Páginas

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

MANUAL DE CONSERVAR CAMINHOS

UM MANUAL INTERESSANTE
 1) O caminho começa em uma encruzilhada. Ali  você pode parar e pensar em que direção seguir. Mas não fique muito  tempo pensando, ou jamais sairá do lugar. Faça a clássica de Castaneda:  qual destes caminhos tem um coração? 
 
                  Reflita bastante sobre as escolhas  que estão adiante, mas uma vez dado o primeiro passo, esqueça  definitivamente a encruzilhada, ou sempre ficará sendo torturado pela  inútil pergunta: “será que escolhi o caminho certo?” Se você escutou seu  coração antes de fazer o primeiro movimento, você escolheu o caminho  certo.
2) O caminho não dura para sempre. 

               É  uma benção percorrê-lo durante algum tempo, mas um dia ele irá  terminar, portanto esteja sempre pronto para despedir-se a qualquer  momento. Por mais que você fique deslumbrado por certas paisagens, ou  assustado com algumas partes onde é necessário muito esforço para seguir  adiante, não se apegue a nada. Nem às horas de euforia, nem aos  intermináveis dias onde tudo parece difícil, e o progresso é lento. Cedo  ou tarde um anjo virá, e sua jornada chega ao final, não esqueça.

3) Honre seu caminho. 
                    Foi  sua escolha, sua decisão, e na medida que você respeita o chão onde  pisa, também este chão passa a respeitar seus pés. Faça sempre o que for  melhor para conservar e manter seu caminho, e ele fará o mesmo por  você.

4) Esteja bem equipado. 
              Leve  um ancinho, uma pá, um canivete. Entenda que para as folhas secas os  canivetes são inúteis, e para as ervas muito enraizadas os ancinhos são  inúteis. Saiba sempre que ferramenta utilizar a cada momento. E cuide  delas, porque são suas maiores aliadas.


5) O caminho vai para frente e para trás. 
                 Às  vezes é preciso voltar porque foi perdido algo, ou uma mensagem que  devia ser entregue foi esquecida no seu bolso. Um caminho bem cuidado  permite que você volte atrás sem grandes problemas.


6) Cuide do caminho, antes de cuidar do que está a sua volta: atenção  e concentração são fundamentais.
                Não se deixe distrair pelas folhas  secas que estão nas margens, ou pela maneira como os outros estão  cuidando dos seus caminhos. Use sua energia para cuidar e conservar o  chão que acolhe seus passos.


7) Tenha paciência. 
                      Às  vezes é preciso repetir as mesmas tarefas, como arrancar ervas daninhas  ou fechar buracos que surgiram depois de uma chuva inesperada. Não se  aborreça com isso, faz parte da viagem. Mesmo cansado, mesmo com certas  tarefas repetitivas, tenha paciência.


8) Os caminhos se cruzam: as  pessoas podem dizer como está o tempo. 
 Escute os conselhos, tome suas  próprias decisões. Só você é responsável pelo caminho que lhe foi  confiado.
9) A natureza segue suas próprias regras: 
 desta  maneira, você tem que estar preparado para súbitas mudanças do outono, o  gelo escorregadio no inverno, as tentações das flores na primavera, a  sede e as chuvas de verão. Em cada uma destas estações, aproveite o que  há de melhor, e não reclame das suas características.


10) Faça do seu caminho um espelho de si mesmo: não  se deixe de maneira nenhuma influenciar pela maneira como os outros  cuidam de seus caminhos. 
 Você tem sua alma para escutar, e os pássaros  para contar o que sua alma está dizendo. Que suas histórias sejam belas e  agradem tudo que está a sua volta. Sobretudo, que as histórias que sua  alma conta durante a jornada sejam refletidas em cada segundo de  percurso.
11) Ame seu caminho: sem isso, nada faz sentido.

CAMINHO AZUL 
 POEMA DA VEZ:

Ah,
os caminhos ...
Infinitos ....
Desconhecidos ...
Perigosos
Ou Aflitivos?
De bênçãos ou
Castigos?
Alegria
E prestígio?
Cuide dos atalhos:
Tenha atenção.
Ao final da jornada,
Distribua o perdão.
Colha suas flores,
A melhor compensação.

Rogoldoni
11 01 2011
R L
T 2 721 719 

Um comentário:

  1. Ah,
    os caminhos ...
    Infinitos ....
    Desconhecidos ...
    Perigosos
    Ou Aflitivos?
    De bênçãos ou
    Castigos?
    Alegria
    E prestígio?
    Cuide dos atalhos:
    Tenha atenção.
    Ao final da jornada,
    Distribua o perdão.
    Colha suas flores,
    A melhor compensação.

    Rogoldoni
    11 01 2011
    R L
    T 2 721 719

    ResponderExcluir