Páginas

sábado, 2 de outubro de 2010

VOTAR

 VOTAR !

Texto de Raquel de Queiroz -Revista O Cruzeiro - 11/01/1947

           "Votem irmãos, votem. Mas pensem bem antes. Votar não é assunto indiferente, é questão pessoal, e quanto! Escolham com calma, pesem e meçam os candidatos, com muito mais paciência e desconfiança do que se estivessem escolhendo uma noiva. Porque, afinal, a mulher quando é ruim, dá-se uma surra, devolve-se ao pai, pede-se desquite. E o governo, quando é ruim, ele é que nos dá a surra, ele é que nos põe na rua, tira o último pedaço de pão da boca dos nossos filhos e nos faz apodrecer na cadeia. E quando a gente não se conforma, nos intitula de revoltoso e dá cabo de nós a ferro e fogo.

E agora um conselho final, que pode parecer um mau conselho, mas no fundo é muito honesto. Meu amigo e leitor, se você estiver comprometido a votar com alguém, se sofrer pressão de algum poderoso para sufragar este ou aquele candidato, não se preocupe. Não se prenda infantilmente a uma promessa arrancada à sua pobreza, à sua dependência ou à sua timidez. Lembre-se de que o voto é secreto.

                                                              RAQUEL DE QUEIRÓS

                Se o obrigam a prometer, prometa. Se tiveres medo de dizer não, diga sim. O crime não é seu, mas de quem tenta violar a sua livre escolha. Se, do lado de fora da seção eleitoral, você depende e tem medo, não se esqueça de que DENTRO DA CABINE INDEVASSÁVEL VOCÊ É UM HOMEM LIVRE. Falte com a palavra dada à força, e escute apenas a sua consciência."
---------------
FRASE DA VEZ:

"Palavras o vento leva, mas a consciência, não muda nunca, acompanha a gente até o inferno”.------------

2 comentários:

  1. Voto é responsabilidade.
    Um instrumento democrático com o qual não se brinca.
    Rogoldoni

    ResponderExcluir
  2. Rachel,sempre atual! Esta crônica cabe como uma luva ao memento atual das próximas eleições.

    ResponderExcluir