Páginas

terça-feira, 18 de outubro de 2011

ARTE EM MADRID

PALÁCIO DE CRISTAL
Levantado em 1887, por motivos da Exposição das Ilhas Filipinas, celebrada esse mesmo ano, o Palácio de Cristal encontra-se situado no Parque Real do Bom Retiro, em Madrid, Espanha.
Trata-se de uma estufa construída em 1887, com finalidade de cultivo ou manutenção de plantas exóticas. Inicialmente albergou uma exposição de plantas da flora argentina.

O projeto deste edifício, foi desenhado por Ricardo Velázquez Bosco e Alberto del Palacio, tendo a sua planta, a forma de uma cruz grega. Um dos braços dessa cruz, termina por um pórtico em estilo jônico. Os materiais usados na sua construção foram o ferro e cristal. Neste palácio é ainda possível observar cerâmicas da autoria de Daniel Zuloaga.

Atualmente, o Palácio de Cristal está sob a dependência do Ministério da Cultura, apresentando exposições de arte do Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia.
Situado no Parque madrileno de El Retiro, o Palácio de Cristal, também conhecido como a Bomboneira (distribuidor de bombons), foi construído em 1887 com a finalidade de servir de estufa durante uma exposição colonial. Terminada a exposição, passou a acolher o museu do Ultramar.
Rodeado por um tanque, sobressai como uma estrutura metálica revestida de cristal que serviu de modelo arquitectónico para muitas cidades de Europa, graças aos seus cristais curvados com perfis de silicone que amortecem as dilatações e garantem a estanqueidade.
Este edifício foi abandonado em várias ocasiões.
Perto do Palácio de Cristal podemos contemplar outro palácio do mesmo autor. Este palácio foi construído para uma exposição Mineira e de Belas Artes em 1883.
O Parque do Retiro de Madrid ou os Jardins do Bom Retiro é um parque da cidade de Madrid, na Espanha. Foi criado entre 1630 e 1640 e tem um área de 118 hectares.
Os jardins foram concebidos entre 1630 e 1640, quando o Conde-Duque de Olivares, vassalo atencioso do rei Filipe IV (1621 - 1665), ofereceu ao monarca alguns terrenos para o lazer da Corte em redor do Covento de San Jerônimo el Real. Quando se começou a adaptar esse complexo, conhecido Palácio do Bom Retiro, a área de 145 hectares que o encolvia foi toda ajardinada. Esses jardins foram concibidos pelo cenógrafo italiano Cosme Lotti.
Ao longo dos anos foram feitas muitas modificações, nem sempre planeadas, que alteraram os jardins, como por exemplo a Real Fábrica de Porcelana do Bom Retiro, durante o reinado de Carlos III (1759 - 1788), ou o Observatório Astronómico, durante o reinado de Carlos IV (1788 - 1808). O rei D. Carlos III foi o primeiro monarca a permitir que os cidadãos tivessem acesso ao recinto, desde que estivessem "bem vestidos e lavados".

Um comentário: