Páginas

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

LIVROS DE VERÃO

 UMA LISTA DE LIVROS DE VERÃO
                               Na praia, no campo ou em casa, as férias são o período ideal para colocar a leitura em dia. Com o sucesso de leitores digitais como o Kindle e o iPad, que eliminam a inconveniência de carregar vários volumes na mala, não há mais desculpa: janeiro de 2011 será o mês da leitura. E de um tipo específico de leitura. Embora alguns prefiram aproveitar o tempo livre para ler os clássicos, a grande febre são os summer books, ou livros de verão, uma categoria criada pelo mercado editorial americano para definir leituras leves e divertidas, que prendam a atenção do leitor sem abusar de sua inteligência.
                    Para quem quer começar 2011 com a companhia de um exemplar e ainda não escolheu entre as opções disponíveis nas prateleiras (ou da internet), aqui estão  dez títulos que devem fazer sucesso na mochila dos leitores. Do terror à literatura infantojuvenil, passando pelo suspense e pelas histórias de amor, há opções de diversos gêneros. O importante é não cansar a cabeça.

Cheio de charme, de Marian Keyes

              Em seu novo livro, a popular autora de Melancia repete a fórmula de seus livros anteriores: adicionar drama aos questionamentos amorosos e existenciais típicos da chick-lit (literatura de mulherzinha). Cheio de charme narra a história de um irlandês misterioso cujo casamento abala a vida de quatro mulheres.

Theodore Boone: aprendiz de advogado, de John Grisham

                Um garoto de 13 anos fascinado por julgamentos é o protagonista do primeiro livro infantojuvenil de John Grisham, um dos autores mais bem-sucedidos do mundo. Na história, Theodore e seu cachorro, Judge (Juiz, na tradução do inglês), tentam impedir que um assassino seja inocentado.

Almas gêmeas, de Elizabeth Chandler

              Sucesso entre adolescentes, a trilogia Beijada por um anjo narra o amor impossível entre a jovem Ivy e seu colega Tristan, morto em um acidente. Em Almas gêmeas, último volume da série, ele tenta se aproximar mais de sua amada, agora na forma de anjo da guarda.

Paulina Bonaparte: a princesa do prazer, de Flora Fraser

               As biografias femininas costumavam dar exemplos de boa conduta. Agora a moda vai pelo avesso. Um exemplo é a irmã de Napoleão, que colecionou amantes e confusões. “Nunca mais encontraremos uma personagem tão divertida”, diz a autora.

Duas vidas por um fio, de Janet Evanovich

                          A autora americana ficou famosa pela personagem Stephanie Plum, uma caçadora de recompensas sensual e desajeitada de Nova Jersey. Na nova aventura, a deslumbrante agente suburbana persegue um jovem que se dedica a retalhar e embalsamar pedaços de corpos humanos. 
Mil dias na Toscana, de Marlena de Blasi
                     Depois de se tornar conhecida com os best-sellers Mil dias em Veneza e Um certo verão na Sicília, a autora Marlena de Blasi continua sua aventura autobiográfica por terras italianas. No cardápio, há dicas turísticas, receitas e histórias de amor.

Enquanto eles dormiam, de Donna Leon

                               A autora americana radicada na Itália apresenta um novo caso do sonolento comissário Guido Brunetti, investigador da nada trepidante vida criminal de Veneza. Desta vez, ele tem de decifrar os crimes de uma sociedade secreta patrocinada por autoridades e religiosos locais.

A queda, de Guillermo del Toro e Chuck Hogan

                             O diretor de cinema mexicano iniciou uma nova carreira como romancista. Em seu segundo livro, a humanidade inteira está sendo contaminada por vampiros. Um grupo tenta impedir a destruição do planeta, agendada para dali a dois meses.

Alguém como você, de Cathy Kelly

                   Três amigas enfrentam problemas diferentes. Emma é casada, mas não consegue ter filhos. A bela Hannah não lida bem com o fora que levou do ex. Leoni procura por um namorado por meio de um anúncio de jornal. A autora já escreveu dez romances, todos sucessos arrebatadores na Irlanda, sua terra natal.

Linhas, de Sophia Bennett

                         Esse é para as adolescentes. O primeiro volume da trilogia reúne as amigas Nonie, Jenny e Edie, que resolvem ajudar uma garota refugiada da guerra civil de Uganda e com talento nato para a moda. O romance é a estreia da escritora inglesa. 

 VAIDADE AFRICANA
 

Um comentário:

  1. Preparo-me para ler 1822, de Laurentino Gomes.
    Já li 1808, do mesmo autor, e senti-me passeando pelas ruas do Rio Antigo, ruas que ainda existem e mantêm suas características do tempo do Império.
    Acredito que será uma nova viagem.

    ResponderExcluir