Páginas

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

MAESTRO JULIO MEDAGLIA E MAESTRO CARLOS GOMES

JULIO MEDAGLIA FALA DE CARLOS GOMES 
                          (...) "Meu objetivo maior na Bulgária era o de montar na Ópera Nacional, uma obra de Carlos Gomes, um dos maiores compositores de óperas do mundo, infelizmente marginalizado pela história, pelo fato de suas partituras não terem sido reimpressas pelos editores italianos.
                        Em 1992, ao reger um concerto com a orquestra da Rádio de Sófia, convidei o diretor da Ópera, Plamen Kartaloff, para assistir a essa apresentação. Nela, consegui programar trechos de "O Guarani".
                     Não só o sucesso da noite foi a obra do nosso compositor do século XIX, como o diretor da Ópera saiu convencido de que se tratava de mestre de nível internacional.
                    Confesso que "tremi na base", quando ele me confirmou que na temporada de 1996/97, época das homenagens ao compositor pelos cem anos de seu falecimento, iríamos montar "O Guarani".
                   Imediatamente comecei a imaginar o timbre daquelas vozes insuperáveis interpretando nosso gênio crioulo do século XIX, vozes de ícones históricos, como GhenaDimitrova, Boris Christoff, Eva Georgieva ou Nicolai Ghiaurov, todos nascidos naquele palco. Talvez as pessoas não saibam por aqui, mas a Bulgária produz cantores como o Brasil produz jogadores de futebol.
"O Guarani" foi um sucesso deslumbrante e eles depois montaram "Fosca" e "Maria Tudor", do mesmo autor." (...)
BELEZA RUBRA
 

Um comentário: