Páginas

domingo, 16 de janeiro de 2011

NEANDERTAL



Homem de Neandertal cozinhava e comia vegetais
Primo do homem moderno teria sido pioneiro no manejo do fogo e de alimentos
                 A exploração de vegetais variados para produzir alimentos não foi uma nova estratégia desenvolvida pelos primeiros homens modernos, precursores dos agricultores.
                O homem de Neandertal não comia apenas carne. A exemplo do homem moderno, ele também se alimentava de vegetais e cozinhava os alimentos. Para chegar a essa conclusão, cientistas analisaram partículas de alimento presentes no tártaro de dentes fossilizados de Neandertais descobertos em sítios arqueológicos no Iraque e na Bélgica. O estudo foi publicado nos Anais da Academia americana de Ciências (PNAS, na sigla em inglês).
                    Os cientistas, coordenados por Dolores Piperno, do Departamento de Antropologia do Museu de história natural americano Smithsonian, descobriram traços de amido proveniente de grãos e outros vegetais nos dentes fossilizados. Além disso, também foram encontrados traços de diferentes tipos de legumes, raízes e tubérculos.
                        O amido encontrado pelos pesquisadores mostrou indícios de que foi alterado por cozimento. Isso pode significar que os Neandertais dominavam o fogo, assim como os primeiros homens modernos. A exploração de vegetais variados para produzir alimentos, portanto, não foi uma nova estratégia desenvolvida pelos primeiros homens modernos, precursores dos agricultores, dizem os autores do estudo.

 POLÊMICA

                Os novos resultados são contrários à teoria de que os Neandertais eram principalmente caçadores carnívoros, o que teria precipitado sua extinção. O consenso científico atual é de que os Neandertais teriam aparecido na Europa e no Oriente Médio cerca de 300.000 anos atrás, coexistindo com o homem moderno — Homo sapiens —, antes de se extinguirem por motivos incertos há 30.000 anos.
               Segundo estudos anteriores, o Homo sapiens adaptou-se melhor que o Neandertal porque conseguia consumir diferentes tipos de alimentos, como vegetais, peixes e frutos do mar, adequando sua dieta de acordo com o local onde se encontrava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário