Páginas

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

BILÉO - COMO SE FAZ POLÍTICA



UM EXEMPLO PARA CONSTRUIR NOVA POLÍTICA
(Correio Popular) 
 "A política é um processo contínuo de construção da sociedade, articulando as tendências de transformação, fazendo o contrapeso das divergências e propondo o consenso construtivo da convivência harmoniosa, da defesa dos direitos e da garantia da liberdade. A política verdadeira é protagonizada pelos personagens que fazem história, que exercem suas funções com desprendimento, senso público e interesse desapegado, colocando-se como elementos interventores das comunidades.
 O meio político brasileiro foi tomado por um bando de oportunistas desonestos,
que se locupletam no exercício das funções públicas e desvirtuam a finalidade
maior da política, que é a defesa do interesse comum e a organização da estrutura nacional em favor da população.
A corrupção endêmica, os abusos e arbitrariedades têm colocado a classe política
em profundo descrédito, abalando instituições e alimentando a descrença da sociedade na possibilidade de se construir uma nação com ética e competência.
Em meio a tantos exemplos nefastos, há políticos que se destacam pela sua integridade, habilidade de negociação, coerência e espírito público. Seus atos são transparentes e sustentam a crença de que ainda pode haver esperança de transformação da sociedade, afastando um dia aqueles que se apossaram do butim, fiando-se na impunidade e no corporativismo.
 Quando uma cidade como Campinas perde um político como Biléo Soares, parte dessa esperança se desfaz, como se raros fossem aqueles que praticam a boa política.
Mais que sua imagem pública, falam os depoimentos de tantos companheiros do meio político, seus muitos amigos e pessoas que conviveram com ele, atestando
sua integridade, sua propensão para o entendimento, sua habilidade de aproximação, seu desapego às mesquinhas questões eleitoreiras. Seu caráter positivo ainda é um marco na história parlamentar de Campinas, deixando
impressões que poderão ser determinantes no futuro.
Diz-se que política, religião e futebol não se discutem.
 Não é verdade. O livre debate sobre quaisquer temas, respeitadas as diferentes opiniões, eleva o nível de cidadania, aperfeiçoa a sociedade e transforma pessoas. Poucos souberam levar o debate político a um nível elevado como o vereador. A perda de Biléo Soares foi mais um golpe para a sociedade, especialmente em tempos de corrupção evidente. Perdeu-se uma voz ativa, conciliadora, de honesta oposição. Ganhou-se a pedra angular para a construção de um padrão de comportamento a ser exigido de todos."

CARA A CARA 

2 comentários: