Páginas

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

ARTE LIVRE

 Feira moderna

22 a 30/1

Nina Gazire

                   Há cerca de três anos, a dupla de galeristas James e Jane Cohan, de Nova York, se uniu a outra dupla de especialistas em marketing e internet business, Jonas e Alessandra Almgren, para trabalhar juntos em uma ideia inovadora no mercado de arte mundial. A VIP Art Fair é o resultado dessa parceria e é a primeira feira de arte do mundo que se dá inteiramente via internet. Sua primeira edição acontece entre os dias 22 e 30 de janeiro, a partir das 8 horas pelo horário padrão da Costa Leste dos EUA. Aqui, a sigla VIP ganha um outro significado: “Viewing in Private”, em português, “visualização privativa”, e dela podem participar não somente especialistas, colecionadores e galeristas. 
                     Os internautas poderão conhecer as novidades das mais de 139 galerias de arte contemporânea mais importantes do mundo localizadas em 30 países, bastando para isso apenas se registrar no site da feira. Já os interessados em negociar obras de arte ou ter um contato direto com os galeristas devem adquirir um tíquete pelo próprio site com preço a partir de US$ 100. “As vantagens de uma feira online se dão pelo fato de que os colecionadores e curadores não precisam viajar para ter acesso aos principais negociantes de arte do mundo. Além disso, o internauta tem acesso de um modo mais particular aos trabalhos expostos e com um tempo maior para negociação, independentemente da sua localização”, diz Jane Cohan. 
                               Entre os artistas com obras a serem expostas estão grandes nomes, como Franz Ackermann, Francis Bacon, Urs Fischer, Damien Hirst, Anselm Kiefer, Sarah Lucas, Takashi Murakami e Jackson Pollock. O Brasil participa da feira sendo representado pelas galerias Gabinete de Arte Raquel Arnaud , Galeria Fortes Vilaça, Galeria Nara Roesler, Galeria Luisa Strina e galeria A Gentil Carioca.

Entrevista com a fundadora Jane Cohan
                          Jane Cohan é parceira de James Cohan na James Cohan Gallery, em Nova York e Xangai, onde ela gerencia a área de imprensa da galeria. Ao lado de James, Jonas Almgren e Alessandra Almgren é uma das fundadoras da VIP Art Fair. Designer industrial por formação, Cohan é pesquisadora do Royal College of Art de Londres e mestrado no Pratt Institute, instituição especializada em arquitetura e design, localizada em Nova York.
                      Em uma breve entrevista ela nos fala sobre a criação da primeira feira de arte on-line do mundo e suas expectativas:
Como a ideia para a feira surgiu? Por que vocês decidiram fazê-la on-line?
Com os nossos parceiros Jonas e Alessandra Almgren, que são empresários da Internet e colecionadores de arte, começamos a trabalhar a idéia a cerca de três anos. Vimos o potencial da rede para ser uma plataforma para as galerias líderes internacionais se conectarem e trabalharem juntas no ambiente on-line
                           Com uma maior distribuição da riqueza global, o ato de colecionar obras de arte está crescendo: de Singapura até São Paulo, ambas com economias em crescimento. Acreditamos que a Internet pode ajudar as galerias a manterem suas relações com colecionadores de todo o mundo e ao mesmo tempo, fazer conexões com novos públicos. Com a proliferação das feiras de arte internacionais, há uma procura por galerias e artistas de todas as regiões do planeta. Agora com a VIP Art Fair, essas galerias podem oferecer obras dos mais importantes artistas que hoje estão trabalhando sem se deslocar. Optamos por utilizar o modelo de uma feira de arte e traduzi-lo para a Internet, porque é um fórum que é familiar aos colecionadores. Durante todo o projeto da VIP Art Fair, desenvolvemos uma topografia familiar, como por exemplo, o Mapa do Atrium e da Feira, que serão as pedras de toque para ajudar os visitantes virtuais a se sentirem confortáveis neste ambiente online.
                 Existe a possibilidade de um colecionador iniciante ou curiosos participarem da feira? O é necessário fazer para participar?
A VIP Art Fair será um evento ao vivo que acontece apenas durante uma semana e é exclusivamente on-line. O acesso aos interessados é livre, bastando que a pessoa se registre no site. O internauta pode solicitar um convite para se registar no endereço www.vipartfair.com. Se o visitante quer estar em contato direto com as galerias para fazer perguntas ou para saber sobre os preços, será necessário adquirir um ingresso VIP. Este bilhete pode ser comprado no site no momento da feira. Nos dois primeiros dias, 22 e 23 de janeiro, o bilhete custará 100 doláres e admite apenas uma pessoa. De 24 a 30 de janeiro o preço será de 20 dólares com as mesmas regras dos dois primeiros dias. A VIP Art Fair é uma ótima maneira para os novatos se envolverem com coleções de arte. A feira agrega as melhores galerias de arte contemporânea do mundo, com uma grande variedade geográfica e oferta de novas galerias mais vanguardistas. O colecionador encontrará uma enorme quantidade de informações disponíveis em cada estande virtual. As galerias enviaram informações sob a forma de descrições, em PDF, que contem informações biográficas, artigos de imprensa e vídeos sobre artistas e obras. Assim, os visitantes poderão realizar pesquisas. Acreditamos que os curiosos ao serem bem informados também estarão habilitados a tomar decisões.
Quais são as vantagens de uma feira de arte on-line?
As vantagens de uma feira desse tipo está no fato de que os colecionadores e curadores não precisam viajar para ter acesso aos principais distribuidores do mundo. Eles têm a capacidade de obter conhecimento em profundidade do trabalho do artista em seu próprio tempo e espaço e em um ambiente sem pressões. Com a VIP Art Fair, a arte vai até você em seu computador, independentemente da sua localização.
 FUTURA BAILARINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário