Páginas

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

ELES SÃO PRA LÁ DE ESTRANHOS

ESTRANHA ARTE DA NATUREZA
 Uma galeria de criaturas extremas...uns raros e belos...outros  estranhos, bizarros e assustadores ! Mamíferos, aves, répteis, anfíbios e  peixes...nas mais remotas, complexas e diversificadas formas, cores e  tamanhos. Uns grotescos, com aparência pré-histórica e uns com a  aparência dócil e meiga, parecendo bichos de pelúcia. Uns à beira da  extinção e outros recém-descobertos pela ciência...É a Natureza dando o  seu show à parte...mostrando que a evolução das espécies não parará por  aí...Resta-nos apenas apreciá-las...e respeitá-las !

 Gado Watusi

NOME COMUM:  Gado watusi
NOME CIENTÍFICO: Bos taurus
NOME EM INGLÊS: Watusi
NOME EM ESPANHOL: Ankole
FILO: Chordata
CLASSE:Mammalia
ORDEM: Artiodactyla
FAMÍLIA: Bovidae

 CARACTERÍSTICAS:
Comprimento máximo do chifre: 1,25 m
Circunferência máxima do chifre: 46 cm
Afastamento máximo dos chifres na base: 50 cm
ORIGEM: África
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA: Presentes em numerosos lugares do continente Africano.                         
Estes  raríssimos bovinos são uma raça que está em vários lugares da África,  sobre tudo em lugarejos, de onde vem o nome watusi. São  animais de chifres enormes.

Os chifres dos watusi são  consideradas sagradas em territórios de Ruanda. O  exemplar acima se chama Lurch e é um caso excepcional que se encontra  nos livros dos Recordes (Guiness Book). Os chifres de Lurch foram  medidos em maio de 2003 e tinham uma circunferência de 95,25 cm.                        
Trata-se realmente de uma espécie rara e curiosa, pois não deve ser muito cômodo carregar estes chifres enormes.
A criação  seletiva dos bovinos inclui algumas fases, cada uma com determinado  objetivo. Na primeira fase (domesticação),  procura-se tornar o animal dócil. Depois, há uma nova seleção para aumentar a  produção de leite ou carne, a força de tração ou mesmo a capacidade de adaptação a pastagens pobres. Já o gado do leste africano é o resultado de uma seleção com finalidade de prestígio.

O gado Watusi provavelmente resulta do cruzamento do zebu com os bois de chifres compridos do Antigo Egito.  Por que ele é selecionado para ter chifres compridos? Isso é feito tanto por razões religiosas quanto por razões de prestígio,  em regiões onde a riqueza é contada pelo número de cabeças de gado. Os povos do leste africano nunca abatem seu gado: não comem carne e se contentam em   misturar o leite com  o sangue tirado da jugular do animal.                        
Os mais  belos exemplares, chamados Inyambos, são praticamente sagrados. Suas  fezes, depois de secas, servem de combustível e sua urina é usada em toalete.  

O Sagüi-de-cara-branca (Callithrix geoffroyi) é uma espécie de sagüi que é endêmica do Sudeste do Brasil. Tais sagüis possuem a parte anterior da cabeça branca e dois tufos de pêlos negros anteriores às orelhas.

Esse macaco pode ser encontrado na Amazônia, Guiana francesa e Venezuela.

Lagarto Voador

O lagarto-de-gola (Chlamydosaurus kingii), também chamado de lagarto-voador ou dragão-voador, é chamado assim pelo rufo que sai do seu pescoço e que lhe permite prolongar os seus saltos e o manter em sua temperatura estável. O animal é ectotérmico, fica exposto ao sol cerca de 40 minutos. Os seus ovos são depositados num ninho cerca de 50-20 centímetros abaixo do solo e a encubação leva de dois a três meses. Os  lagartos-de-gola vivem nos desertos quentes do norte de Austrália. 

São  répteis cobertos de escamas e pertencem à família dos Agamídeos, tendo  como característica principal a possibilidade de esticar as dobras da  sua pele, na lateral do corpo e formar uma “asa”, o que lhes permite  planar de uma árvore a outra. Podem atingir o tamanho de até 90 centímetros  de comprimento. Alimentam-se de insetos pequenos que encontram na área onde habitam. Quando o lagarto tem medo ele abre a boca mostrando um revestimento brilhante rosa ou amarelo exibindo tons laranjas e  vermelhos. O tamanho do lagarto torna-o alvo fácil para predadores como  águias. A sua cor corresponde à cor da terra e das árvores onde vive, mas os machos são mais coloridos do que as fêmeas. Geralmente vivem  sozinhos para escapar do inimigo e são bastante velozes quando correm  sobre as patas traseiras.

Salamandra

O axolote ou axolotle (do nauatle axolotl) (Ambystoma mexicanum) é uma espécie de salamandra que não se desenvolve da fase de larva. É um exemplo de animal neotênico, pois conserva durante toda a vida brânquias externas, uma característica do estado larval. Os axolotes são muito usados em laboratório devido à sua capacidade de regeneração.

Um axolote adulto pode medir de 15 a 45 cm embora o comprimento mais comum seja 23 cm e seja raro encontrar um espécimen com mais de 30 cm. Os axolotes possuem características típicas do estado larval das salamandras, incluindo brânquias externas e barbatanas caudais desde o final da cabeça prolongando-se por toda a extensão da cauda. As cabeças são amplas e possuem olhos sem pálpebras.

Os machos são identificáveis apenas na época de reprodução pela presença de cloacas muito mais pronunciadas e de aspecto redondo.

Shoebill

O Shoebill (Balaeniceps rex) também conhecido como Whalehead ou Cegonha Shoe-billed, é um grande pássaro. O pássaro adulto mede de 115 a 150 centímetros de altura, de 100 a 140  centímetros de comprimento, de 230 a 260 centímetros de distância de asas e pesa de 4 a 7 kilos.

Seu bico estendido mede em média 30 centímetros. O animal adulto é geralmente cinza, enquanto que os jovens são de cor marrom. Vive nos grandes pântanos do leste da África, entre o Sudã e Zâmbia.

Coelho Angorá

Originário de Ankara, na Turquia, essa espécie de coelho é  considerada calma e mansa. Normalmente, são bastante procurados para a retirada de seus pelos como uso de lã.
O coelho Angorá é uma variedade de coelho doméstico criada pelo seu pêlo longo e macio. O Angorá é um dos tipos mais antigos de coelho  doméstico, junto com o gato de Angorá e a  cabra de Angorá.

Sagui Imperador

Sagui Imperador (Emperor Tamarin): Pode ser encontrado na zona sudoeste da Amazônia entre Peru e Bolívia.O Sagüi-imperador (Saguinus imperator) é uma espécie de sagüi que habita o Oeste da região da Amazônia.

Tais sagüis possuem o dorso acinzentado, cauda laranja e boca rodeada por longos pêlos brancos, que formam uma espécie de bigode.

 Okapi

O ocapi é uma das duas espécies remanescentes da família Giraffidae, sendo a outra, a girafa. É nativo das florestas úmidas do nordeste da República Democrática do Congo, e era conhecido somente pelos habitantes locais até 1901. Esta obscuridade levou a Sociedade de Criptozoologia a adotá-lo como seu emblema.

 Os ocapis têm corpo escuro, com riscas brancas bem visíveis nas patas. A forma do corpo é semelhante à da girafa, embora o pescoço dos ocapis seja muito mais curto. Ambas as espécies possuem línguas muito longas (aproximadamente 30 centímetros de comprimento), azuis e flexíveis, que usam para retirar folhas e rebentos das árvores.  A língua do ocapi é tão longa que lhe permite lavar as pálpebras e  limpar as orelhas com ela; juntamente com a girafa, são os poucos  mamíferos que conseguem lamber as próprias orelhas. Os ocapis machos  possuem pequenos chifres cobertos de pele.

Os ocapis têm um comprimento de 2 a 2,5 metros, e uma altura de 1.5 a 2 metros nas espáduas. O seu peso varia entre 200 e 250 quilos.
Além de folhas e rebentos, os ocapis comem relva, samambaias, frutas, e fungos.
São animais essencialmente diurnos e solitários, juntando-se apenas para acasalar.  Dão à luz apenas uma cria de cada vez, que pesa cerca de 16 kg, após um  período de gestação de 421 a 457 dias. As crias são amamentadas por até  dez meses, atingindo a maturidade entre 4 e 5 anos de idade.
Os ocapis não estão classificados como espécie em perigo de extinção, mas são ameaçados pela destruição do seu habitat e pela caça furtiva. O trabalho de proteção no Congo inclui a continuação do estudo do comportamento do ocapi, e levou à criação em 1992 da Reserva de fauna dos ocapis. A Guerra Civil do Congo ameaçou tanto a vida selvagem como os trabalhadores da reserva.
Seu nome deriva do som que produz. O epíteto da espécie (johnstoni) é uma forma de reconhecimento do explorador britânico Sir Harry Johnston, que organizou a expedição à Floresta de Ituri que pela primeira vez capturou um ocapi para fins científicos. Primeiramente foi classificado como uma espécie de eqüídeo selvagem, recebendo o nome de Equus johnstoni.

