Páginas

sábado, 17 de dezembro de 2011

CCC - VERGONHA DE CAMPINAS


 LITERALMENTE SEM TEATRO
 Publicações do jornal 'Correio Popular' de Campinas: 15 e 16 de dezembro de 2011

TEATRO DE CONVIVÊNCIA É INTERDITADO POR PROBLEMAS ESTRUTURAIS EM MEIO À PROGRAMAÇÃO DE NATAL

(...) o espaço possui risco de incêndio, que pode ser causado por curto-circuito devido a infiltrações na estruturada obra.
O ambiente foi considerado insalubre, sem garantia de estabilidade e de segurança. (...)
 (...) A previsão mais otimista, caso se obtenha os R$10 milhões necessários para a reforma, é que o CCC reabra no segundo semestre  de 2012.
A meta no entanto, dificilmente será cumprida, já que não há prazo definido sequer para a elaboração do edital de contratação da obra. (...)
(...) O anúncio feito em meio à programação de fim de ano revoltou a classe artística e grupos que se apresentariam no local - um espetáculo que estava previsto para ontem foi cancelado de última hora e profissionais que montavam o cenário chegaram a ser retirados.
À noite, artistas da Academia Cia. de Ballet, que apresentariam a peça O Corcunda de Notredame, se caracterizaram para o espetáculo, distribuíram o programa e apresentaram alguns trechos em frente ao teatro. Casais com crianças que participariam da encenação, foram pegos de surpresa com as portas fechadas. (...)

(...)A falta de manutenção ao longo dos anos foi um dos motivos apresentados pelo laudo, o que teria facilitado o aparecimento de infiltrações e os riscos de curto-circuito e incêndio. (...)
(...) De acordo com o secretário de cultura, Bruno Ribeiro, há planos para que o espaço passe por reforma no ano que vem.
Entretanto, parcerias com empresários precisam ser definidas.
"Vamos nos reunir com a Acic na semana que vem para tentar sensibilizar o setor para nos ajudar." (...)
(...) Segundo ele, a expectativa é de que  no primeiro semestre do ano que vem o teatro Castro Mendes, também fechado e em reformas, possa ser reinaugurado.
" Assim, teremos novamente um espaço para comportar parte da programação." (...)
(...) O prefeito Demétrio Vilagra disse que a ação foi necessária.
"O CCC é um importante patrimônio da cidade, mas o maior patrimônio de Campinas é o seu povo e é por ele que eu tenho que zelar."
A prefeitura informou que a apresentação da OSMC no dia 23 de dezembro, no teatro de arena, está mantida.
 Publicado no dia 16 de dezembro:

VISTORIA REVELA QUE FALTA DE MANUTENÇÃO É ANTIGA
Correria pelos corredores, reuniões na sala do secretário e isoladas pelos cantos. (...)
(...) e a alternativa foi pulverizar os espetáculos para outros espaços da cidade.


(...) Risco iminente de curto-circuito e incêndio, infiltrações em quase todo o edifício, estrutura metálica exposta e oxidada devido à penetração de água, ligações elétricas irregulares, falta de segurança e uma série de improvisos para solucionar um sem número de problemas que há anos se arrastam sem solução no CCC. (...)
 Lustres apagados em plena noite de Concerto da Sinfônica (risco de curto-circuito)

(...) De acordo com um funcionário, o CCC não vê um único sinal de manutenção há pelo menos 3 anos. (...)
(...) Segundo o engenheiro civil e de segurança do trabalho da Semurb " o risco de incêndio é grande, pois temos uma série de ligações clandestinas, risco de curto-circuito, exposição de fios de alta-tensão, falta de limpeza e muito material que serviria como combustível no caso de um incêndio." (...)
(...) A falta de massa asfáltica, que exerce o papel de impermeabilizante e envolve o prédio, não é renovada há muitos anos de acordo com a análise de 3 profissionais.
No forro, localizado sobre o palco do teatro, há mais improviso.
Na metade esquerda do teto, uma telha de fibra foi instalada abaixo da estrutura de concreto da laje.
A 'gambiarra' serve para evitar que a água caia e ocasione inundações.
Na metade direita há 2 lonas que exercem o papel de telhado improvisado. (...)
(...) Ao percorrer todos os caminhos do CCC, a reportagem chegou a encontrar, no forro, elementos típicos de cavernas: estalagnites e estalactites. (...)
(...) Uma caixa de força na sala de ventilação, ao lado do teatro, estava completamente deteriorada. (...)
(...) Até uma tampa de esgoto, aberta, foi encontrada no camarim.
  Recebi por e-mail, da minha amiga Marisilda:
Marisilda é Advogada Autônoma

"Prezados Senhores.

Recebi da SECRETARIA DE CULTURA a instrução de encaminhar minha pergunta à  Unidade de Fomento, Difusão de Produção Cultural - Assistência Técnica aos Municípios, tel (11) 26278255 email: atorres@sp.gov.br , com Aline.

A questão é que estamos desesperados em Campinas pois só temos dois teatros municipais: um fechado há alguns anos para reformas (sem previsão para terminarem) e o outro possivelmente será fechado no começo de 2012.

Os órgãos municipais não dão a devida importância à cultura. Eu que participei do Conselho de Cultura da cidade por muitos anos vi isso. Falta dinheiro e falta vontade política.

O Governador de São Paulo esteve na cidade de Campinas e foi anunciado que o estado construiria um novo teatro. A notícia é que seria no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim.

Com essa informação contatei a Secretaria do Meio Ambiente. Depois fui até a Procuradoria do Estado. Por fim falei com a Secretaria de Cultura que me mandou para essa unidade.

Pergunto: posso ter esperança de que esse teatro vai sair ou ele é uma possibilidade muito futura que só umas três gerações prá frente é que talvez a vejam concretizada.

Agradeço imensamente a atenção que derem à presente."

Marisilda Tĕscàroli

Augusto Barreto - site Vip Virtual fez uma solicitação à Defesa Civil sobre o estado do teatro de Arena, que muito ajudou a atitude de fecharem o teatro.

Prezado Cidadão,

       A Sua Solicitação de Número: 2011.4.45216, obteve a seguinte resposta no dia 15/12/2011:


       A DEFESA CIVIL ESTEVE NO LOCAL JUNTAMENTO COM ENGº  MARCELO CANDIDO ONDE FOI CONSTATADO BASTANTE INFILTRACAO NO TEATRO COM POSSIBILIDADES DE CAUSAR CURTO CIRCUITO NA PARTE ELETRICA DO PREDIO.
ENCAMINHE-SE AO DUOS PARA PROSSEGUIMENTO.
CARTA AOS JORNALISTAS e vereadores
 AMIGOS,
A lacração do Centro de Convivência é sem dúvida, uma ação política visando  tirar o foco da votação que pode tirar o "suspeito", ex foragido da justiça, vice prefeito do governo Hélio e infelizmente Prefeito da nossa cidade  Demétrio Vilagra da Prefeitura de Campinas.

Em algumas reuniões, a Secretaria de Cultura, nunca escondeu que a ordem de lacração vinha do gabinete do Prefeito.

É uma pena que o Sr. Secretário municipal de cultura, sirva aos interesses da Secretaria de Governo sem discutir e com isso, coloca em risco um evento cultural tão importante  para a cidade.

Pedimos aos amigos jornalistas que sempre estiveram na luta pela cultura, que   não se deixem enganar.


Os problemas apresentados, são apontados pela APTC a pelo menos 20 anos e sempre nos foi dito que o teatro não corria risco nenhum. Por que, agora, às vésperas da Campanha de Popularização do Teatro e também da votação pelo afastamento do Prefeito tudo isso vem à  tona  ?



PELO BEM DA CULTURA E DA CIDADE, FORA VILAGRA !!!
      Ton Crivelaro
 
COMENTÁRIO DA DENISE:

  Uma total e completa falta de respeito da secretaria de (des)cultura, decidir fechar aquele pseudo-teatro, com os artistas montando o cenário para em seguida entrarem em cena, ainda porque as crianças estavam prontinhas e já nervosas, para as apresentações. Este lixo em que se transformou o único 'teatro' que temos, já deveria ter sido fechado há tempos... estavam contemporizando até não ter mais como protelar, essa é que é a verdade.

