Tank. Por uma feliz coincidência e interessante curiosidade, o único professor que Niza Tank teve foi Sylvio Bueno Teixeira, primo de José Eduardo por parte de seu avô Luciano. O pai de Sylvio Teixeira era irmão do avô de José Eduardo. Com o primo, prof. de técnica vocal, Sylvio Bueno Teixeira, José Eduardo revela que também pôde aprender muito sobre ópera, uma vez que assistiam juntos as óperas no Municipal de SP lado a lado, e o avô comentava com José Eduardo todos os detalhes.
Mas, com gosto eclético, José Eduardo aprecia música popular, onde sempre foi seduzido pelo estilo e pela voz da cantora Ângela Maria. Ele possui todos os LPs e CDs gravados pela “Sapoti”. No futebol, desde criança é torcedor da Ponte Preta, o que considera ser uma herança familiar, uma vez que seus pais, tios, primos são todos pontepretanos. José Eduardo igualmente sempre morou no bairro da Ponte Preta. Seus outros interesses são o cinema, teatro, disco, revistas e jornais. Destacam-se em sua preferência musical os nomes de Ray Conniff, Sara Brightman, Andréa Boccelli, Edith Piaf, Maria Callas, José Carreras, Plácido Domingo e Renata Tebaldi.
José Eduardo frequenta a Igreja de Santo Antonio e tinha duas tias, irmãs, de seu pai, pertencentes a Ordens Religiosas católicas e que já são falecidas: a Madre Helena do Calvário, (tia Marieta), abadessa na cidade de Santa Fé, Argentina, e Irmã Maria Angelina do Calvário, tia Hilda, pertencente ao Colégio Coração de Jesus Campinas.
José Eduardo se identifica muito com a música de CARLOS GOMES, a qual divulga o mais possível, através de CDs ou DVDs, que já ofereceu aos cantores da ABAL Campinas, músicos da Sinfônica, Maestros, ao soprano Niza de Castro Tank, a Vereadores, aos diretores do CCLA, do Rotary, etc. Foi graças a um pedido seu ao então Vereador Signorelli, a ABAL Campinas conseguiu gravar o primeiro DVD no plenário da Câmara reunindo 20 canções e árias de CARLOS GOMES. José Eduardo Gagliardi Florence Teixeira desempenha a função de Diretor Tesoureiro da Associação Brasileira CARLOS GOMES de Artistas Líricos, mas como já foi também Diretor de Marketing da entidade, familiarizando-se com a arte de estabelecer relacionamentos, também, divulga os eventos da ABAL Campinas nos jornais e emissoras de rádio.
Na condição de trineto de Hércules Florence, José Eduardo coloca o maior empenho para a realização das Semanas Hercules Florence. Conseguiu excelente relacionamento na imprensa de Campinas e estende sua atuação cultural em benefício de entidades como o Centro de Ciências, Academias, etc. José Eduardo sempre acompanhou e apoiou as atividades da ABAL Campinas, estando presente na entidade desde o primeiro recital nas escadas no Centro de Convivência em 18 de dezembro de 1981. Antes da ABAL Campinas, prestigiava os recitais da Sociedade Scala (Sociedade Campineira Lírico Artística), que funcionou no Circulo Militar de Campinas, e da Sociedade Cantorum, fundada pelo tenor José Soares Marialva.EM BOA COMPANHIA
Recebi por e-mail, de José Eduardo Gagliardi:
ResponderExcluirObrigado pela homenagem.
Detalhe:o meu avò Luciano Bicudo Teixeira faleceu antes de eu nascer.Quem assistia ópera no Teatro Municipal de SP
ao meu lado e me dava orientações era o meu primo, Prof. de técnica vocal, Sylvio Bueno Teixeira.
As duas tias freiras do Colégio Coração de Jesus que eram irmãs do meu pai são falecidas.
Veja se tem como enviar para mim por email a matéria, pois, queria guardar no micro.
Eduardo
Vou mandar, sim, Eduardo... e já está tudo corrigido no texto.
ResponderExcluirBeijo
Uma bela trajetória familiar!
ResponderExcluir