Caranguejo Gigante - Caranguejo de Coco 

O caranguejo do coco é o maior artrópode de vida terrestre em todo o mundo. É também  chamado de caranguejo ladrão, ermitão terrestre, e ladrão de palma.
A espécie habita as regiões costeiras de florestas das ilhas do Pacífico.

Ele é um caranguejo gigante, que pode chegar a um metro comprimento e chega a pesar 17kg. Eles tem 8 patas e suas maiores características são as fortes pinças capazes de partir um coco  ao meio! A criatura consegue escalar o tronco de palmeiras e coqueiros  em busca dos frutos. 

O caranguejo do coco é nativo das ilhas  paradisíacas do Oceano Índico. Ele tem hábitos noturnos e é o único caranguejo do gênero Birgus.
Além do coco, que ele costuma devorar, o caranguejo consume frutas, folhas, cascas dos ovos de tartaruga e até mesmo de outros animais.

Este animal é fortemente atraído por objetos brilhantes. É normal que  pessoas com propriedades nestas ilhas descubram que jarros de planta e  objetos de prata foram roubados pelos caranguejos do coco.

 Armadillo Rosado

O Armadillo Rosado é originário da Argentina e mede aproximadamente  uns 10 centímetros, por ser o menor da família dos tatus. Vive principalmente nas zonas arenosas e secas onde abundam os  arbustos e, como indica seu nome, seu corpo é de cor rosa pálido.

Uma de suas maiores características é a capacidade de enterrar seu corpo completamente em poucos segundos, quando se sente ameaçado.

Macaco Uakari 

Os macacos Uakari são animais agéis e  bastante ativos quando em seu habitat natural, no entanto, em cativeiro  são silenciosos. São animais com aparência diferente, visto que possuem  pelos em toda parte do corpo, menos no rosto.

Uakari Careca

 Acredita-se que o nome Uakari venha do  termo indígena “Dutchmen”. São animais interessantes e existem em 3  espécies diferentes: Uakari-preto, Uakari Bald e Ayres Uakari.

Uakari Preto

As espécies de uakari reconhecidas até agora, são encontradasa noroeste da Bacia Amazônica. 

 Ayres Uakari

O Uakari Careca é encontrado no norte do Rio Amazonas e no sul do rio Japurá.

Blobfish

Com densidade levemente menor que a da água, é quase levado por ela e usa pouco seus músculos flácidos.Habitam a grande profundidade no sudoeste do Oceano Pacífico, na Austrália e na Tasmânia. 

Pertencem à família Psychrolutidae e sua carne é gelatinosa e ele se alimenta de qualquer coisa que estiver flutuando na água.


Toupeira Nariz-de-Estrela

A toupeira de nariz em estrela (Condylura cristata)  é encontrado no norte-americano em áreas molhadas baixo do leste do  Canadá e o nordeste dos Estados Unidos, com registros de extensão ao  longo da costa atlântica, na medida do extremo sudeste da Geórgia.

É o único membro da tribo Condylurini e Condylura  são facilmente identificados pelos pares onze de rosa apêndices  carnudos tocando seu focinho, que são utilizados como um órgão de  contato com mais de 25.000 minutos receptores sensoriais, conhecidos  como de órgãos Eimer, com que esta toupeira hamster de tamanho sente sua maneira em torno.


Proteus Anguinus

É um anfíbio cego muito comum em águas subterrâneas de cavernas no sul da Europa. Vive exclusivamente em lugares sem luz, é também conhecido pelos habitantes da região como peixe humano por causa da cor de sua pele. Apesar dos olhos atrofiados, seu olfato e audição são muito desenvolvidos.
  
Tremoctopus violaceus ou Polvo-de-Véu
Também conhecido como polvo de véu, a fêmea desta espécie é 40.000 vezes mais pesada do que o macho. Enquanto ela mede até dois metros de comprimento, ele chega aos míseros 2,4 cm. A fêmea costuma estender seu véu quando ameaçada para parecer maior e mais assustadora do que já é.

Rãs Centrolenidae

 
As rãs desta família são caracterizadas pela pele quase transparente. Vivem em florestas úmidas da América Central e do Sul. Também conhecida como rã de vidro, quase todos os seus órgãos são aparentes.