Sr. Bruno Ribeiro, é muita falta de vergonha da prefeitura, especialmente de sua secretaria, pedir dinheiro para os empresários da cidade, que já são cobrados por tudo e mais um pouco !
É responsabilidade da prefeitura fazer esta reforma com o NOSSO dinheiro, com o dinheiro DO POVO ! É pra isso que pagamos inclusive seus gordos salários.
Qualquer certidão negativa que se busque nesta porcaria de prefeitura, custa R$20.00 !
Além deste arremedo de teatro estar prestes a cair, ainda há inúmeros problemas pela cidade: mais buracos do que gente nas ruas... pichações por todos os lados... outros prédios caindo com um simples sopro, fiações das ruas completamente expostas, esgotos a céu aberto, etc...
Campinas está uma vergonha e graças à maravilhosa administração do Dr. Hélio e ao enorme e sujo rabo deixado por ele.

Sr. Bruno, por que não vai buscar o dinheiro roubado de Campinas onde ele está ? 
Vá lá, porque é com este dinheiro (do povo) que vocês tem que restaurar este 'teatro'.
Não tem que sensibilizar empresário nenhum, sr. Bruno... isso é com vocês !!!
Ora bolas ! A administração rouba quanto quer e depois vem com este blá...blá...blá...de sensibilizar empresários ?
Parem de roubar o povo descaradamente que o dinheiro aparece.
A arrecadação de Campinas é descomunal. Mas o roubo também.
E a secretaria de descultura não tem moral para prometer ou estabelecer prazo nenhum mais. Não tem palavra !
Estamos FARTOS dessa pouca ou nenhuma vergonha de nossos 'administradores', meu amigo !
Suas palavras não colam mais. Aliás, é melhor ficar de boca fechada, porque o que esta secretaria fala não se escreve.
E quando se escreve, o povo rí...

E quanto a "teremos novamente um espaço para comportar parte da programação",... só se for na sua terra, porque nós, campineiros, queremos e exigimos um Teatro magnífico para grandes programações e não deixaremos por menos.
Sr. prefeito, se o povo de Campinas fosse mesmo seu maior patrimônio, a turma do prefeito, do qual o sr. era vice, não seria tão 'desadministrado', não acha ? 
Ao invés de '... pulverizar os espetáculos para outros espaços da cidade.' dever-se-ía pulverizar muita gente da administração de Campinas pra outros lugares... e bem longínquos.


E o pior de tudo é que esta restauração do CCC, urgente e necessária, será mais uma bela maneira de enriquecimento ilícito de muita gente por aqui.
Ilícito, mas não punido com cadeia e restituição.
É por isso que Campinas virou a 'casa da mãe Joana' ou a 'terra de ninguém', ou a 'galinha dos ovos de ouro'... 
Eu preferia como era conhecida antes: terra de CARLOS GOMES, embora nunca tenha merecido este título.

EBONY AND IVORY - Lennon

4 comentários:

  1. Nada mais a declarar, senão endossar fielmente as palavras da Denise. Sr. Bruno, uma pergunta: o sr. acessa internet? Recebe email? Acho que não. Pois, se assim o fizesse, não teria cara de sair na rua nem dar entrevistas babonas. O povo conhece já as artimanhas políticas debochadas de todos vcs. Junto à sua secretaria todas as outras, porque tudo nessa prefeitura caminha à marginalidade do que deveria. Não tem nenhum segmento da administração de Campinas que esteja minimamente razoável e como o exemplo puxa comportamento, podemos dizer que até alguns setores privados e/ou terceirizados estão animados com esse trem da alegria... Liliana

    ResponderExcluir
  2. Minha culta,inteligente e corajosa amiga, Liliana... quem dera todos os que lessem sobre estas sujas demonstrações de desamor pela cidade e que tivessem as mesmas opiniões que nós, tivessem a coragem e o despojamento de expressar suas sinceras opiniões...
    Beijo, amiga e obrigada por comentar !
    Campinas precisa de nós.

    ResponderExcluir
  3. O dinheiro que foi roubado de Campinas tem que ser devolvido, no mínimo R$ 615 milhôes, fora o que ainda irão descobrir. Este dinheiro é de Campinas, para o teatro, escolas, creches, postos de saúde, etc. Onde esta este dinheiro? Sr. Prefeito Vilagra, por acaso já pediu o bloqueio dos bens dos possíveis culpados?

    ResponderExcluir
  4. Mesmo não sendo de Campinas, só posso fazer um comentário: lamentável!

    ResponderExcluir