Páginas

sábado, 17 de dezembro de 2011

AH !... AS ÁRVORES !

ÁRVORES SÃO BOAS MÃES !

Sou fascinada por árvores. Como minha outra paixão é a fotografia, fiz um álbum apenas com fotos deslumbrantes de árvores ! Mas estas não são do meu álbum, embora algumas delas estejam lá.
No mundo inteiro, existem árvores extremamente fantásticas que parecem vir de outro planeta; exóticas, perfumadas, fecundas ou simplesmente, lindas. Que tal fazer uma pausa e se recostar sobre a sombra de alguns desses seres vivos excepcionais?
1 - SANGUE DE DRAGÃO:

Provavelmente a mais sobrenatural e misteriosa de todas, a árvore de sangue de dragão tem a aparência mais alienígena da Terra. 
 A resina vermelha que a árvore produz é usada em batons, magia, ritual e alquimia. 
 Em rituais de vodu, para atrair amor ou dinheiro ou pode simplesmente ser usada para refrescar o hálito ou como pasta de dente.        

2 - ABRICÓ-DE-MACACO OU ÁRVORE BOLA-DE-CANHÃO

A árvore apropriadamente chamada de bola-de-canhão, comum no norte da América do Sul e Caribe, muitas vezes exige uma placa de alerta embaixo dela: seus frutos podem cair quando maduros, e uma vez que têm mais de dez centímetros de diâmetro, podem facilmente matar um homem.

Não é legal plantar essas árvores perto de calçadas e ruas. 

 Mas, se conseguir chegar perto, entretanto, você terá uma grande visão de suas flores incríveis.

3 - BOMBAX OU ÁRVORE DO ALGODÃO DE SEDA

Outra árvore com flores exóticas fantásticas é a Bombax, também conhecida como árvore do algodão de seda. Essa árvore pertence a uma família de baobá, é originária da Índia e traz muita cor para as ruas do Oriente Médio e Ásia          (especialmente Israel e Índia). 
 Tem grandes flores vermelhas, tão intensamente coloridas que quase parecem ser feitas de plástico.          
 Aparentemente, essa árvore magnífica pode ser cultivada em miniatura,          como uma árvore de bonsai, a partir de uma única semente plantada. Abaixo, outra da família, Bombax ellipticum, em forma de concha de tartaruga.


Um outro tipo de árvore Bombax tem uma história sinistra: de acordo com o folclore de Trinidad e Tobago, o “Castelo do Diabo” é uma árvore do algodão de seda que cresce nas profundezas da floresta, onde Bazil, o demônio da morte, foi preso por um carpinteiro. 

Segundo a lenda, o carpinteiro enganou o diabo para entrar na árvore (na qual esculpiu sete quartos, um acima do outro), e Bazil ainda reside lá.
Essas árvores ainda podem ter raízes enormes, como as do Lago Camecuaro, no México.


 4 –  ÁRVORE-DE-PÃO-DE-MACACO    

Falando de baobás, a árvore-de-pão-de-macaco pode vir em muitas formas estranhas, como o formato de garrafa, ou pode alcançar o céu com a raiz nua, como galhos, criando a ilusão de ser plantada de “cabeça para baixo”.


Baobás armazenam muita água em seus troncos inchados: até 120.000 litros. Alguns troncos vazios eram tão grandes que foram rotineiramente usados como prisões, na Austrália Ocidental. Em uma árvore, podia caber até 5 pessoas dentro.

E por que esse nome ? Os frutos da árvore são também chamados de “frutas de Judas” (a fruta tem 30 sementes dentro, como 30 “moedas de prata”).

As flores brancas são polinizadas por morcegos.


 As fotos abaixo foram tiradas no local onde essas árvores podem ser melhor          fotografadas, em Madagascar:



 5 - FIGUEIRA-DE-BENGALA        

Essa é uma figueira enorme, com uma sombra maravilhosa: a árvore Banyan (Ficus benghalensis) é a árvore nacional da Índia, também chamada de figueira-de-bengala. No país, as pessoas adoram esta árvore, vagando entre suas poderosas raízes aéreas: ela pode crescer tanto quanto um quarteirão inteiro, como, por exemplo, a Grande Árvore Banyan, que por si só é uma floresta.

Em um ponto da história, essa era a maior árvore do mundo em termos de área da copa; uma estrada de 330 metros de comprimento foi construída em torno de sua   circunferência, mas a árvore continua a se espalhar para além dela. A          circunferência de todo o complexo de árvores cultivadas a partir de um          ancestral central – ainda muito vivo e com tudo conectado a ele – é medida em quilômetros.


6 - TULIPEIRA     

A bisnagueira, tulipeira-do-gabão ou chama-da-floresta tem o potencial de se tornar uma espécie invasora, mas muitas vezes, é plantada em áreas urbanas.

 Quem sabe um dia veremos uma cidade inteira tomada por essas grandes          florações laranjas. As sementes dessa espécie também são polinizadas por          morcegos e acredita-se que crianças usem seus botões para brincar de          esguichar água uns nos outros.


 7 - JACARANDÁ        

Jóia da Austrália e da Nova Zelândia, a árvore Jacarandá tem belas flores          roxas.    
     Jacarandás florescem por toda brisbane, pintando as ruas e ciclovias de lilás e dando uma cor e charme especial a cidade. Particularmente os estudantes não gostam muito dessa época já que, em Brisbane e em Sydney, existe um ditado que quando o jacarandá começa a florir, significa que a época das provas também começa. "One won't start studying for exams until the jacarandas have molted".

Outras árvores com formas diferentes, moldadas pelo vento, ou por outros          elementos naturais…







ou moldadas pelo homem, como parte de uma certa arte arbórea, arquitetura        viva!




Mesmo árvores mortas podem ser bastante expressivas:



 E por fim, esta árvore, talvez uma das mais encantadoras do mundo. Para quem é fã de Tolkien (autor de O Hobbit e Senhor dos Anéis), dá quase para ouvir o canto dos elfos, não?
MAGIC TREES

3 comentários:

  1. Carmen Lins de Carvalho17 de dezembro de 2011 15:22

    Incrivel e educativa essa matéria sobre as árvores. Senti-me rodeada de árvores verdes e coloridas. Parabéns, Denise!

    ResponderExcluir
  2. Jacarandás também são vistos em ruas de Porto Alegre.
    Exuberâncias da natureza!

    ResponderExcluir