 Macaco-Narigudo
Tais animais habitam o mangue e seu nome popular deriva do fato dos machos possuírem um nariz longo e flexível que faz com que na época de acasalamento, emitem um som usando seu nariz como instrumento.
Segundo algumas crenças na Indonésia, tal macaco tem a missão de iluminar os caminhos da humanidade, dando exemplos de caráter, amor aos seus semelhantes e iluminação espiritual. Na crença do povo da Indonésia, o macaco narigudo tem papel de líder espiritual, o qual vai guiar as nações para os caminhos da luz.
  
Archaeidae
Uma família de aranhas que só come outras aranhas. 
 A forma estranha, composta por pescoço e pinças alongadas ajuda na caçada. Conhecidas como aranhas assassinas ou pelicanos, são encontradas na Austrália, Madagascar e África do Sul.
  
Anglerfish
São os peixes predadores, estranhos e assustadores. Conseguem distender a boca e o estômago para conseguirem engolir presas que têm o dobro do seu tamanho. 
 O seu método de reprodução é tão brutal que se adapta completamente à espécie. O que acontece é que o macho morde a fêmea e funde-se com ela, de seguida ele morre e deixa com ela o seu esperma o que permite que a fêmea tenha os seus filhos.
  
Aye-aye
Este pequeno primata é originário das florestas tropicais de Madagáscar, onde vive e se reproduz na segurança da copa das árvores, acima dos quinze metros. Da sua alimentação fazem parte insetos, frutos e sementes. A espécie está hoje em perigo crítico, menos de 2500 animais nos últimos levantamentos efetuados.
  
Hemeroplanes- Lagarta
Parece, mas não é cobra. Trata-se de uma lagarta pouco conhecida e dificilmente avistada que vive nas florestas úmidas do México e América Central. Normalmente ela não tem essa aparência assustadora, mas, quando é ameaçada, ganha as cores e o formato de uma cobra. 
 Além de mimetizar cores, olhos e o formato da cobra, a lagarta simula ataques – inofensivos, já que ela não é venenosa. Esta lagarta fantasiada de cobra está muito ameaçada de extinção por causa do desmatamento.


Ainda Sem Nome 
Este animal estranho surgiu em 11 de junho de 2007, quando uma agência da marinha japonesa publicou as fotos da bizarra criatura das altas profundidades. Os pesquisadores do Japão acreditam que seja algum tipo de água-viva ainda desconhecida. 
 O bicho foi visto e fotografado a 7.217 metros abaixo do nível do mar. Assustadoramente esquisito.

Água-Viva Gigante 
As águas vivas são animais comuns nas altas profundidades porque elas tem o corpo 99% feito de água. Com isso não sofrem problemas de pressão. Como são animais primitivos, as águas vivas não costumam enxergar. A maior água-viva conhecida até o momento é a Nomura Jellyfish, que passa dos 2 metros e dos 200 kg. Em algumas épocas do ano, essas águas-vivas imensas são trazidas para a costa do japão por correntes marinhas do ártico. Essas águas vivas são uma praga, pois matam os peixes, deixando os pescadores em maus lençóis. 

Ainda Sem Nome 
Existem também criaturas completamente estranhas. Os cientistas precisam estudá-las melhor para identificar que tipo de animais são. Aqui está um exemplo. 

Pepino-do-Mar 
Outras são absolutamente transparentes. Eu não sei o que é este animal. Parece um pepino-do-mar de cristal.

 Peixes com cara de cachorro ?

 Gulper
O Gulper Fish ou Eurypharynx Pelecanoides é um peixe das profundidades oceânicas e que possui uma enorme boca. Este ar estranho desta criatura dos abismos marítimos é também conhecida como  Umbrellamouth Gulper ou Pelican Eel. Sua assustadora mandíbula, que ele usa para agarrar suas presas e mantê-las numa espécie de bolsa assemelha-se a um pelicano. Estes peixes são encontrados em profundidades maiores do que 6.500 pés. Como outros animais das profundezas, este peixe também possuiuma luminosidade em sua cauda.

SPOTTED 

4 comentários:

  1. Criações imperfeitas???!!/perfeitas pela natureza e importantes elos na cadeia alimentar.

    ResponderExcluir
  2. TODAS elas com suas características próprias e necessárias... criaturas de Deus !

    ResponderExcluir
  3. nossa TEMCADA ANIMAL ESTRANHO AI EUACHO ATE QUE UNS SAO ICAPAZES DE EXISTIR

    ResponderExcluir
  4. tambem acho que muitos não existem!mais que são interessantes ele são!
    otimo documentário!
    ranna kelly (Belém Do Pará)

    ResponderExcluir